Estou com uma s10 que esta com o seguinte defeito
quando vc acelera ela nao esta respondendo, no NAPRO
ela da code 022 SENSOR DE POSIÇAO DE BORBOLETA TENSÃO BAIXA
mas ja troquei o sensor e nada a BOMBA esta com 4 bar mas mesmo assim
não muda nada . se vc acelera de vagar dai ela dai ela vai respondendomas se acelera um
pouco mas rapido falha.
Respostas:
22- Sensor de Posição da Borboleta - Tensão Baixa
Verificações:
- desligar a ignição
- desconectar os sensores MAP, TPS, ACT
- no modo contínuo, visualizar o parâmetro "posição de borboleta"
Valor = inferior a 0,1 volts
Se não for:
. possível curto circuito à tensão de referência (5 volts)
- desligar a ignição
- fazer uma ponte entre a tensão de referência e terminal do sinal TPS, no
conector do sensor, lado do chicote.
- visualizar o parâmetro "posição da borboleta"
- a leitura deve ser de 5 volts aproximadamente
Se não for:
. verificar chicote do sensor quanto a curto-circuito ou circuito aberto
. verificar tensão de alimentação no conector (5 volts)
. possível defeito na UC
- desligar a ignição
- manter a ponte entre a tensão de referência e o terminal de sinal do TPS
- reconectar o sensor MAP
- visualizar o parâmetro "Posição de borboleta"
- a leitura deve ser de 5 volts aproximadamente
Se não for:
. sensor MAP defeituoso
- desligar a ignição
- manter a ponte entre a tensão de referência e o terminal de sinal do TPS
- reconectar o sensor ACT
- visualizar o parâmetro "Posição da borboleta"
- a leitura deve ser de 5 volts aproximadamente
Se não for:
. sensor ACT defeituoso
- desligar a ignição
- verificar se há corrosão nos conectores
- verificar o sensor TPS:
. medir a resistência entre o sensor e o extremo massa do sensor
borboleta fechada: 1 a 3 Kohms
borboleta aberta: 5 a 10 Kohms
Abrir a borboleta lentamente para verificar a possibilidade de pista aberta
no sensor.
. medir a resistência entre os extremos do potenciômetro borboleta aberta ou fechada: 4 a 5 Kohms estável.
Se as verificações acima estão em ordem: possível defeito na UC ou falha
intermitente.
Vlw MECANICO BOM Fiz os testes e era o TPS mesmo
me mandaram o do MPFI ela trabalhava envertido
por iso nao deu serto coloquei do da CFI e resolveu.