Olá pessoal,
tenho em minha oficina um santana com motor ap 2.0.
Bom esse veiculo chegou a oficina com problemas de aquecimento.
parado na oficina em marcha lenta, o veiculo funciona normalmente, a válvula termostática abre e o eletro-ventilador acionda...
Porém quando saimos para testar o carro, a válvula simplestmente não abre, a mangueira inferior do radiador não esquenta( como se a válvula estivesse trancada )
Bom começamos substituindo a válvula termostática.
O problema persistiu....
Foram substituidos
Radiador
Bomba da água
tampa do reservatório
O problema persiste mesmo com todas peças novas....
Fomos mais a diante e e removemos o cabeçote, encontramos inumeras passagens de água entupidas no bloco e no cabeçote....
Foi feita retifica do cabeçote, limpamos o bloco do motor montamos tudo e novamente o mesmo problema, o veículo ao anda não abre a válvula termostátia....
Alguem ai tem alguma dica do que pode estar ocorrendo com esse carro?
obrigado pela atenção....
Respostas:
verifica se não tem entupimento ou problemas na mengueirinha de retorno pro vaso de expanção(reservatório).
Foi verificado....
a mangueira esta com a passagem livre....
porém uma coisa que notamos é que não circula agua nesta mangueira....
se apertar a mangueira inferior passa água para o reservatório....
Interessante este problema, o que pnesamos que era ja foi substiuido, bba agua, radiador, tampa de reservatirio, cabecote aberto limpo e retificado.Analisa as mangueiras que fazem parte do arrefecimento, como também coloca o teste de pressao para verifcação. No aguardo de um retorno.
Penteado, ao deixar parado vc diz que liga o ventilador, por quanto tempo ele fica ligado? Não tem a carcaça da bomba da agua com corrosões(muito espaço entre carcaça e rotor)? Outra coisa que me ocorreu, veículo( motor AP) apresentava aquicimento demasiado pois tinha problemas no sistema de exaustão(escape), parcialemnte obstruido.
este carro é inj eletronica caso seja coloque o scaner saia para andar e monitore a temperatura atraves do scaner para ver se realmente o carro esta aquecendo eu peguei um gol (do meu avô) que quase me deixou doido e era apenas falta de aterramento a temperatura ia do meio direto para o maximo mas o carro não fervia
QUIUQUI escreveu:
este carro é inj eletronica caso seja coloque o scaner saia para andar e monitore a temperatura atraves do scaner para ver se realmente o carro esta aquecendo eu peguei um gol (do meu avô) que quase me deixou doido e era apenas falta de aterramento a temperatura ia do meio direto para o maximo mas o carro não fervia
Quiuqui, concordo com vc qiando diz que no gol da este problema, mas no santana eu nunca peguei isso, e o Penteado diz que a válvula não abre(a mangueira debaixo fica fria), ai tem algo estranho.
Pessoal,
desculpem a demora , e obrigado a todos com suas dicas, a maioria eu já havia verificado.
Consegui resolver o problema aplicando uma válvula termostática que abre a 80° e um interruptor térmico que liga a 1ª velocidade em 86° e a 2ª velocidade a 90° ....
Bom não sei se foi o correto, mas o veículo não apresentou mais problemas de temperatura...