Pessoal estou pedindo socorro por favor quem pode me ajudar agradeco muito. Estou com uma s10 2011 2.8 diesel eletronica em minha oficina com a luz da injecao acesa como o meu scaner nao pega esse modelo mandei em um amigo pra ele passar o aparelho para mim e ele me informou que estava acusando defeito na velocidade que ela nao estava informando o modulo a velocidade. So que no painel a velocidade marca normalmente, entao puxei o esquema eletrico dela e fui testando sensor de velocidade sai 2 fios e vai para o painel esta normal,alimentacao do painel esta normal e o fio que sai do painel e vai para o modulo tambem esta normal. Achei que poderia ser o painel segundo eu sei essa caminhonete nao tem modulo drac ele e incorporado junto ao painel de instrumentos enta troquei o painel e nao resolvel estou desesperado por favor me ajudem....
Respostas:
k75 do modulo ao 5 do painel,testa com caneta de polaridade na entrada do modulo,ai tu mata a cobra....
>k75 do modulo ao 5 do painel,testa com caneta de polaridade na entrada do modulo,ai tu mata a cobra....
Concordo com o teste do Miros, assim define o defeito.
att, Diaz
Ola amigos boa noite ja fiz esse teste com a caneta de polaridade e nao pulsa ja nao sei mais o que fazer por favor se tiver alguma outra dica agradeco...
outra dica o fio da ecu e do painel,o fio deve ficar neutro(sem negativo ou positivo),outro detalhe mais novos ate o radio pega sinal de velocidade,uns atraves da rede,outros fisicamente,ou pega um fio externo e passe por fora do chicote pra testar,mas nao esqueça de desligar o fio original...
vou fazer e volto a informar voces. No dia que fiz os testes eu testei o fio que vai para o modulo la no painel com a caneta de polaridade e nao pulsou dai achei que fosse o painel comprei um original coloquei e mesmo assim nao achei pulso sera que esse pulso nao da para ver na caneta de polaridade. No dia em que coloquei o painel so testei com a caneta nao achei pulso dai dei uma volta com ela e aluz da injecao tambem continuou acesa,nao mandei passa o scaner para ver se informou o modulo a velocidade como nao tinha pulso achei que nao ia adiantar. Segundo um amigo ele disse que depois de colocar o painel tem que apresentar ele com o scaner sera que precisa.Estou muito necessitado de resolver esse problema desde ja agradeço a colaboraçao de voces.
modulovsss102.8diesel.png
espero que isso lhe ajude
Amigo boa noite segundo eu fiquei sabendo essa caminhonete s10 2011 executive eletronica diesel nao tem conversor atraz do porta luvas esse conversor e incorporado ao painel de instrumentos...
Foto-0020.jpg
Foto-0019.jpg
As imagem não são muito boas mas espero que ajude.
Quero agradecer a todos que se dispos a me ajudar muito obrigado vou refazer alguns testes e repasso a todos voces,So que segundo me falaram essa caminhonete tem o conversor incorporado no painel e ja testei os fios seguindo o esquema da ciclo e nada ta dificil.
>Quero agradecer a todos que se dispos a me ajudar muito obrigado vou refazer alguns testes e repasso a todos voces,So que segundo me falaram essa caminhonete tem o conversor incorporado no painel e ja testei os fios seguindo o esquema da ciclo e nada ta dificil.
Beléti esquemas podem conter eros não ser o especifico para o sistema, e nos coloca em rodopios, esta camioneta é 8 ou 16v,
a partir de 2009 realmente é no painel pelo que vi neste outro esquema, e usa dois fios de rpm. como c os fios de sensor de velocidade só passasse pelo painel e ao que tudo indica é um sensor indutivo, c for isso mesmo não vai pulsar com a caneta de polaridade, já que vc vai testar messa continuidade,verificando c os pinos 10 e 12 da entrada dão continuidade com os pinos 27 e 08 saída do painel parra o modulo c sim o sinal da saída vai ser senoidal e apenas passa pelo painel.
Amigo segundo o meus esquema nao sei se bate o sensor de velocidade sai 2 fios que vao para o painel no pino 10 e 12 testei continuidade nos 2 fios e esta OK e testando com a caneta nos 2 fio pulsa. E o fio que informa o modulo ele sai do painel pino 7 e segue para ecu no pino75 e o mesmo fio vai para o modulo 4x4, Nesse fio testei continuidade do painel a ecu e esta OK so que nao pulsa. Segundo meu esquema da ciclo, lembrando que ela e uma S10 2.8 executive eletronica diesel common rail ano 2011. obrigado amigo pela atencao
>Amigo segundo o meus esquema nao sei se bate o sensor de velocidade sai 2 fios que vao para o painel no pino 10 e 12 testei continuidade nos 2 fios e esta OK e testando com a caneta nos 2 fio pulsa. E o fio que informa o modulo ele sai do painel pino 7 e segue para ecu no pino75 e o mesmo fio vai para o modulo 4x4, Nesse fio testei continuidade do painel a ecu e esta OK so que nao pulsa. Segundo meu esquema da ciclo, lembrando que ela e uma S10 2.8 executive eletronica diesel common rail ano 2011. obrigado amigo pela atencao
pois é não bate no meu seria pino 8 do painel ao k48 do modulo, cor do fio branco, parra este modelo.
Prezado Amigo,
Acompanho seu post à vários dias, porém não tive tempo de dispensar-lhe a devida atenção. Pois bem, encontrei um tempo livre e vou tentar ajuda-lo.
Vamos por partes:
No caso da S10, o Sensor de Rodas traseiras envia um sinal proveniente de um sensor indutivo ao Painel de Instrumentos, e este por sua vez, informa a ECU através de um sinal de dados, e referente aos parâmetros de velocidade.
O sinal recebido pelo Painel é analógico, em resumo, qualquer variação de sinal variável que chegue ao Painel de Instrumentos é aceito como sinal de velocidade, uma vez que o que ele realmente considera é a frequência. Não importa se o sinal é deformado, ruidoso, com baixa amplitude, alta amplitude, enfim, se o sinal variar continuamente já possui frequência e é o que o Painel precisa para calcular a velocidade. Ficou claro?
Entretanto o sinal enviado à ECU, trata-se de um sinal convertido de analógico para digital, através de um conversor. Os conversores A/D são extremamente exigentes quanto aos sinais recebidos. Se ele espera um sinal com características senoidais puras (sensor indutivo), com amplitude específica, ele somente trabalha e passa as informações à seguir se o sinal recebido estiver OK.
Agora pense comigo, o sensor de rodas enviando um sinal ao Painel de Instrumentos com amplitude abaixo do limite, com ruídos ou deformações além do tolerável, o conversor não consegue realizar a conversão do sinal analógico em digital, ele fica extremante confuso, e não consegue enviar sinal algum à ECU.
Portanto seguem algumas dicas:
1) Caneta de polaridade não prova nada, apenas que existem pulsos, e nada mais. se houver um ruído ela piscará, se houver uma senóide ela piscará, com uma onda quadrada, triangular, trapezoidal, sinal cardíaco....ela piscará;
2) Verifique o sinal que chega aos fios provenientes dos sensores de rodas traseiras ao Painel. Busque ruídos, níveis e larguras de pulso diferentes;
3) Através de uma literatura de confiança, verifique os valores máximos e mínimos que devem ser gerados pelo sensor das rodas traseiras, e verifique se o que chega ao Painel está dentro dos limites aceitáveis.
Diferenças entre espaçamentos dos dentes em relação ao sensor geram atenuação do sinal.
Cabos com mau contato geram atenuações do sinal que chegam ao Painel.
Sensor em curto-circuito no decorrer do enrolamento funciona? Sim! Mas atenua o sinal.
Em resumo, verifique o sinal que chega ao Painel. E se está em conformidade, utilizando um Osciloscópio.
Daí você posta o resultado para nós.
Abraço.
Bem colocado Leandro,tempos atraz passou uma s10 por aqui pelo motivo de falha no velocimetro,ao atingir 60km por hora o ponteiro caia pra 0,pus um modulo conversor usado e a mesma coisa aconteceu,verifiquei o sinal com osciloscopio,pra mim tava legal em qualquer rotaçao,a resistencia do sensor era + - 450ohms,nao encontrei literatura pra tirar a duvida,depois de 3 dias chegou um novo original,e a resistencia medida foi de 1,4kohms,colocado no lugar e funcionou 100%.