boa tarde amigos, tô com um celta 2012 na oficina, quando o carro tá nas machas de velocidade e colocar o carro no neutro em movimento o rpm fica travado em 2000 mil giros, aí quando para o carro totalmente cai a rotação para 500 giros aí vai estabilizando aos poucos. alguém já pegou algum problema desses?
outra situação tá acusando do rastreamento sistema de catalisador abaixo do limite banco 1 já troquei as sondas lambda e pesiste o erro.
Respostas:
"MEU NOBRE AMIGO A RESPEITO DO DEFEITO DAS SONDAS VC TEM QUE TORCAR O CATALIZADOR DELE ELE JA DEVE DE ESTAR COM TODA CERTEZA SATURADO E JUNTAMENTE COM ELE FAÇA UMA BOA REVISÃO NO SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO E IGNIÇÃO DO VEICULO AGORA A RESPEITO DA MARCHA LENTA FAÇA UMA BOA LIMPEZA NO TBI DE UAM CONFERIDA NOS ATERRAMENTOS CARGA DO ALTERNADO BATERIA QUE COM TODA CERTEZA VC VAI RESOLVER ESTE B.O ABRAÇOS BOA SORTE E FIQUE COM DEUS MEU IRMÃO!!!
Sobre acusar a sonda lambda, antes de sequer pensar em trocar as sondas ou principalmente o catalisador, deve-se revisar a injeção e ignição. Um bico injetor jogando mais ou menos combustível que o normal, uma entrada falsa de ar, uma leitura errada no MAP ou MAF, problemas de vedação nas válvulas, ou uma vela ruim, por exemplo, podem contribuir para o surgimento de códigos de sonda lambda.
Sobre o caso de desengrenar o veículo e a rpm ficar em 2 mil rpm, ele fica isso só no conta giros do painel, ou realmente o motor fica acelerado assim? Se o motor fica acelerado assim, discordo do colega que disse que isso é uma estratégia da central, desconheço essa estratégia no Celta e não vejo sentido nenhum você deixar o carro desengrenado e o motor ficar acelerado em 2 mil rpm até que se pare o veículo. Se eu estiver enganado, por favor me corrijam, mas eu nunca vi isso.
Mas não ficou claro se só o conta giros apresenta os 2 mil rpm ou se o motor realmente fica acelerado, se puder esclarecer isso, eu agradeço.
Colega Reparador:
Alerta, veículos modernos que utilizam sistemas com estrategias eletrônica, não e correto o veículo em movimento acionar a alavanca em posição de Neutro, o condutor que faz tal coisa esta causando conflito de informações na central de injeção.
E a mesmo não consegue entender o que esta acontecendo com informações implausíveis, então o tempo de injeção aumenta, consumo aumenta.
Espero que tenha ajudado.
att. DIAZ