alguem tem o esquema eletrico da s10 eletronic,estou com problema com a valvula de pressão do turbo. Se alguem tiver mandar no email [email protected] OBRIGADO DESDE JÁ!!!
Respostas:
Boa noite,
Estou com um problema de injeção eletrônica em um 2.8 mwm, de uma nissan frontier 2006/2007.
Apresenta problemas, apenas, pela manhã ao dar a partida. Há necessidade de dar 4 ou 5 partidas. Parece que está sem óleo.
Depois que funciona, fica redonda, sem perda de força, sem fumacear, etc.
A suspeita maior é de que seja a bomba elétrica que manda o combustível do tanque para a injeção.
Para testar, precisamos saber com qual pressão de trabalho a bomba funciona, mas tá difícil encontrar a resposta.
Feita medição no sistema, verificou-se que está com 3,5 BAR, mas um cara da concessionária Nissam me falo que a pressão de trabalho seria de 8 BAR, mas se fosse assim as mangueiras e braçadeiras,aparentemente, não iriam aguentar.
Espero que alguém consiga me fornecer esta informação.
Cleber61
Bom Dia,
Sou cliente, no entanto estou tentando ajudar "os mecânicos" a descobrirem dados técnicos sobre o sistema de injeção eletrônica do motor MWM aplicado na Nissan Frontier CD, 2006/2007, como por exemplo: qual a pressão de trabalho da bomba elétrica (também chamada de bomba pequena por alguns) que puxa o diesel do tanque e o envia para o sistema de injeção?
O que está acontecendo na minha frontier é um problema (até o momento não identificado por três (03) oficinas)que é o seguinte:
-quando o motor fica parado por várias horas, Ex. à noite, a partida fica "longa". Ou seja, tenho que dar 4 ou 5 partidas para o motor "pegar".
A impressão é de que estaria sem diesel. Por isso o último mecânico com o qual o veículo está tem a hipótese de que após o motor parar o diesel do sistema estaria retornando. Sendo assim, quando você dá a partida não pega de imediato.
Pois bem, procurei a concessionária da Nissan aqui em Campo Grande/MS e os caras não informam p... nenhuma, querem que você leve o veículo para lá e, sabe como é que é: começam a trocar peças (logo de cara os bicos R$800,00 cada um) até achar o defeito. Mas quem é que paga ?! Você é claro !!!!
A impressão é que nem os mecânicos da Nissam sabem qual é o defeito. Aí um fala: "acho que é os "bico", "vamo troca", se não for os bicos, vamos trocando o resto, e assim por diante vão trocando o que não precisa, claro, por conta de seu bolso!
Pois bem, daí meu pedido de "socorro" neste forum.
Necessito saber dados técnicos sobre o sistema de injeção eletronic do motor MWM aplicado na Nissan Frontier, de preferência, que conseguisse o manual do sistema para saber, entre outras coisas, a pressão de trabalho dessa bomba elétrica para fins de teste na linha.
Atenciosamente,
Cleber.
PS: espero que desta vez seja compreendido :)
Olá Cleber,
Eu fiz uma medição no circuito de combustível desse veículo um pouco antes de entrar em serie para poder validar o circuito, más pelo que me lembro a bomba elétrica gerava algo em torno de 5 a 5,5 bar.
Uma sugestão, se o retorno de combustível da bomba de alta pressão não estiver emergido no diesel, pode acontecer um esvaziamento da linha de combustível e demora um pouco para pegar, e esse fenomeno acontece demoradamente, talvez por isso pela manhã ela demore mais para pegar. No tanque deste carro existe um tanquinho, onde estão localizados os tubos de alimentação e retorno, verifique se não existe um vazamento nesta linha de retorno, ou em alguma linha de retorno do sistema completo por onde esse combustível que precisa estar na entrada da bomba esteja retornando para o tanque ou vazando.
Abraço.
Adriano
Bom dia Adriano,
Olha só. Um conhecido que trabalha da Nissam aqui em Campo Grande/MS, falou com o mecânico dele que informou que a pressão de saída da bomba elétrica seria de 8 BAR.
Pesquisando o site da BOSCH verifiquei a existência de uma "valvula de pressão" que teria como funcão, exatamente, impedir que o sistema se esvaziasse propiciando uma partida rápida.
Diante disso estamos tentanto fazer essa verificação, no entanto, para nossa "péssima surpresa" fomos informados que a tal válvula não é vendida separadamente, que ela vem junto com a "bomba", pode?! :
Pois é, agora estamos nesse dilema. Temos que conseguir uma peça dessa para fazer o teste. O mecânico até conseguiu uma, mas a bomba é de um motor MWM instalado em uma S-10. Daí descubrimos, também, que o equipamento instalado na S-10, em que pese ser do mesmo fabricante, é diferente.
Hoje tentaremos obter uma peça emprestada na concessíonária para fazermos os testes.
O pior é que no tal do "raster" não acusa nada.
Ainda bem que encontramos um profissional, paciente e sério, que não quer apenas "sair trocando peças" até acertar, mas, sim, encontrar o que de fato está provocando esse defeito.
Continuo ansioso para qualquer opinião, pois como o próprio mecânico falou, essa tecnologia é recente e ainda não tem ninguém, pelo menos por aqui, que conheça, de fato, esse sistema.
"Que saudades das bombas injetoras cheias de engrenagens, rebolos, o´rings, parafusinhos, rssssssss"
Cleber61
Vou consultar meus papiros, se não me engano tenho as especificações desta bomba elétrica, daí te passo. Devo ter também as medições, quando medimos esse sistema instalamos sensores de pressão antes e depois do filtro, vou checar que pressão tinhamos.
Vou consultar também o esquema hidráulico, más não lembro de nenhuma válvula de retorno nesta bomba, sei que na S10 tem uma válvula de esfera para evitar esse fenômeno, porém fica no retorno dentro do tanque, más na Nissan sinceramente não lembro.
Sei que no retorno dos injetores tem uma válvula, más porque o retorno dos injetores tem que trabalhar em uma pressão determinada.
Você está certo, apesar de ser o mesmo motor a GM optou por usar uma bomba mais robusta, inclusive com bomba de engrenagem e bomba elétrica.
Uma sugestão professor pardal, seria você estrangular as mangueiras de retorno assim que você desligar o carro, no motor mesmo, se o problema for esse vazamento, com as mangueiras estranguladas, ele deve pegar mais rápido no outro dia. Más por favor, se pegar rápido desligue e tire os estranguladores dos retornos, por que essa bomba elétrica é forte, ou colocar a mangueira de retorno do sistema (bomba + injetores, essas mangueiras se unem logo depois do retorno da bomba)em um tanque separado, deixe o combustível retornar até essa mangueira ficar completamente afogada, desta forma você pode isolar a falha entre o retorno da bomba e o tanque, essas mangueiras de retorno tem uma mistura entre mangueiras e tubos de metal. O que eu já vi também, alguns filtros tem um parafuso para sangria, as vezes este parafuso está frouxo e permite entrada de ar.
Assim que tiver as infos te envio, espero que você consiga resolver antes disso.
Abraço.
Adriano
amigo eu verificava o circuito de velas de aquecimento e antes de ligar o carro eu jampearia a bomba de baixa (eletrica) por 2 minutos... então dava a partida.
mesmo que seja 3bar de pressão dois minutos é suficiente para suprir os embulos da de alta.. lembrando que 0,2mm de sujeira em qualquer parte do cirtuito alimentador de combustivel commum rail já pode causar problemas como esse.. abraço..
ah.. a pressão na bomba de baixa da xterra é de no minimo 2.5 bar.. ela apenas alimenta a bomba de alta.. não só pressão é tambem vazão.. teste a vazao.. no minimo meio litro em 15 segundos .. abraço boa sorte..
Caros amigos de forum, Adriano e Fabio,
Estou repassando as dicas ao mecânico, com o qual me comunico, pelo menos, 3 ou 4 vezes por dia (logo, logo vamos nos apaixonar rssssssssssssss.
Ontem ele conseguiu uma bomba emprestada e hoje fará a substituição e o teste (visa testar aquela bendita valvula que não é vendida separadamente.
Assim que tiver os resultados postarei novamente.
Já estou pensando até em chamar um "pai-de-santo" (rsssssss) pois esse problema tá dando "calafrios".
Obrigado por enquanto.
Forte abraço.
Cleber.
BOA TARDE, mande chekar a válvula limitadora de pressão que fica na ponta do rail,há pressão da bomba elétrica é de: 4.0 bar a 5.0 em marcha lenta.
Olá Cleber,
Fui consultar meus papiros e tenho boas notícias, achei o esquema hidráulico. Consultando o mesmo entendi de que válvula você estava falando, esta válvula chama-se ÜV(Überstromventil) ou válvula de sobre fluxo e realmente só é vendida com a bomba, eu estava entendendo que você estava se referindo a alguma válvula externa para segurar o retorno. Más a função desta válvula não é segurar esse fluxo de retorno quando o veículo está desligado,o trabalho dela é em primeiro lugar, permitir a lubrificação da bomba e depois liberar o excesso de diesel na entrada da válvula magnética (ZME), o que pode acontecer é ela travar ou por corrosão(muita água no diesel) ou por particulas, sujeira que passou pelo filtro. Ela pode ser retirada e verificada se está travada aberta, se isso acontecer ela pode realmente permitir que o diesel retorne para o tanque esvaziando a linha de diesel.
Encontrei também as pressões que deve gerar essa bomba elétrica, entre 4,5 e 5bar.
Note que no tubo de retorno dentro do tanque existem dois "tubos", um era sistema antigo e outro é o sistema com o tanquinho de retorno.
Abraço
Adriano
Boa Tarde amigos,
Agradeço pelas prontas intervenções em resposta ao meu pedido.
Como disse ontem, foi trocada a bomba de alta pressão e, hoje pela manhã, o motor funcionou, apenas, com uma partida.
Enfim, de fato o problema era com a tal válvula de pressão.
A "bichinha" está funcionando como deve.
Foi um ótimo aprendizado.
Estou a disposição, também, pelo email: [email protected]
Estaremos sempre atentos aos assuntos do forum, pois são muito elucidativos.
Mais uma vez, muito obrigado.
Cleber
estava faltando a valvula coloquei uma nova e voltou ao normal apagando a luz da injeção obrigado!!
olha amigo nâo sei se meu palpite ajuda, mas ja vi bombistas resolverem este problema nos caminhoes vw e era uma esfera no tubo do comolrey onde esta esfera nao estava vedando deijando odiesel vetornar.
Amigo Recofiat,
Realmente a pressão foi medida e acusou, exatmente, 3,5 BAR.
Foi trocada a bomba de alta pressão e agora está funcionando direitinho !!!
Abraço,
Cleber B)