Olá pessoal, o cliente reclamou que do nada sua s-10 cortou o funcionamento do motor subitamente, sem ruído, sem fumaça. Ele disse que estava trafegando normalmente sem sintoma aparente. Fui socorrer no local e fiz um teste rapido aplicando spray na admissão ao inves de ameaçar a pegar ela jogava compressão pra fora e nem sinal de nada. Rebocamos o carro pra oficina e constatamos o defeito, soltura do parafuso da engrenagem do comando. Como não tem chaveta o comando ficava parado e os pistoes jogando ar admitido pra fora e os balancins tb quebraram. Não é nem uma dica é um lembrete para sempre torquearem corretamente esse parafuso da engrenagem assim como as demais e aplicar trava quimica. Segue a foto dos balancins quebrados. As valvulas tb empenaram.
Respostas:
Ainda bem que era a 2.8.Imagina se fosse a Silverado Sprint...Dica preciosa.Um abraço!
Nossa MARCECAVEL sem duvidas quem não usa trava quimica em porafuso do comando e de tencionadores Xiiiii.
Olha ai o problema,Obrigodo :
o cliente disse que comprou essa camionete recentemente e que nunca tinham mexido no motor. Realmente a aparencia interna do motor estava até boa a não ser por isso, removia a tampa de valvulas e deu pra acabar de retirar com a mão o parafuso e a engrenagem estava bem solta. A engrenagem nem o parafuso sofreram danos depois coloco mais fotos desses componentes.
Ele ainda deu sorte, tem casos desse que a valvula finca na cabeça dos pistoes e tem que fazer o motor todo, ou então se marcar muito forte pode empenar biela, deformar pistão. Neste caso as valvulas empenaram mas quase não dava pra se notar e nos pistoes nem marcou o topo.
HÁAAA SEI , PEGUEI UM GOL TURBO QUE NÃO TEVE TANTA SORTE MAIS VALEU COLEGA SERVE DE ALERTA PARA QUEM ESTA COMESSANDO ok ;)
Valeu MARCECAVEL,muito boa essa dica,seria legal se tivesse uma seção só de dicas,aonde não houvesse comentários.
ISSO SO PODE SER BRINCADEIRA!
IMPERICIA UMA OFICINA COM BONS PROFICINAIS NÃO OCORRE ISSO!
CASA DO DIESEL DIZ:
Em nossa oficina temos uma lei,colocou o parafuso ou porca aperta por vai esquecer é batata se esquecer essa primeira lei vai pagar o dano e está na rua.
Com esse aviso eles nunca esquecem !!!!
quem é o culpado?
quem montou na ultima ves?
quem nao apertou o paaa?
carrrr?
é uma boa atençao na proxima vez
isso ai
errar é umano mais......!!!
Bom pessoal o intuito desse topico q criei foi para atentar a ese item na hora de qualquer reparo tipo regulagem de valvulas, sempre conferir o aperto da engrenagem. Esse cliente nunca fez reparo de motor comigo , alias eel comentou que dias atras regularam aa valvulas pra ele e depois disso eel viajou e deu a falha na estrada. Acho q esses caras podiam ter observado isso. Serve de alerta isso é como nos casos de troca de correia da Scenic , senao apertar direito o vira da num tremendo prejuizo. Dois exemplos classico de como tem que seguuir à risca os torques recomendados pelo fabricante
Marcecavel, eu tenho alguns manuais aqui na oficina e faço questão que eu e os outros mecânicos sigam esses valores (já tivemos 3 casos de erro de montagem, inclusive um de um Marea 2.0 20V Turbo que ficou com alguns mancais mal apertados e a polia somente encaixada, o cliente estava numa ultrapassagem quando houve a quebra no motor e tentou dar a partida umas 5 vezes, imaginem o estrago $$...).
Não custa nada avisar ao amigos mecânicos que confirmem o aperto dos parafusos e fixação das peças, desde uma palheta de limpa-vidros até um mancal de motor.