S10, ano 2003, 4x4, motor MWM, ABS nas 4 rodas (uma delas está com o cabo do sensor avariado):
já foi trocado cilindro mestre e hidrovácuo. Discos, lonas e pastilhas estão OK, bem como pinças etc.
O pedal do freio afunda lentamente quando pressionado. O carro freia e se pisar firme aciona o ABS.
Não acende luz no painel.
Alguém pode ajudar a dar uma dica ou indicar uma oficina no Rio de Janeiro.
Grato
Respostas:
>caro colega no hidro vaco de freio tem uma válvula de retenção de ar se esta válvula estiver com defeito ocorre esta pane no pedal de freio outra dica e o hidro vaco de freio que e mas conhecido com serve freio dentro dela tem um diafragma que quando ele rasga da este defeito, não deixe de examinar todas as mangueiras e todos os canos de freio. examina também se o cilindro mestre que foi trocado e mesmo o original.
um abraço espero ter ajudado.
LIMA
Lima, boa tarde e Feliz Páscoa.
Primeiramente, obrigado por responder e oferecer ajuda.
Bem, quanto ao hidrovácuo, conforme informei em minha mensagem, ele foi trocado - e o anterior estava velho mas ainda operante, contudo já que estava á mãos o novo fiz a troca. Também foi trocado o cilindro mestre.
Quanto às mangueiras, também como expliquei em minha mensagem, a da direita apresentava vazamento antes de um Y de nylon. Esse vazamento foi reparado.
O interessante é que não acende luz de advertência do ABS e ele aciona em freada brusca, mas o pedal está lá embaixo.
Cilindro mestre foi testado e a S10 diesel com ABS não possui essa válvula.
Ainda é possível crer em três problemas:
1) Ainda pode existir ar no sistema, mesmo após as exaustivas sangrias - inclusive com bomba de vácuo.
2) É possível ar na bomba do ABS ou óleo contaminado. Nesse caso a abertura do módulo com limpeza e abertura controlada dos condutores de óleo/pressão da bomba com bastante óleo para "sangrar".
3) Algum vazamento de ar na mangueira à direita do hidrovácuo.
Lembrando que em pisadas firmes o freio atua, inclusive o ABS e não há luz de advertência desse sistema acendendo.
Não sei mas o que imaginar...:(
caro colega no lado esquerdo do par lamas existe uma capsula de vacuo ela e liga da ao servo freio por uma mangueira fina verifica se ela esta conectada, nas s10 antigas esta capsula fica afixada no capu do lado esquerdo. asangria deste veiculo devera sert feita com equipamento eletronico quando ha ar no sistema . verifica tambem a pinça de freio os parafusos deslizantes da pinça normalmente se emperra e faz opedal de freio ficar emborrachado se estiver trvado verifica tambem as pastilhas pois elas desgastao em cunha quando o parafuso esta grimpado, outra dica s10 adiesel se vc ficar segurando o pedal de freio ele abaixa mesmo,
Almir,boa noite e obrigado pelas informações.
Vou checar a cápsula e a mangueira.
A S10 é 2003 a diesel, mas o pedal está diferente do que era antes.
Quanto às piças, discos e pastilhas estão em meia vida e normais.
Tive um problema parecido e posto aqui a solução (S10 CD executive 2006/07 - diesel 4x4 -ABS nas 4)
Procura do problema;
1º - Travamento dos flexiveis dos freios com 3 alicates de pressão - um em cada roda dianteira e um no flexivel em cima do diferencial traseiro - resultado: pedal do freio continua perdendo pressão ( descartado problema das rodas).
2º - Bloqueio dos canos que saem do cilindro mestre - resultado: endurecimento do pedal ( descartado problema no cilindro mestre).
3º - só restou a parte mecânica do ABS - aquela que entra os canos que vem do cilindro mestre e sai para as rodas, comprei essa parte usada R$600,00 e funcionou perfeitamente como antes. tudo OK.
Detalhe; todas as carcterísticas do seu defeito e também tinha trocado o cilindro mestre antes mas não era, defeito apresenta as mesmas caracteristicas de cilindro mestre, difícil diagnóstico.
segue link para retirar a parte eletrônica do abs;
http://www.youtube.com/watch?v=eFcPxK-jHao