Boa noite amigos .
Estou com esa saveiro em minha oficina ,que peguei pra trocar correia dentada, e ao conferir o ponto de igniçao estava muito adiantada.
Pergunto a voces qtos graus deve ficar o ponto no caso de estar turbinada?
Agradeço a todos
Respostas:
Tem algumas variaveis que são fundamentais para este carro andar de forma correta e sem quebras.
- Quanto anda de pressão
- Qual é a compressão e usa que tipo de combustivel ?
- Qual alteração foi feita na alimentação para receber o turbo ( troca de bicos originais por outros de maior vazão, colocação de bicos suplementares etc .
- Usa intercooler ?
- Foi instalado comando de valvulas dimensionado para motores turbo?
Estes são alguns pontos fundamentais para se definir o ponto de ignição, lembrando que o ponto inicial normalmente pode se manter o original, mas o que vc precisa ficar atento é com o ponto final ( que normalmente não deve passar de 24 graus ).
Mas volto a dizer, tudo depende da receita que tem no motor.
Ex : com interccoler de boa qualidade vc pode até aumentar o ponto final sem risco de quebra.
Entao este motor é todo original 1.6 MI.
Turbo light
Ele anda com 0,8 de pressao de turbo.
Bicos reabertos com 60 de vazao.
Nao tem bicos suplementares.
Anda com alcool.
Nao tem intercooler.
Comando original.
Escape 2,5 pol.
Agradeço as dicas BOSNICH
Abraços
rapaz, realmente nao tenho experiencia com carros mexidos mas na duvida deixa a curva de avanço original,pois esta programada para obter o melhor desempenho original,provavelmente sobre alimentada tambem... (resalto que nesses casos, a experiencia pratica fala mais alto)
Mateus, se a taxa de compressão for original a gasolina está ok e´vc pode deixar o ponto original, mas o ideal é vc trabalhar a ignição.
Existe um modulo de ignição feito pela www.cmracing.com.br que limita a ignição final e a margem que segurança aumenta muito.
Se este carro estivesse na minha oficina eu diria ao cliente para instalar este modulo de gerenciamento juntamente com a instalação de um injetor suplementar e gerenciador de bico suplementar e usaria pressão de 1,5 bar . ( diversão garantida com margem de segurança !), se não tem embreagem mais forte vai precisar .
Não esqueça de verificar o grau termico das velas que devem ser de 8 pra cima ( se for NGK ).
Devido a turbulencia e aumento de temperatura o ponto de queima deve ser um pouco abaixo do normal para evitar detonação...afinal, o ponto é justamente para prover o atraso na velocidade de chama que no caso do turbo ele ja resoveu isso com o o turbilhamento da camara.....se ficar adiantado voce vai ver grandes estouros durante as desacelerações..valeu
Certo entendi,
Agradeço a todos pelas dicas postadas
Muito obrigado
abraços
Cade os moderadores que nao estao vendo esta bagunça.
Nos posts de reparaçao vamos só falar de reparaçao.
Se querem falar outro assunto, abram outro post pra nao atrapalhar caramba.
Grato