Bom dia galera! Estou precisando de uma força de vcs. Me encontro com uma Renegade 2018 com 180.000 que entrou na minha empresa com o problema de abaixar agua e ferver. Achei varios defeitos como resistencia do eletro e também o proprio eletroventilador co defeito. Após verifiquei um vazamento no radiador que também foi substituido (novo). Porém continuou esquentando apenas na pista quando força o mesmo. Tirei o cabeçote e percebi uma corrosão no cabeçote, após a solda e apenas uma plaina para limpeza (o mesmo não estava empenado), montei o cabeçote com junta genuina Jeep (2 pic)/parafusos novos/bomba dagua nova também. O problema persiste. Transitei com o veiculo sem valvula termostatica e com valvula e não adiantou nada. E por ultimos tirei para verificar os radiadores que vão na frente do radiador de agua para verificar alguma obstrução e os mesmos não estão com problemas...
AGRADEÇO DESDE DE JÁ!!!
Respostas:
Amigo, provavelmente está passando pressão dos cilindros pro sistema de arrefecimento. A jeito de você pegar isso é instalar um manômetro de pressão na tampa do reservatório e ligar o motor. A pressão não pode ficar subindo sem controle, geralmente fica entre 0,5 e 0,7 bar durante o funcionamento do motor. Se passar pra 1 bar, 1,5 bar e ficar subindo, está passando pressão dos cilindros pro sistema de arrefecimento.
Se você tiver aquelas bombinhas manuais de testar vazamento em sistema de arrefecimento, basta colocar ela no reservatório sem pressão e ligar o motor. Ela vai registrar a pressão conforme o motor for aquecendo.
Segue as dicas dos amigos que tudo vai dar certo abraços e fica com Deus
vou fazer isso enrico....pensei também que poderia ser a compressão do motor para arrefecimento, porém acabei de montar o cabeçote...
vou fazer o teste e aviso....
obrigado
não consigo ligar direto no reservatório, eletem um respiro que sóa tampa veda... consigo ligar na manqueira do reservatório. Vou fazer isso, porém quando chegar a uma determinada pressão a tampa vai soltar a né....obrigado
Tome cuidado pra não se machucar com sistema de arrefecimento aquecido e pressurizado.
Ah, e se o carro aquece somente rodando, então vá rodar com ele, mas antes de começar a aquecer demais você verifica a pressão. As vezes pode não acontecer nada com o carro parado na marcha lenta, ou mesmo parado acelerado, pois não há carga no motor. As vezes um problema assim a gente só pega rodando.
Seguindo as dicas do colega Enrico, verifique os valores de compressão desse motor. Muito provável que esse cabeçote esteja "trincado". Já que o motor já vinha sofrendo superaquecimento. Nessa situação, já removeria ele e encaminhava pra "teste de trinca com gesso". Mas apenas pra diagnóstico e aprendizado...Já que nesses casos o cabeçote já estaria condenado. Restando apenas a substituição.
Bom dia galera... Falei com o gerente da concessionaria Jeep e ele me revelou que é normal passar um pouco de 100º se estiver acelerando muito o veiculo...Eu encontrei umas mangueiras de vacuo invertida comparando com outro veiculo (o mesmo tinha sido mexido em outras oficinas), após a mudança das mesmas incrivelmente o veiculo passou a não ferver mais... verifiquei a pressão nas mangueiras do radiador quando andando com veiculo na pista e não existe pressão nas mangueiras, ou seja, compressão passando para o arrefecimento.
Concluo que esses veiculos diesel não foi preparado para andar a 140 km/h ou mais em percurso constante...
Agradeço a colaboração de todos...
Muito obrigado
Que bom que vc resolveu seu b.o valeu por compartilhar a solução com a gente abraços e fica com Deus
Sobre a sua conclusão de que esses veículos diesel não serem preparados pra andar a mais de 140 km/h de maneira constante, não procede.
Reparei agora que em momento nenhum você disse qual era a temperatura atingida pelo motor. Apenas disse que o motor estava fervendo. Acredito que todos que comentaram aqui acreditaram que o veículo estava superaquecendo, indo para 115 graus ou mais de temperatura.
A temperatura passava dos 105 graus, o normal maxino de trabalho no scanner é de 100 graus...