Tenho um Santana 2004, 1.8, àlcool/GNV. O mesmo vem apresentando anomalia no sentido de dificuldade de partida depois de determinado período de funcionamento, ao aquecer. Cabe salientar que notei grande aquecimento no compartimento do motor, no capô, painel frontal e até haste do capô; o que solucionei eliminando "miolo" do catalisador (Vou substituí-lo, pois entendo sua necessidade em geral). Inicialmente sob suspeita de avaria do motor de partida, o mesmo já fora substituído por duas vezes (motor de partida rápida). Já foi substituído o sensor de temperatura, por entender (talvez de forma equivocada), que o mesmo envie sinal p/ o módulo e/ou p/ o solenóide da partida a frio, que permite a injeção de gasolina através do reservatório (lembrando que o motor é alimentado a àlcool/GNV). Vale ressaltar que já foram efetuadas algumas trocas da bomba de combustível, onde pude observar a falta de corrente no fusível da mesma; E, para uma solução paliativa, providenciei positivo puxado do circuito pós-chave e ligado direto ao fusível da bomba elétrica. Assim, tenho suspeitas entre o interruptor do conversor de GNV, que pode não estar desligando a bomba, fazendo c/ que o motor trabalhe alimentado com ambos combustíveis simultaneamente, até que todo o álcool seja consumindo, vindo a queimar a bomba; o que pode acontecer de forma intermitente, ora tentando ouvir o funcionamento da bomba quando acionado o GNV nada se nota... E, ainda, como suspeita destaco a "placa de fusíveis", pois já substituí os relés da bomba elétrica e de plena potência. Substituído também foi o relé auxiliar do ar condicionado e da segunda velocidade do sistema de arrefecimento. Ultimamente tenho utilizado o veículo c/ um "jump" no sistema de arrefecimento, inutilizando o cebolão, pois suspeito que o mesmo possa estar negand ou enviando mensagem errada para o módulo. Agradeço a quem possa me auxiliar.
Respostas:
Amigo Vanilto coloque os dados da sua oficina para que possamos ajudar. Abraço
Vicente
Mecânica São Judas Tadeu
Nova Europa - SP
Amigo, verifique os aterramentos do veiculo, se estiverem OK leve no mecânico (caso vc não seja ),parece ser cabeçote, abraços e boa sorte.B)
ola amigo se o motor pesa pode acontecer que o aquecimento em excesso no cofre do motor ferveu a bateria e ela soltou as placas ai quando o carro aquece ela não da a amperagem correta e o motor não vira ou não aciona a bomba de combustível e em seguida ela morre.
Obrigado. As buchas do motor de partida já foram trocadas. O aterramento do motor já foi feito um aterramento direto da bateria p/ o bloco do motor. Nada resolvido.
De fato a narrativa do "garrafinha" condiz bem c/ os sintomas. Há, sim, fundamentos e boas possibilidades de a bateria estar c/ este problema. Recentemente ocorreu a falha, s/ partida quando quente. Então, através de um "jump", acionei a ventoinha direto na 2ª velocidade. Após diminuir a temperatura, houve a partida. Continuo os testes. Logo que resolvido, posto dizendo o real motivo. Continuo recebendo idéias. Obrigado a todos.
na , verdade acredito na teoria citado acima , mas essa linhe de motor ap quando ria pra pegar e terrivel , mas eu optaria em olhar , aterramentos, ponto de ignição , eixo de motor pesado, distribuidor , ou ate calcio hidraulico...verifique tambem a pressao de oleo do motor , porque , se estiver exessiva os tuxos cressem de tamanho e dificulta a partida...aguardo solução ...