Km: 39mil.
Chegou a oficina reclamando da luz da injeção acesa. Defeito no Rasther: catalisador.
Como o veículo possui duas sondas (antes e depois do catalisador), chegamos a conclusão que as velas poderiam estar gastas, ocasionando má queima... batata. TRocamos as velas, limpamos a TBI, filtro de ar estava em ordem, foi montar tudo e partir pro abraço.
O problema é que botei de novo o rasther, pois o cliente reclamava que o motor era fraco (ok, 1.0-8v, Siena que leva pessoas, morando em serra... mas tudo bem). Como já teria que zerar parametros adaptativos da central (o que foi feito), aproveitei para forçar a central para programação de gasolina (AF 13).
Tudo certinho... só que a maldita luz da injeção começou a piscar intermitentemente. Defeito no Rasther: Sincronismo, código P1300. E nada do Rasther apagá-lo
Napro dizia que não havia nenhum erro na central de injeção... e a luiz piscando no painel, tsc tsc...
Alguém tem idéia do que possa ter acontecido??
Liberei o carro pro cliente, orientei que desligasse a bateria a noite, reconectando o borne negativo somente no outro dia de manha cedo, virasse a chave para a ignição ligar e deixasse por 2minutos ligado antes de bater arranque em definitivo. Isto foi anteontem... hoje, ele deveria ter retornado e não deu notícias (tomara que tenha resolvido o problema).
Respostas:
Problema resolvido após deixar a bateria desconectada por uma noite, religando o veiculo no outro dia.
Edgar quando fazemos um reparo nesses veiculos mais novos da linha fiat e necessario fazer o sincronismo da roda fonica, que se procede da seguinte forma:
com o veiculo aquecido apos o eletroventilador acionar por duas vezes acelere o veiculo ate atingir 5000 rpm, desacelerando em seguida, acelere novamente ate atingir 5000 rpm e desacelere novamente, faça o procedimento tres vezes e a luz se apaga, ai e so correr pro abraço. Semana passada um colega de oficina tava la quebrando a cuca com esse problema, luz piscando e foi apos fazer uma regulagem no veiculo, so entrei dentro do veiculo acelerei o danado tres vezes e a luz se apagou, ele ficou de cara. Boa Sorte.
Boa noite a todos os amigos Reparadores que aqui postam.
Somente para a confirmação da informação de colegas Reparadores em relação da estrategia de sincronismo eletrônico após execução de manutenção no sistema de alimentação de combustivel ou ignção, quando do sistema IAW 4GF.
Ele entra em estrategia de funcionamento e após o ajuste para o combvústivel quese encontra no reservatorio falta o reconhecimento.
Procedimento para a solução de reconhecimento.
Aquecer o propulsor, aguardar que a ventosa funcione por no minimo duas vezes, para que se estabeleza a temperatura ambiente de funcionamento.
Elavar a rotação do propulsor para cinco mil RPM, logo após tres a quatro segundos, soltar o sistema de aceleração.
Efetuar esse procedimento por três vezes.
Aqui, temos resolvido seguindo essas regras.
Espero ter reforçado a técnica de como proceder, vejam equipamento para auxilio de diagnóstico nem sempre é tudo para a solução do problema (detalhe, na maioria do equipamentos não se dá erro de sincrônismo) e sim a informação.
Um grande abraço a todos.
MINGAU / GOE
peguei uma strada com o mesmo problema e bailei ate encontrar a forma exatamente descrita a cima