Olá pessoal,
Estou com um Megane 2.0 16v 2007 com 65.000Km e estou querendo fazer a manutenção preventiva no câmbio automático.
Depois de ler milhares de relatos no Brasil e mundo afora sobre o problema dos solenóides (eletroválvulas) e a durabilidade do óleo do câmbio, quero fazer o serviço antes que tenha um prejuízo maior.
Caso alguém conheça alguma oficina ou um bom reparador que faça tal serviço e esteja disposto a realizar a manutenção em Recife, favor me indicar ou se apresentar.
A manutenção preventiva, não é complicada e a princípio resume-se a:
a) Remover todo o óleo (via bujão)
b) Trocar um dos solenóides (eletroválvulas) reguladores de pressão
c) Colocar todo o óleo de volta (Dexron III)
Inclusive, já sei onde comprar as peças necessárias para manutenção (EV/Óleo), caso o reparador/oficina não tenha em estoque.
Fora isso, também quero fazer a troca de polias e correias, pastilhas de freio e algumas outras pequenas coisas.
Dependendo do custo total pretendo fazer todos os serviços de uma só vez. Dependendo também do custo final, tenho interesse em fazer o pagamento do serviço a vista.
Pelo que vi, não é necessário o desmonte de todo o câmbio para realizar o serviço. Ainda assim estou colocando os links com os tutoriais para realizar o desmonte (inclusive com vídeos)
Parte 1:
http://oficinabrasil.com.br/reportagens-tecnicas/520-parte-1-apresentacao-do-cambio-automatico-al4dp0-renault-peugeot-e-citroen.html
Parte 2:
http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/550-parte-2-apresentacao-do-cambio-automatico-al4dp0-renault-peugeot-e-citroen
Parte 3:
http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/566-parte-3-apresentacao-do-cambio-automatico-al4dp0-renault-peugeot-e-citroen
Parte 4:
http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/611-parte-4-apresentacao-do-cambio-automatico-al4dp0-renault-peugeot-e-citroen
Parte 5:
http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/619-parte-5--apresentacao-do-cambio-automatico-al4dp0-renault-peugeot-e-citroen
Parte 6:
http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/661-parte-6-montagem-da-transmissao-al4-dp0-da-renault-peugeot-e-citroen
Parte 7:
http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/735-parte-7-apresentacao-do-cambio-automatico-al4dp0-renault-peugeot-e-citroen
Parte Final:
http://oficinabrasil.com.br/reportagens-tecnicas/773-parte-final-transmissao-automatica-al4-dp0-utilizada-nos-veiculos-franceses-.html
Agradeço antecipadamente a ajuda aos amigos do forum.
Abraço,
Victor Hora.
Respostas:
Boas.
a) Remover todo o óleo (via bujão)
b) Trocar um dos solenóides (eletroválvulas) reguladores de pressão
c) Colocar todo o óleo de volta (Dexron III)
Estou na minha hora do almoço responderei isso a noite,AFFF.
ABS.
Olá Cavallari.
Obrigado pela resposta!
Acredito que devo ter esquecido de mencionar algum item importante para realizar esse processo.
Fico na aguardo das suas colocações técnicas, para me ajudar nesse quesito.
Muito obrigado.
PS: Se eu pudesse eu levaria o bicho aí em SP, mas o custo não compensa... :(
Victor.
nao sabia que tinha que trocar a vs, acho que por isso que o cambio que eu montei nao funcionou, devo ter pulado algum paragrafo da apostila... de volta pra fase 1, me aguardem.
Pessoal,
Peço desculpas se a minha pergunta a princípio parecer estúpida ou óbvia para vocês técnicos ou especialistas...
Mas o lance é que sou apenas um curioso com receio de ocorrer uma quebra grave no meu câmbio que possa acarretar num prejuízo grande.
Eu *imagino* que o serviço dá trabalho e leva tempo, mas também não sei se é simples a ponto de qualquer técnico consiga fazer.
Como eu realmente não sei, imaginei que poderia tirar dúvidas e pedir uma ajuda aos técnicos.
Também não sei (apesar de já ter procurado) quem faça isso aqui em Recife ou possa tirar minhas dúvidas, então eu até estava disposto a entregar o meu carro a algum técnico disposto a fazer esse serviço usando os tutoriais, dicas e vídeos aqui do forum.
A única coisa que sei, é que esse câmbio (AL4/DP0) é problemático justamente por causa dessa eletroválvula e porque a Renault não faz manutenção preventiva pois diz que o óleo/filtro e etc, é vitalício.
Agradeço antecipadamente a ajuda dos amigos.
Atenciosamente,
Victor.
Se alguém estiver interessado em saber:
* Solenoide/Eletrovalvula - PartNumber: 7701208174/7711306086
http://www.lojarenotech.com.br/eletrovalvula-moduladora-do-cambio-automatico-dpo---scenic-%2f-megane/7701208174/54/1705/&m=QS&qsf=0&qs=eletrov%e1lvula
* Óleo RenaultMatic Dexron III - PartNumber: 7702266422
http://www.lojarenotech.com.br/oleo-renaultmatic-dexron-iii/W64/54/2335/&m=QS&qsf=0&qs=renaultmatic
Estou achando o óleo bastante caro... eu posso usar qualquer óleo de especificação Dexron III ou precisa ser especificamente o da Renault? Existe algum risco em colocar um Dexron III Texaco, por exemplo?
Obrigado.
Boas.
a) Remover todo o óleo (via bujão)
Não se remove todo o óleo do cambio via bujão.
b) Trocar um dos solenóides (eletroválvulas) reguladores de pressão
Trocar,qual,porque,o cambio apresentou alguma anomalia.
c) Colocar todo o óleo de volta (Dexron III)
Onde vc leu que é esse óleo?
Veja bem caro Victorhora,se uma pessoa que se diz mecânico,preencher um orçamento dizendo que vc pediu pra fazer isso e pedir pra vc assinar e vc assinar,ele esta livre da justiça quando seu cambio derreter,alem de te cobrar o serviço dele.
Se preocupe com quem vc vai deixar seu carro,em vez de vc ficar tentando saber qual os problemas que os outros tiveram com o carro deles vc precisaria tentar achar um profissional da area de transmissão.
Estou com dois renault que veio da consecionaria que fizeram o que vc esta querendo fazer,revisão ai deu um erro na válvula eles trocaram foi dois meses de tortura pro proprietário,o carro chegou andando na consecionaria mas saiu no guincho.
Voçe esta certo em fazer a revisão mas leve em um profissional,ele lhe falara o que que tem que ser feito.
ABS.
Qualquer duvida posta ai.
MSN: [email protected]
Caro amigo Vitor La na Antonio falcão antes da estação do metro na rua do motel chanchelles (não se nem se escreve assim) tem Sr.Angelo que pra ter idéia algumas concessionárias levam pra ele, ele e muito competente, mas tem que chegar La de mancinho, pois se você já chegar com essa conversa ele num vai gostar, mas passa por La e ver no que da, realmente ele e uma pessoa de confiança ok.
Quanto à parte de polia e correias e outros serviços de mecânica e elétrica me procura que posso resolver pra você ok.
OLÁ AMIGO ALKINOQUE É BOM ENCONTRAR CONTERRANEO AQUI NO FORUM,SOU DE RECIFE,MAIS
PRECISAMENTE DE CASA AMARELA,CONHEÇO SEU ANGELO E É UMA FIGURA MESMO,A ULTIMA CONVERSA
QUE TIVE COM ELE,FALOU-ME QUE NÃO QUEBRA MAIS CABEÇA,TIRA DO CARRO E MANDA PARA SÃO
PAULO,MAS O CARA É UM ÍCONE EM CAMBIO NA NOSSA CIDADE.
E verdade ele e gente boa, mas pra conversa com ele tem que ter cuidado conheço ele a, mas de 20 anos pra você ter Idea eu tenho um Voyage turbo diesel com cambio automático cujo ele me presenteou achando que eu não iria montar ai dois anos depois apareci com o carro La ele posou meia hora rindo e disse que sou louco e não mecânico kkkkkk.
ALKINOQUE.COMO VOCE CONSEGUIO UN VOYAGE A DIESEL AQUI NO BRASIL .CUANDO EU MORAVA NO PARAGUAY EU TINHA UN COROLA TURBO DIESEL CARA PENSA NUS MOTOR QUE ANDA
Caro amigo fui eu mesmo que montei inclusive a foto do meu avatar e ele.
A documentação e origina ninguém olha o motor e desligo antes de para.