Bom dia...
tenho uma saveiro em minha oficina, que chegou aqui com muitos defeitos.... afogando, sem rendimento.....
detalhe, foi transformada a alcool... so gambiarra
testes feitos, e peças subtstituidas....
Bomba de combustivel sem volume... foi substituida...
Regulador de pressao "amassado", tinha 4 bar de pressao - foi substituido...
Modulo nao adiantava o ponto de igniçao do motor..... foi feito reparo no modulo....
Bicos injetores da saveiro flex, trocados pelos originais a gasolina.
Emfim.... no momento, quando funciono o veiculo, ele aquece... e quando liga o eletroventilador, começa a oscilar a marcha lenta, e logo apos o carro afoga, ja coloquei sensor posiçao borbole e motor de passo novos....
O scanner nao pega nada fora do normal....
Aceito opinioes....
Respostas:
Bom dia,verifica esse este motor esta sem válvula termostática, e se sensor de temperatura esta normal.
valvula termostatica ok, sensor de agua, ja troquei.
reforça bem o aterramento motor lata bateria + os aterramento do modulo saem da bateria revisa bem aqueles fios já peguei problema de infiltração de acido nos mesmo, reforça tb a linha 30 bateria caixa de fusível.
reforcei o aterramento...
e analizando todas as leituras do scanner....
notei q quando o carro estava ja quente, o sensor de temperatura de ar estava com 36 grau... so que a localizaçao do sensor, é num local quente... troquei o sensor, e ja começou a marcar 56 grau...
acredito q resolvi o problema....
boa tarde, estou aqui de volta com a mesma saveiro....
resolvi um defeito, mas apareceu outro....
com a saveiro em marcha lenta, começo a acelerar a mesma, e de repente o corta o giro do motor, ela fica falhando...
ja troquei modulo, sensores diversos, conferi aterramentos, coloquei uma bomba de combustivel de socorro, bicos injetores, distribuidor e linha completa de igniçao, ponto verificado...
quando da o defeito, que é intermitente, reparei q a sonda trava em 0v, com a pistola de ponto, coloquei em todos os cabos de velas, e os mesmo lampejam da mesma forma, sem falha.
C:\fakepath\20141125_161817.mp4
Pode ser sonda lambda errada (4 fios pode ser planar ou comum esse carro é comum) ou distribuidor com aplicação errada (sensor hall). Comando de valvulas correto? Colocar em 9 graus APMS o ponto (procedimento desconectar short plug apos dois acionamentos ventoinha) fica bom com pistola com avanço digital. Intermitencia de chicote como um todo ou mesmo aterramento/ conectores da central, central com problemas (remapeada). Tempo de injeção tem que ser entre 2.8 e 4.5 ms marcha lenta. Map correto?
Esse motor quando alcool basta apenas trocar o pistão (maior compressão) e tanque de partida a frio. Verifica a compressão do motor .
motor foi retificado, distribuidor, ja coloquei de outro veiculo, com o mesmo sistema de injeçao, central ja coloquei varias, e ate mesmo levei o carro para um especializado em central, o mesmo remapeou e ate trocou, e nao resolveu; o tempo de injeçao e a sonda, vou conferir amanha.... mas ja estou ficando louco com o mesmo ....
amigo boa noite, voce ja testou na bancada sensor de detonaçao? faça o teste porque ja peguei este defeito igual e era sensor de detonaçao ok. espero ajudar.
amigo desculpe, vou passar o procedimento de teste. com uso de um osciloscopio de leves batidas no sensor e verifique seu sinal. osciloscopio deve estar ajustado em 500mv e 1ms de tempo, assim ja da para fazer leitura do sensor ok.
Os bicos estão com a sequencia de correta 1,3,4,2?
A vazão da bomba se sustenta em todos os regimes?
O canister está funcionando?
Pode haver alguma entrada de ar falsa.
A altura das válvulas ou tuchos hidráulicos com problemas.
A chaveta do comando e eixo estão boas?
Carro tem GNV?
O que já me desconcertou algumas vezes: chicotes (roídos por ratos), conexões com zinabre/quebradas, reles e reles de bomba, simulador de bicos, acessórios ligados em linha erradas, alarmes, imobilizador ou mesmo o miolo de chave (contatos) que geravam falhas de 12v nas linhas de bicos, central e etc.
a vazao da bomba esta em ordem sim, as chavetas ja conferi; resolvi um problema, q caia a voltagem da flauta dos bicos injetores. com estas dicas, amanha... vou estudar mais um pouco, e volto a postar resultado
já peguei varios caro com este sistema vindo de outras of com o distribuidor na posição erada por ser sistema fasado os bicos injétão no momento erado, c1 em explozão rotor alinhado com a marca na carcassa e o parafuzo do cabeçote.
ja fiz tdos os testes eletricos possiveis, sensores todos, troquei e testei... nao aguento mais...
estou desconfiado do cabeçote, por ser um defeito intermitente...
pq acelero o veiculo, varias vezes, de 3 mil a 5 mil rpm, as primeiras aceleradas, o veiculo responde bem, depois começa a engasgar, falhar, como se estivesse desligando um cilindro, de repente, limpa e a volta a acelerar novamente; quando deu o defeito, testei o a parte eletrica de cada bico, e os mesmo pulsao normalmente e mantem 12v superior como alimentaçao; e tambem com a pistola de ponto, fiz o teste em cada cabo de vela, os mesmo nao deixarao de lampejar a pistola de ponto.
Com o auxilio de um osciloscopio, consigo fazer algum teste ?
desconfio de alguma mola no cabeçote, ou ate mesmo uma valvula q possa enroscar.. sera possivel ??
aguardo opinioes
Bobina fraca?velas com falha intermitente?bicos com falha intermitente?cabos,rotor?posiçao do distribuidor como nosso amigo Chico comentou,mau contato shorting plug,primeiramente eu descartaria o obvio,depois partiria pra cabeçote...
engasgar e limpar ainda pode ser regulador de pressão furado.
regulador de pressao novo, ja ate coloquei outra flauta completa de outro veiculo, e o defeito persistiu; bobina, cabos, tampa, rotor, tudo novo, original, distribuidor ja troquei tb, peguei de uma outra saveiro da mesma injeçao; short plug, ja examinei o mesmo, funciona perfeitamente...
bom amigo desliga a central e pega um consumidor forte tipo uma lampada de farol, teste no conector da central todos os pontos de carga, terras, linha 30, e linha 15, uma vez peguei um pepino destes e com multímetro estava tudo ok, quando fiz este teste isolou um aterramento do modulo, no nó de distribuição, reparei e zero. este modelo ainda tem dois conector na parede corta fogo q tem o péssimo habito de trincar o fio internamente, c testar com consumidor ele aquece o ponto de trinca, para este teste certifique-se de isolar desligar qualquer sensor para evitar danos.