Olá amigos mecânicos. Sou novo no fórum e venho aqui trazer um problema que está pra me deixar doido.
Recentemente adquiri um Santana 2.0 mi 2002 a gasolina/gnv. Carro muito bem conservado, apesar do kit gnv motor aparentemente em ordem, sou o 4° dono e o carro é bem original.
Passada a garantia fiz algumas revisões e retirei o kit gás agora ele vem apresentando o seguinte defeito:
Após ligar o carro de manhã depois de uns 10 segundos ele da uma oscilada na lenta, da uma caida depois volta ao normal.
Após o motor esquentar um pouco a injeção estabilizar e a rotação cair pra 900/850 rpm o motor começa a trepidar com a marcha lenta meio quadrada e assim fica depois de aquecido, trepidando direto em marcha lenta, tanto que as vezes dá pra sentir de dentro do carro a trepidação.
Ao andar com o carro sinto falha as acelerações, ao trocar de marcha ou ao sair em um farol.
Ao colocar mais carga no motor de 2° marcha em diante entre 1500 e 3000 rpm o motor grila, se alivio o pé ele para se aperto grila de novo.
As vezes ele oscila a lenta.
Quando desliga o shorting plug ele para de trepidar o motor na lenta :
JA TESTEI TUDO PRATICAMENTE!
Ponto da ignição 9° AMPS - OK
Sincronia da correia dentada - OK
Sensor de detonação - OK
Velas, cabos, bobina, tampa, rotor - OK
Bicos, vazão e estanqueidade - OK
Olhando pelo buraco das velas motor sem carbonização, coloquei um pouco de alcool na gasolina e grila do mesmo jeito.
Com o kaptor ligado não apresenta falha ja troquei MAP, TPS, e sensor KS e nada, uma curiosidade é que ao trocar o TPS ele melhorou por um tempo depois voltou mas creio que isso tenha sido coincidencia. O Kaptor indica q o ponto atrasa normal, tanto que o carro fica muito amarrado o ponto chega a 0° e ainda detona.
Aparentemente a sonda está meio lenta, mas ela parece ser nova marca MTE.
Não sei mais pra onde correr, vi um topico de uma saveiro com o mesmo problema mas não postaram a solução, ja estou pra ficar doido e o defeito é intermitente. Quando dou uma espetada boa esguelo bem o motor parece que o defeito some e depois volta.
Respostas:
Ola,sera que o antigo dono nao chipou o modulo?O distribuidor ta correto?Vazamento em valvulas do cabeçote?
O módulo aparentemente está original, a fiação está ok, não cheguei a tirar ele. O distribuidor original também, não cheguei a ver compressão nem válvulas. O defeito está intermitente... saí com ele hj a tarde e estava um canhão, sem grilo, só oscilou um pouco a lenta mas ao ligar senti que deu excesso de combustível... Cada hora um sintoma diferente, tá dificil...
O tps esta ok, tensão vindo normal sem oscilação, o final da trilha percebi que da uma diminuída na resistencia, mas o tensão vem de 0,5v até 4,5v normal. A sonda tenho uma VDO universal em casa que queria usar só pra testar.
P.S. O TPS é magneti marelli original. Antes dele usei 2 VDO e tive problema ai coloquei esse marelli, não estou acreditando que seja defeito de TPS, ja é o 3° que uso. Testei continuidade, tensão de saída, sinal e aterramento do TPS e está ok.
Gostaria de saber se tem algum retorno de tensão no fio do sinal que vem do módulo para o TPS. Com o fio ligado no sensor e borboleta fechada vem 0,5V normal, ao desligar o fio do sensor essa tensão sobe para 1,5V, isso é normal???
TIRA O CABEÇOTE E CONFERI AS CABEÇA DO PISTÃO, SE NÃO TIVER DANIFICADO CONFERI AS VALVULA DE ESCAP E DE ADIMISSÃO, ESPERO TER AJUDADO
Ele tinha variador de avanço e simulador de sonda, retirei tudo! Fiz a medição pelo aterramento do própio sensor.
edilsonedilson queria ter certeza pra não comprar uma sonda a toa, tenho uma VDO aqui em casa novinha, será que não serve nem pra efeito de teste?
missolamap, não creio que o defeito seja mecânico pois é intermitente, hora vai, hora volta. Hoje mesmo não grilou de novo, só oscilou lenta usando o mesmo combustível.
já olhou regulador de pressão c não esta vazando é mi ? o rotor tem q esta alinhando com a marca no distribuidor ou vc terá problemas.
chicoobice, é MI, o regulador foi trocado a pouco tempo e o rotor ta montado certinho.
qual o código do tps usado pf5c. coloca seu escaner em modo grafico e analisa o sinal dos sensores de uma conferida nos conectores d 5 pino de ligação do chicote dos bicos e sensor q fica atras do motor da muito problema de mal contato ali tb.
Isso mesmo, é o PF5C marelli, quando usei o VDO procurei o catalogo online e conferi e batia a aplicação e o marelli tbm está certinho. Você diz o chicote que vai pro MAP/Sensor de temperatura do ar e dos bicos?
estes mesmo eles tem emenda.
mas no seu caso o ideal é fazer um pente fino.
normalmente desconecto a central e faço os testes de resistência de sensores por ali pois vc já testa os sensor e possíveis problema de contato e chicote. ma utilize agulhas pois a ponta do multímetro pode abrir os contato; ai ferro!!!
Descobri um alarme, um botão que aterrava o negativo da bobina cortando o pulso... testei o botão e aparentemente esta ok... mas mesmo assim desliguei ele, vamos ver oq vai dar.
Pessoal após tanto tempo quebrando a cabeça finalmente descobri o defeito do Santana. Distribuidor! Duas pernas da aranha estavam amassadas pegando no sensor hall deixando o ponto doido. Desamassei e melhorou bem, mas ainda não esta 100% Percebi também que ao ligar ele os 4 bicos pulsam ao mesmo tempo por alguns segundos como se a injeção estivesse em modo de emergência e a lenta fica quadrada, depois sequencia novamente e volta ao normal. Gostaria de saber se e possível trocar o sensor hall e a aranha desse distribuidor pois percebi que ele e diferente, não vai trava na aranha pra poder desmontar o eixo, vai somente um pino na engrenagem q pega no eixo louco e tentei tira-lo mas não consegui. Lembrando que o distribuidor e do AP 2.0 MI sem avanço! E ai como desmonto ele pra trocar o sensor hall e a aranha?: