Bom Dia, Meus Amigos,
Este post, na verdade me renderia uma boa matéria para os futuros meses no nosso OFICINA BRASIL, entretanto mais importante que ter "uma carta na manga" para as próximas edições é tentar alertá-los sobre esse problema....ou melhor: PROBLEMA!!!!! Vamos lá:
A "vítima" (sim, vítima, afinal de contas o que fizeram com ele foi uma "covardia) Passat Alemão FSI 2.0l - 2007.
Histórico
À dois meses foi para a Concessionária, por motivo de falhar em marcha lenta. Não pensaram 02 vezes, e trocaram a Bomba do Tanque. Tudo certo, aparentemente. A marcha lenta ficou "redonda" e todos problemas foram resolvidos! Certo? Infelizmente não. Alguns Profissionais se preocupam em "achar o problema", e esquecem do mais importante: tomar conhecimento da causa.
O condutor rodou por alguns dias e o motor voltou à falhar na lenta. Dessa vez resolveu levar em uma Oficina muito bem conceituada em minha região. O mecânico proprietário e seu irmão, inclusive, são meus Grandes Amigos. Enfim, constataram que apesar de funcionar, a Bomba do Tanque apresentava baixa pressão, em torno de 3 bar. Muito bem, trocaram a bomba e a pressão se normalizou.
Porém ao verificar com o Scanner, encontraram 02 avarias, sendo P0098 - Sensor da Temperatura de Ar, sinal alto, e P2295 - Falha na regulação de Pressão. Como somos Amigos, me ligou e explicou o "enrosco" e pediu um auxílio, e eu fui até seu estabelecimento. Lá chegando, o primeiro procedimento foi verificar a válvula reguladora de Pressão do Combustível. Estava avariada. Muito bem, trocamos por uma nova, mas o problema persistia. Verifiquei a alimentação da mesma, e esta não existia, ou seja, uma válvula avariada e sem alimentação. Epa!
Enfim, seu Fusível estava queimado. Ótimo! Trocamos. O veículo funcionou durante 1 minuto, e acreditem, pelo Scanner verificamos 120 bar de pressão, enquanto permanecíamos observando os parâmetros, ouvimos um grande esta: o fusível novamente se queimou, e pior que isso, a válvula reguladora de Pressão do Combustível, devido uma pressão absurdamente alta também se avariou. Estava ficando interessante, então eu disse que a bomba de alta, tipica dos mores de Injeção Direta, estava trabalhando à todo vapor! Verifiquei o Transmissor da pressão de sobre-alimentação, que é acoplado à Bomba e o mesmo TAMBÉM estava avariado! Então foi montada uma nova Bomba de alta.
Resolveu??? Não!!!! Estávamos com uma nova Bomba de Alta avariada, com o novo Transmissor da pressão de sobre-alimentação queimado, e a válvula reguladora de pressão de combustível também queimada!!!! Nessas ocasiões eu costumo ir até uma Panificadora, comprar um refrigerante, um chocolate, porém vou e volto "maquinando". Eu recomendo. Às vezes sair alguns minutos do ambiente, minimiza a pressão que impomos à nós mesmos "para resolver o problema", e conseguímos raciocinar mais calmamente.
Tuchê!!! Funcionou!!!! Ao voltar na oficina pedi, por favor, o Multímetro emprestado. Fui direto no Transmissor da pressão de sobre-alimentação. Este sensor funciona com três fios como um Transistor, onde possuí +5V no coletor, o emissor envia um sinal para a ECU, afim de regular a pressão de combustível e um terceiro fio que seria a base, onde recebe uma tensão entre 1,2V e 4,4V, e essa variação na base faz com que a corrente que sai do Emissor controle outro Transistor no interior da ECU, responsável por regular a pressão de combustível.
Pasmém!! A base do transmissor estava recebendo constantemente +5V!!! Ou seja, o Transmissor estava trabalhando de forma super saturada e permitindo que o mesmo conduzisse uma corrente maior do que ele mesmo aceitaria!! Como a tensão de controle desse transmissor de pressão era originada no interior da ECU, obviamente abri a Central para análise. Eis que surge:
IMG-20151208-WA00441.jpeg
Entretanto algo me deixou encucado. Esse Mosfet abaixo, controla a Bomba localizada no tanque, que neste sistema é alimentada por tensão PWM.
C:\fakepath\20151212_160625.jpg
Mas a bomba já havia sido trocada 2 vezes!!!
Pagando para ver, fui à bomba do tanque. Ao levantar o banco traseiro, eu já percebi que o chicote da Bomba não estava isolado nos padrões da VW. Epa....nesse "mato tem lebre". Comecei à desencapar o chicote e visualizei um fio paralelo, daqueles usados em eletrodomésticos, e cada ponta dos fios interligava-se ao cabo de alimentação que havia sido interrompido. Isso só poderia ser um.....Bloqueador de Partida "Clandestino.
Dito e feito. Na coluna A do motorista estava a "lebre".
20151212_1620161.jpg
Conclusão
1) O tal relé atenuava os sinais PWM de alimentação da Bomba;
2) O módulo compreendia a baixa pressão, e aumentava o PWM da bomba;
3) O Mosfet da Bomba trabalhava saturado. E a alta corrente na sua base avariou a trilha da ECU e colocou o transistor em curto.
4) Com a bomba do tanque funcionando com pouca pressão e o Mosfet em curto, a bomba de alta "se matava" e trabalhava além do limite.
5) A pressão sobre a Válvula de pressão era tão alta, que "arrebentava" seu diafragma, colocava a mesma em curto e queimava seu fusível.
Enfim, para os Amigos Profissionais fica como dica para nossa Enciclopédia, caso se deparem com algo parecido.
Já aos Curiosos que se acham capazes de instalar um som, alarme, realizar manutenções do tipo "deixa que eu faço", e principalmente, acreditam que um Profissional de Reparação, especializado no que faz, com anos de bagagem, Cursos, e conhecimento apurado, pode ser subestimado pelo simples fato de atuar em uma Oficina e meter as mão na graxa. Sinto muito, mas isso é um grande equívoco.
A Tecnologia em constante evolução, mais que nunca, "suplica" por Mão de Obra Profissional e devidamente capacitada. Dessa forma, não vejo problemas em alguém admirar e buscar conhecimentos sobre sistemas automotivos, desde que não desmonte nada, não corte nenhum fio, não tente fazer experiências com leds no painel, enfim, sua curiosidade pode sair cara. Mas se, mesmo assim, sentir-se confiante a ponto de dizer "eu mesmo faço", saiba que estamos aqui para atendê-lo da melhor forma possível.
Abraços.
Respostas:
Leandro,
Esta foi impressionante, cada loucura aparece por ai.
att. Diaz
Caro Blietzkrieg,
Não importa se é no Fórum ou no Jornal, o importante é disseminar informações e compartilhar experiências.
Parabéns por este caso complexo resolvido.
Att
Caro Blietzkrieg,
Não importa se é no Fórum ou no Jornal, o importante é disseminar informações e compartilhar experiências.
Parabéns por este caso complexo resolvido.
Att
Pois é, Junindiesel.
Às vezes sinto que nossa Classe não recebe o respeito que merece, sabe por que?
Você nunca vê alguém tentando fazer o serviço de um Médico, de um Arquiteto, de um Advogado, até as Declarações de Imposto de Renda, geralmente, as pessoas ficam com medo de errarem algum cálculo e recorrem aos Contadores.
Agora Reparação Automotiva, todo mundo acha que pode lidar sozinho. Principalmente quando o assunto é Parte Elétrica, nesse caso todos se sentem aptos à resolver problemas, instalar acessórios, afinal é só um positivo e um negativo. Que mal tem? Alguns são bem mais audaciosos, compram uma maleta, colocam um alicate universal, algumas chaves de fenda e Philips, 40 rolos de fita isolante, e se transformam, do dia para a noite, em Instaladores Automotivos.
Finalmente, bastou o "boom" do Mercado Livre vendendo equipamentos de diagnósticos e redutores de Km's parcelados em 24x sem juros, para as "surpresas" surgirem de forma avassaladora em nossas Oficinas. Ou seja, antigamente se algo desse errado, apenas queimaria um fusivel de 20 centavos, simples. Porém hoje, além do fusível de 20 centavos, também se queima a ECU de R$ 14.000,00 e a Bomba de R$ 2.500,00, fora a mão de obra....:
Quanto à década resistiva, você vai montar a sua, Junindiesel, e será seu apenas seu primeiro projeto. Vou desenhar o esquema e logo postarei para você.
Abraços.
Olá a todos.
Muito interessante o post relatando os problemas do dia da oficina.Os piores defeitos de se encontrar são aqueles produzidos por alguém que se diz profissional.Aí vecê pega o carro e substitui uma peça de um valor alto e em poucos dias o problema volta.
Por isso é muito importante na hora de receber o carro tentar entrevistar o proprietário para tentar extrair algumas informações de como originou o defeito.
Isso é fundamental para agilizar o diagnóstico e as vezes não errarmos em não buscar a origem do problema e simplesmente trocar a peça.
Obrigado ao amigo Leandro em dividir a experiência e fico feliz por ter alguém com tamanho conhecimento para nos auxiliar nas horas difíceis.Valeu.
Prezado Manoel Messias,
Primeiramente seja bem vindo ao nosso Fórum.
Realmente, alcançar um status de nível "Profissional Automotivo" não é fácil, requer muita aplicação, busca de conhecimentos técnicos específicos na Área, através de Cursos, Literaturas e, o principal, a aplicação de tudo isso na prática para se adquirir experiência. E quanto tempo levará? A vida toda, meu amigo.
Trata-se de um caminho árduo, trabalhoso e que requer muito "suor" e empenho. Muitos de nós, Profissionais do Fórum, já "andamos sobre essas pedras", porém isso não significa que estamos "curtindo sombra e água fresca", na verdade nossa Experiência deve ser como uma reta ascendente, ou seja, amanhã é recomendável que você seja mais experiente do que você foi hoje. E isso você somente alcança buscando aprimoramento técnico e tecnológico de forma contínua, e caso sua Experiência se transforme em uma reta de valor constante, sinto muito, mas você perderá muitas posições no treino de qualificação, e talvez nem se classifique para o grid de largada.
Mas eu não estou expondo esse meu ponto de vista para desanimá-lo, muito pelo contrário. Na verdade percebo que você já deu alguns passos nessa longa caminhada.
Apesar de ser um Técnico Eletroeletrônico, você se refere à Eletrônica Embarcada Automotiva com respeito profissional, e isso é o correto. Muitos citam que Tensão, Corrente e Resistência é igual em qualquer Tecnologia existente no Planeta, e realmente é, oras. Mas pense da seguinte forma: "O Neurocirurgião realiza cirurgias no Crânio, enquanto o Cirurgião Bariátrico realiza cirurgias no Aparelho Digestivo, mesmo assim ambos são Cirurgiões". Ou seja, você possui uma visão macro, consegue enxergar as "ramificações" da Eletroeletrônica, compreende as peculiaridades da Tecnologia Automotiva, e está ciente do caminho que terá que percorrer. Ponto para você.
Outro fator digno de parabenizá-lo. O amigo já mostrou que sabe sobre os riscos do "campo minado" que está prestes à pisar, e que um Veículo não é uma Placa de Arduíno, onde basta inverter o chip e o Led começará a piscar, e a tecnologia está aí para provar.
Mantenha-se nesse rumo, e não faltarão Profissionais de Peso para orientá-lo.
Abraço.
tenho pego uns carros com essas instalações mau feita de antifurto dando muita dor de cabeça para proprietários esse sábado passado pguei um celta q hr funcionava hr não o dono ja tinha trocado bomba varios sensor e nada ja tinha ficado ate na estrada,gastando com guincho,bom fiz umas perguntas pra eles para saber histórico do carro e ele relatou que este carro alguns meses atras tinha anti furto
e foi tirado devido a esse problema mas não resolveu ,comecei a percorrer o chicote da caixa fuvivel ate la atras na bomba combustível
no meio do chicote encontrei uma emenda muito mau feita no fio q conduz corrente para bomba de combustível refiz a emenda soldei com estanho e caso resolvido por enquanto o dono não me ligou
V fala em tem uns cara que t na profisao errada
Pois é, Osm.
Foi justamente aquele Passat Alemão que te falei nos últimos dias, rapaz!!!!
Amigo, Osni.
Muito Obrigado pela sua consideração!
Na verdade nós trabalhamos em equipe, mesmo que de forma virtual. Dessa forma, compartilhar experiências é uma forma de demonstrarmos consideração e companheirismo com os demais Profissionais, que da mesma forma nos auxiliam no dia-a-dia.
Abraços.
Boa noite para todos. Concordo plenamente com a necessidade da entrevista com o dono do veiculo, tipo: Quando começou o defeito? Foi piorando ou aconteceu de repente? Sempre foi assim? ALGUÉM REALIZOU ALGUM SERVIÇO ANTES DE COMEÇAR O DEFEITO? Foi instalado "som" no carro? Foi instalado algum dispositivo do tipo rastreador, alarme, interruptor escondido "pega ladrão", etc? Onde? E por aí vai. Médicos bons fazem inúmeras perguntas aos pacientes para poder cercar as doenças e fazer diagnostico correto. Com manutenção é praticamente a mesma coisa. Se as perguntas não forem feitas, o reparador pode levar aquela coça até descobrir a zebra que as vezes é um apenas um fio mal emendado e isolado com fita crepe (tem gente que adora usar) e outra gracinhas. Abraço.
Correto, Tuck.
Isso tem fundamento e deve ser adotado, com certeza. Realmente entrevistar o Cliente é primordial, pois abre inúmeros horizontes.
Entretanto tudo isso se transformou em um serviço de consultoria, onde o Contratante foi a própria Oficina, dessa forma eu não tive nenhum contato com o Proprietário, e os questionamentos foram feitos ao próprio Profissional que já trabalhava no veículo.
E quando mostrei ao mesmo o problema, este me relatou que talvez nem o Cliente sabia sobre o dispositivo, e suspeitava que o carro havia sido adquirido recentemente.
Enfim, às vezes atuamos como Médicos Pediatras diante de uma criança de 2 anos que chora à dois dias sem parar. Chegamos até à questionar "Onde dói?", mas se a criança ainda não souber falar só nos resta realizar uma bateria de exames para chegar no diagnóstico.
Abraços
Prezado Blietzkrieg. Esse caso que você ajudou é o pior mesmo. O veiculo está com defeito doido, a instalação mal feita está escondida e tem que ser descoberta pelo reparador que tem que ter conhecimento, intuição e argucia. A gente lê vários tópicos onde os carros já rodaram as vezes por 4 oficinas, o cliente já gastou um dinheirão, e.....já viu né? Abraço.
Pois é, Tuck.
Por isso a importância de relatarmos esse tipo informação no Fórum. Talvez você outro Amigo se depare com algo semelhante, e uma simples postagem no Fórum possa ajudá-los a reduzir, significativamente, o tempo gasto em uma análise.
Às vezes perdermos 02 dias em um só carro é complicado, uma vez que deixamos de realizar e faturar com outros serviços.
Guardarmos tais informações em nossa mente, como se tivéssemos descoberto a "fórmula da Coca-Cola", é egoísmo. Já bastam as dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia, correndo atrás de informações técnicas e novos conhecimentos, por que não disseminarmos o que aprendemos?
Abraços.
Leandro Meus parabéns pela solução e principalmente em compartilhar conosco o defeito
Prezado Leandro e participantes do fórum. Minha opinião particular a respeito do conhecimento profissional é o seguinte. Tudo tem que ser aberto para todos. Todos nós temos que aprender tudo. Quem sabe e "esconde jogo" está errado. Cito um caso que aconteceu comigo que fiquei triste, chateado mesmo com a pequenez do profissional: Há muitos anos atrás fui numa oficina de automóveis com um colega de trabalho e lá o mecânico estava regulando a marcha lenta do carburador de um Passat antigo, que tinha dois parafusos de regulagem e eu na época não sabia regular aquele carburador e gostaria de aprender. Pedi para o mecânico me dar um bizu e ele me respondeu: Eu não! Não vou ensinar porque depois você vai aprender e aí como é que eu fico? Pode até ter pessoas que acham isso certo, mas eu não, e tudo que eu sei eu tento passar para os outros de graça. Eu aprendi, eu ensino. Abraço.
tenho o mesmo pensamento que vc tuch,e creio que todos q participan desse forum tbem
Prezados Amigos,
Primeiramente desculpe a ausência. O fato de estar em Férias, não significa "parado", já que nossa área sempre tem demanda, e independente da crise, sempre no final do ano, a tendência é termos estradas "cheias", e isso requer carros em boas condições. E no caso do veículo do Post, como trata-se de um serviço de Consultoria, eu também formalizei realizar uma análise precisa da ECU, e resolução de todos seus problemas. Além disso eu também estava verificando e "corrigindo" todo sistema eletrônico do carro, e hoje finalizei essa parte. E me deparei com muitas adaptações inconsequentes.
Deparando-me com as postagens dos Amigos eu fico muito feliz em saber que faço parte dessa equipe. Eu nunca diria que pensar como eu é certo e o contrário é errado. Na verdade cada um pensa e age à sua maneira, e com todo direito. Mas não vou negar que sinto-me lisonjeado em saber que muitos Profissionais, incluindo muitos deste Fórum, compartilham desse pensamento, sobre difundir o que sabem com quem demonstra empenho e vontade de aprender. Cursos e Materiais de Qualidade requerem bons investimentos, e isso pode ser justificado. Mas isso não pode ser o divisor de águas que determine se alguém é ou não digno de alcançar seus objetivos.
Enfim, eu muito orgulho-me de ter Grandes Profissionais como vocês, como meus parceiros, amigos e Professores. Todos nós temos muito à ensinar, mas também à aprender, dessa forma eu tenho muito à agradecê-los por todo conhecimento que adquiro com cada um!
Abraços
Prezado M2A,
Claro que disponibilizo-me em ajudá-lo com conselhos e materiais. Fique a vontade, seja por e-mail, telefone ou até Skype.
Conte comigo. Se for da sua vontade eu o orientarei. Mas vou lhe dar um conselho e espero que você entenda a mensagem:
Eletrônica não se compreende do dia para a noite, portanto cuidado com falsas promessas no qual após 02 dias ou 03 semanas você será um especialista em reparar Módulos...impossível. Você receberá um catálogo imenso com algumas centrais mapeadas, onde abaixo terá uma lista....se x não funcionar, troque y.....se z não funcionar troque o alfa e depois o beta....eletrônica microcontrolada de uma ECU não é um jogo de tentativa e erro.....e sim um tiro certeiro, basta saber atirar.
Me coloco à disposição.
Abraços.
salve leandro, fiquei muito satisfeito em te ver colunista do oficina brasil , acho vc um cara excepcional, entende demais, e é humilde para ensinar sem humilhar o próximo, este é o verdadeiro mestre , os humilhados serão exaltados , esta é a lei ,nunca sabemos td , e vivemos sempre aprendendo por isto não se deve achar que é o bambam , vc esta de parabens me orgulho de ser seu amigo nem que seja só virtual , já fico muito contente . obrigado pelos materiais que vc mandou . abraços
Boa Noite,
Primeiramente agradeço pelas considerações dos amigos.
Mas vale dizer que cada matéria ou Post que escrevo, não faço pensando em "mostrar o que eu sei", mas sim pensando que tais assuntos e dicas possam ajudar os Amigos Profissionais a "encurtar" o caminho das pedras diante de um problema ou situações semelhantes.
Talvez ao folhearem o Jornal OB, alguns pensem..."Poxa, o cara escreveu 3 páginas do mesmo assunto". Na verdade quando participo de algum Congresso, Palestras, ou até mesmo em Aulas, tenho o costume de observar o comportamento das pessoas, e eu consigo distinguir se estou sendo compreendido ou não. Caso perceba que muitos estão "viajando", imediatamente modifico minha metodologia, tornando-a mais simples de forma a grande maioria entenda.
Da mesma eu tento agir ao escrever um Post ou Matéria, mas nesse caso, eu não tenho como saber se a pessoa está compreendendo ou não. Assim sendo, eu transformo uma abordagem tecnicamente pesada e cansativa, em algo que todos leiam com prazer e, principalmente, entendam. Então o que realmente me deixa satisfeito e motivado é saber que estou colaborando positivamente com todos Amigos Profissionais, difundindo conhecimentos de grande importância à todos, que muitas vezes tratam-se de assuntos complexos, porém trabalhados em prol da sua simplificação, para que um máximo de Leitores leiam, compreendam, e a partir dali passem a saber um pouco mais. E isso é o que faz de minha pessoa um Profissional Realizado, e motivado a continuar passando conhecimentos, à vocês do Fórum e demais Leitores do OB, ainda por muito tempo.
Mas saibam que ensinar não significa saber de tudo, porém nos faz dignos de aprendermos uns com os outros.
Abraços