Carregando os tópicos... por favor aguarde
Bom dia
Galera estou com um problema aqui na minha oficina q é o seguinte:
Chegou um Gol 98 AP 1.6 com modulo IAW 1AVB e o mesmo está sem marcha lenta, as vezes fica em uns 1500rpm logo quando liga e vai caindo a rpm até o motor ficar chacoalhando até apagar. No scanner tinha acusado o motor de passo e mistura rica, então verificamos o motor de passo e corrigimos a ligação dele pois estava com os fios trocados. Já a sonda o problema era apenas o dosador de combustivel q estava com mais pressão do q o recomendado.
Uma observação é q nos testes do motor de passo com a caneta de polaridade os 4 fios alternam as luzes de polaridade corretamente mas chega num momento q os fios ficam inoperantes como se o modulo desabilitasse o motor de passo, isso acontece com os dois modulos bastando apenas desligar e ligar novamente q volta a vir sinal na caneta de polaridade, porém o problema ainda persiste.
Além disso foram verificados ponto de ignição, ponto de correia, chicote eletrico completo, relés, alternador, bateria e distribuidor, bicos, sensores de temp, ar, tps sonda e map tudo OK.
Já trocamos de módulo e o proprietário já trocou até de motor antes de vir pra nossa oficina e o problema continua.
O distribuidor q está instalado aqui é o eixo fino e as janelas quase identicas, apenas uma é 2mm maior, medido no paquimetro, é esse mesmo?
Espero q tenham entendido a minha duvida e agradeço desde já a força da galera q me der essa luz.
Valeu
Respostas:
o sistema reconhece marcha lenta atravez do scaner
map esta funcionando adequadamente
batente de borboleta alterado
entradas de ar falsas
:) Meu nobre se o motor de passo ponto fora causa isto o modulo passa a ingnorar o atuador lembrando teste com o multimetro ou ociloscopio e mais seguro.
sistema Mi uma janela é maior realmente .....essa é referente ao primeiro cilindro pois é uma injeção sequencial....já no sistema fic as janelas são iguais .....se trocou até a central e não resolveu pode ser.o chicote com mau contato ou algum tipo de.curto
Galera o problema foi solucionado!
Depois de ter conferido modulo, distribuidor, ponto, fiação, sincronismo e todos os sensores q estavam com leitura errada foram substituidos foi colocado o scanner e reparamos q o motor em marcha lenta estava com o pulso do motor de passo no máximo da escala (todo aberto) e o tps estava oscilando entre marcha lenta e carga parcial no scanner mesmo com o parafuso de ajuste da borboleta todo folgado, então desparafusamos o sensor tps e fizemos a correção da abertura da borboleta em marcha lenta até o motor acelerar um pouco fazendo com q o motor de passo trabalhasse na faixa correta de pulso e fizemos tbm o ajuste de angulo do tps fazendo com q o motor fique com marcha lenta estabilizada tanto em rpm quanto no scanner.
Muito obrigado a todos pelas dicas!