olá amigos estou com um santana 2000 2.0 ano 2001, aqui na oficina que apresenta o seguinte problema
o conta giros/ponteiro de temperatura,combustível,hodômetro,velocímetro não funcionam.
já a lampada de bateria,pressão do óleo e iluminação funcionam. já olhei os fusíveis o painel chega um positivo da chave de ignição fio preto. mas acho que está faltando outro positivo se alguém tiver o esquema
elétrico aí seria uma ótima ajuda. desde já obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!
Respostas:
Ola bumblebee voce experimentou abrir o painel e verifica se não tem alguma trilha do circuito quebrada,ja peguei alguns com esse tipo de defeito e era no circuito,ate mesmo a solda dos pinos do conector podem isolar e fazer isso,da uma atenção especial nisso e posta se acho algo..
já foi desmontado e não achei nada de errado. por segurança refiz a solda do conector e nada.
O pino 19,fio vermelho e positivo constante,0 23 preto e pos chave.,3 e o terra.Se ta ok deve ser painel mesmo..
Pino 26 fio preto linha +15
Pino 19 fio vermelho vem do fusível F4 15A +30
olá hoje e que eu vou dar uma olhada no carro pois o cliente precisou do carro e hoje o mesmo retornou a oficina. obrigado a todos .
Alan ,
O esquema elétrico do carro você pode encontrar aqui :
w w w . vwsantana.net/vwsantana.old/mecanica/esquemas/feveiro_1998/index.htm .
Se o painel for analógico , é como o Tarcis falou , alguma trilha rompida . Aí você terá que checar todas pra localizar onde .
Se for digital , as opções são :
Solda fria no microcontrolador ( é ele quem controla estas funções de nível de comb,temp,valocímetro e hodômetro ) ;
Solda fria no cristal do microcontrolador ;
Cristal danificado .
Imagino que saiba qual é o cristal . Se não , poste uma foto frente e verso da placa que te assinalo ele .
Para ressoldar o microcontrolador , eu uso solda 63/34 , encho os terminais todos com solda , e retiro com malha dessoldadora . Depois confiro na lupa por curtos e faço limpeza com isopropanol .
Muitas vezes achamos que a solda está ok , mas ela está tricada ou fissurada por dentro . Sempre remova a solda antiga , coloque a nova , remova e coloque novamente .Isto grante uma solda limpa e sem impurezas .Ferro de solda máximo 30W para não danificar placa .
99,99% das vezes me resolve,ok ?
Abraços e boa sorte .
Recente levei um painel desses pra consertar num amigo que só faz isso !
O meu foi resolvido.