Caros colegas do forum.
Estamos com um Sandero 1.6 16v, motor k4m, com a pressão de óleo abaixo de 1bar (+/- 0,75bar), em marcha lenta e com o motor quente. Já retificamos o cabeçote, com comandos novos, (colocamos mais dois cabeçotes), retificamos o virabrequim, medidas 0,25mm, mancal e biela, trocamos bomba de óleo marca schadek, jet cooler original e testamos três marcas de filtros (mann, fram, tecfil). Precisamos muito da ajuda dos colegas pois já estamos quase esgotados.
Respostas:
"OLA MEU NOBRE AMIGO O CARRO ESTA APRESENTANDO ALGUM TIPO DE DEFEITO???ESTES NOVOS MOTORES PRESSÃO BAIXA DE OLEO ESTA RELACIONADO COM FOLGAS INTERNAS NO MOTOR,BOMBA DE OLEO,EO OLEO E FILTRO DE OLEO CORRETO PARA ESTES TIPOS DE MOTORES!!ABRAÇOS BOA SORTE E FIQUE COM DEUS!!!!
Olá,
Esses cabeçotes, não aceitam usinagem. A solução é substituir.
Com uso de um manômetro especial, você consegue verificar a pressão de óleo no bloco motor e cabeçote praticamente ao mesmo tempo. Assim, você consegue determinar onde se encontra a deficiência de lubrificação.
E outra,
Para esses modelos K4M, existe aplicação de dois modelos de bomba de óleo com diferenciação no número de dentes da polia. O que gera mais ou menos vazão de óleo...
Verifique.
Boa sorte.
Bom dia amigo, bem estes cabeçotes que instalaram eles viram com as tampas ou usaram a mesma tampa do cabeçote inicial? Ja peguei estes motores com problema parecido e apos a troca da tampa do cabeçote tive a solução, boa sorte.
verifique os oring de óleo onde se não apresentarem uma vedação correta ira dar queda de pressão de óleo
Problema de pressão baixa resolvido. Agradeços a todos os colegas do forum pelas dicas apresentadas. o
O defeito estava mesmo é no cabeçote, que levei de volta para a retifica e juntamente com o proprietário da retífica, fizemos juntos, todas medições e chegamos a conclusão que os comandos tinham variações em seus diâmetros, e que portanto causava fuga de óleo. Substituimos por comandos de outra marca e a pressão ficou a 1,3bar em marcha lenta e a 2.000rpm, em 3,0bar.
Abraço a todos.
João
Que bom que foi resolvido.
Agradecemos pelo retorno.
Abraço.
Boa tarde a todos, Estou impressionando o grau de conhecimento dos colegas que ajudaram o João, muito me ajudou para eventuais problemas futuros na nossa oficina.
Tem umas retificas que e de matar.
Certeza que fizeram arte.No minimo fizeram polimento dos comandos de valvulas e falaram que eram comandos novos.
"QUE BOM QUE VC SOLUCIONOU SEU B.O,MUITO OBRIGADO PRO COMPARTILHAR A SOLUÇÃO COM A GENTE,ABRAÇOS E FIQUE COM DEUS!!!!
No canal principal da bomba de óleo, injeta pressão de ar , ideal e a pistola com manômetro usado em câmbio automático, já dá pra ter ideia onde está perdendo pressão, injeta óleo antes do ar comprimido.
Outra coisa precisamos mudar o conceito de confiar em peça nova, tem comando, bronzinas quem já vem com folga, e somando a folga do alojamento sai fora do máximo de folga Axial perdendo a cunha hidráulica e a fuga acontece, antes de montar conferir as medidas,