Esse carro chegou no guinjo na oficina ele não pega naun tem centelha e nen pulso nos bicos, ou seja parou tudo...
vivo tendu dor de cabeça com esse sistema de ignição da
Volks... alguem poderia me da uma explicação melhor de como ele funciona ele tem o sensor de fase e o de rotação , como ki faço pra testar? só observei em outros veiculos ki trabalham com o sensor de fase e o de rotação ki msm desligandu Qq um dos dois o carro pega , se alguem poder me ensinar a testar eles agradescerei ...
Respostas:
dica "fervendo" sobre o sensor de rotação da "nave".
A aplicabilidade se refere a TODOS os vectras B, pois não sei se os vectras A tem esse sensor se tiver vale para eles também.
Vamos lá...
A tempos tenho experimentado uma situação chata com meu carro que as vezes apresenta dificuldades para pegar isso quente ou frio. E de forma inesperada, hora acontece hora não.
E carro meu não fica assim não "negô" gosto do "trem" fino com uma regulagem fina. Quem me conhece sabe o tanto que sou sistemático com carro isso desde meu "chevetinho" alcool com passe no cabeçote, vixi um "tirinho" no asfalto. E outra, entendo um pouco de mecânica e gosto muito do acerto fino.
Depois de muito estudo, pesquisa, e troca de idéias com que entende cheguei a conclusão de que o problema estava no sensor de rotação.
O sensor de rotação e PMS (ponto morto superior) também conhecido como sensor de posição da árvore de manivelas tem por finalidade gerar um sinal de rotação do motor e a posição da árvore de manivelas. Este sinal é interpretado pela unidade de comando para que se possa calcular ou corrigir:
- Tempo de injeção
- Freqüência de aberta das válvulas injetoras
- Avanço da ignição
- Sincronismo de injeção
- Sincronismo do sistema de ignição
Dependendo do sistema de injeção, o sensor de rotação pode ser indutivo (relutância magnética) ou por efeito hall. O do vectra é do tipo indutivo. È um cabo preto que passa em cima da tampa de vávulas perto da capa da correia dentada (isso nos 16 vávulas), nos (8 vávulas) ao lado da tampa de óleo do motor e se liga de um lado em baixo da flauta dos bicos injetores e do outro na lateral do motor abaixo do suporte do tubo de óleo da direção hidráulica. (isso nos 16v, acredito que nos 8v também deve ser no mesmo local).
O sensor de rotação
Uma forma simples de testar se o sensor está ok é a seguinte:
- Desconectar o conector elétrico do sensor de rotação;
- Conectar o polo negativo de uma pilha de 1,5 volts (com um fio condutor) ao terminal 1 do conector elétrico (lado do chicote) do sensor (figura 1);
- Ligar a ignição sem dar partida;
- Dar pequenos toques com o positivo da pilha à massa do veículo;
- A cada toque deve-se observar o acionamento (liga e desliga) das válvulas injetoras, bomba elétrica de combustível e atuador de marcha lenta.
Como tenho um multímetro para meus trabalhos em computadores testei o meu sensor com os polos do mesmo nas posições 2 e 3 do sensor (figura 1) que tem que dar 900 a 950 ohms o meu tava dando 0 ohms .
Pessoal, falhas no sensor para os vectras é imperceptível no pé, pois o carro continua andando normalmente, mas faz com que a injeção trabalhe de forma semi-sequencial e não de forma sequencial ou seja os bicos injetores mandam a gasolina de 2 a 2 pistões e não TODOS ao mesmo tempo. (Sobre o sistema de injeção do vectra o Bosch Motronic M 1.5.4 cabe outro post... aguardem).
O funcionamento do sensor:
Ref. aos preços:
Paguei R$ 151,36 pelo sensor original.
Detalhe: O sensor é importado da Alemanha. Coisa de prima.
Nem pense em usar uma peça dessas de mercado paralelo, ela é importantíssima.
A mão de obra para troca foi R$ 35,00 na AUTEC onde já temos uma parceria.
Conclusão:
Agora é bater na chave que ele pega.
E como as instruções para a injeção estavam sendo dadas erroneamente o computador de bordo agora está informando 8,5 a 9,0 km/l, parece que ficou mais economico.
E o que mais importante, a aceleração ficou mais uniforme. Claro, melhorou a alimentação de combústivel.
Detalhe:
Antes de chegar, na troca do sensor de rotação exclui outras várias possibilidades tais como:
- Testei a bomba de gasolina.
- Todo o sistema de injeção com scanner.
- Teste do encaixe da chave, pois se tiver problemas na leitura do code o carro não pega.
- Teste do motor de arranque, que se tiver chiando, não tem força para fazer o motor movimentar para o arranque.
Bom pessoal, é isso.
Espero ter ajudado com esse post.
Para dúvidas, estou sempre a disposição.
Helbert Flecha
O bom é colocar o ano pra ficar mais rapido o nosso raciocinio! mas ai vai,o carro pega e trabalha melhor com os dois,(é claro)mas só com o fase ele trab meio quadrado e demora mais a pegar,só com o rotação ele trabalha normal,se estiver os dois ligados e um tiver uma avaria, o carro vai ficar ruim tbm, porque a uc sabe que tem os dois e não estaõ trabalhando nos parametros,então sabendo disto desliga um e tenta dar a partida,não pegou? tenta o outro apenas?não pegou?......to ma por habito revisar calmamente todos os fuziveis, dai o ano é importante ,porque os G5 vem com um fuzivel fraco que vive queimando, nós tinhamos duas saveiros novas de uma semana de uso na oficina, ja apresentava este defeito,parava e não pegava mais, trocava o fuzivel funcionava mais um mes ai queimava de novo, medi a corrente de pico e sobrecarregava o fuz, coloquei um 5 amp mais forte e ficou bom, engenheiro tbm erra!olha os fuziveis! abraço e boa sorte
Opss ajudou sim dicas são sempre bem vindas...
Mas o sistema citado por min naun funciona dessa msm forma...
no caso falo do sistema do Fox do Cross fox do Gol G4 esses ki tem o sensor de fase e o de rotação...aguardo...
Ja verifikei os fusiveis estão todus normais...e quantu os sensores fiz o seguinte desliguei o de fase de partida e nada o carro naun pega desliguei o de rotação e novamente tentei e nada continuou sem pegar...aguardo
O Amigo, desliga o sensor de posição da borboleta e vê se o motor funciona. Se funcionar ele esta em curto, e é só você trocar. Abraços.
TK 68 escreveu:
Esse carro chegou no guinjo na oficina ele não pega naun tem centelha e nen pulso nos bicos, ou seja parou tudo...
vivo tendu dor de cabeça com esse sistema de ignição da
Volks... alguem poderia me da uma explicação melhor de como ele funciona ele tem o sensor de fase e o de rotação , como ki faço pra testar? só observei em outros veiculos ki trabalham com o sensor de fase e o de rotação ki msm desligandu Qq um dos dois o carro pega , se alguem poder me ensinar a testar eles agradescerei ...
este veiculo tem sensor de rotação junto ao retentor taseiro do motor ele pode estar danificado.
Então tem sim, o sensor de rotação fika localizado ali realmente, mas preciso saber como testa lo pra ki eu posso vim a acusar ... alguem pode me passar a forma correta de testar ele...
Bom Dia TK Voce Ja Desligou o Sensor da Borboleta Como o Amigo Denis Disse Pode Ir Nele Que e Certeza
Esse motor é o AP só ki com o outro tipo de ignição , ou seja sem distribuidor... o ano dele é 2008...
TK Uma Pergunta Basica Voce Ja Comferiu o Ponto Da Correia Dentada Em Relacao A Polaia Auxiliar
Esse carro foi normal até o lava rapido ai o inteligente do dono do carro mandou bater agua no motor tipo lavar msm...ai o carro ja naun pegou mas ele esperou um pouko deu na partida ai o carro pegou falhandu e voltou a morrer e ai ja naun pegou mas
Axei ki fosse agua em algum dos conectores tirei todus e fiz limpeza geral dos canectores e msm assim nada.
se alguem tem valores de teste em relação a o sensor de rotação por favor me passe pra eu verifik ele...aguardo.
vai pelo denis substitua o sensor de posicao e verifica a istalacao do mesmo
cara vc vai lavar com limpa contatos todos os conectores e apagar os erros via escanner ver se dar certo.se tiver dificuldaes com o sensor de rotação tira o motor de partida dele que da pra vc dar 1 boa analisada.Boa sorte!
cara sera que nao é o imobilizador nao?
caso seja defeito nos sensores de faze ou de rotaçao faça o seguinte,desligue um dos sensores e tente ligar,se nao pegar religue-o e desligue o outro sensor.mas nao acho que seu defeito esteja netes sensore.
antes de desligar passe o scaner p ver se ha falhas na memória :
bom dia
o gerson vc lembra de uma saveiro iaw 4avp nao funciova
depois lavou motor
vc lembra como qual foi a solucao
estou com uma do mesmo jeito
obrigado pela atencao