Senhores, boa noite. Meu Palio ELX 1.0 apresentou problema no indicador de nível após 15 dias parado por motivo de viagem. Procurei na busca mas não apareceu nada a esse respeito, então resolvi pedir uma ajuda aos amigos do fórum. É o seguinte: quando liguei o carro após os 15 dias parado o indicador de nível do painel começou a piscar sem parar não indicando mais nada. Após andar alguns Km, parei na garagem e resolvi desligar a bateria durante alguns minutos para ver o que acontecia. Ao religar, o que ocorreu foi que o indicador passou a indicar tanque totalmente cheio o que acho que não é verdade. A minha primeira desconfiança é o resistor variável da boia aberto. Se for isso, é fácil o reparo. Alguém poderia confirmar ou dar outra dica a respeito desse defeito? Agradeço a atenção.
Respostas:
>Senhores, boa noite. Meu Palio ELX 1.0 apresentou problema no indicador de nível após 15 dias parado por motivo de viagem. Procurei na busca mas não apareceu nada a esse respeito, então resolvi pedir uma ajuda aos amigos do fórum. É o seguinte: quando liguei o carro após os 15 dias parado o indicador de nível do painel começou a piscar sem parar não indicando mais nada. Após andar alguns Km, parei na garagem e resolvi desligar a bateria durante alguns minutos para ver o que acontecia. Ao religar, o que ocorreu foi que o indicador passou a indicar tanque totalmente cheio o que acho que não é verdade. A minha primeira desconfiança é o resistor variável da boia aberto. Se for isso, é fácil o reparo. Alguém poderia confirmar ou dar outra dica a respeito desse defeito? Agradeço a atenção.
o reparo é relativamente fácil com o multímetro averigue a resistência, este modelo deve ser aquele com conector 3 pino pôde ter umidade neste conector. caso queira p,ode simular com uma década resistiva ou um potenciômetro só q para isso terra de remover o flange.
Obrigado Chico. Vou testar o resistor. A minha preocupação é se não for ele. Mas isso é para depois. Abraço!
Senhores. boa noite. Problema resolvido. E bem simples. Apenas mau contacto no conector em cima do conjunto bomba/boia. Não foi necessária a retirada do conjunto de dentro do tanque. Porém vejam só o que constatei realizando testes com vários resistores fixos simulando a boia: Se o conector de 4 pinos não estiver encaixado no lugar e for colocado algum resistor no chicote de 4 fios (pinos 2 e 3) e ligada a chave de ignição, o sistema indica falha piscando o marcador de nível sem parar (tentei com vários valores). Se o conector for encaixado e a bomba der aquela funcionada básica de poucos segundos, aí o indicador marca corretamente. Isso quer dizer que existe uma logica nesse sistema; Se a bomba funcionar, então o indicador de nível funciona também. Achei interessante essa filosofia do projeto, não sei se me expressei corretamente. Abraço para todos.