Óla colegas, estou com um problemão aqui em minha oficina, já estou a alguns meses tentando resolver esse defeito. Chegou em minha oficina um Renault Sandero 1.6 8v 2010 com a luz da injeção ligada, ao passar o scanner identificamos o código de erro P420 (P0420 Sistema catalisador, bloco 1 - eficiência abaixo do limite.Catalisador, cabos, circuito de aquecimento da sonda lâmbda 2). Então apaguei a memória de avarias e fui andar com o carro, andei por cerca de 20 km, o veículo não ligou mais a luz, entreguei o veículo para o cliente e no mês seguinte voltou o carro com o mesmo defeito (P0420), removi as duas sondas para verificar se a aplicação estava correta, identifiquei que as mesmas já aviam sido substituídas, porém foram instalas duas sondas usadas (tinham sinal de marcação de um desmanche aqui da região), leguei na concessionaria porém não tinham elas em estoque, o atendente foi muito gente fina e me passou os números originais das sondas e comprei elas na autopeça da cidade (marca bosch). Instalei as mesmas no veículo, limpei a memória de avaria, andei com o veículo por dois dias, não acendeu mais a luz da injeção. Entreguei o carro dali 45 dias volta o cliente com a luz acessa novamente (P0420).
Dessa vez substitui o catalizador (novo paralelo, marca Tupper) pois apresentava uma cor meia estranha, novamente o veículo andou em torno de 40 dias e voltou a ligar (P0420), então troquei novamente o catalizador por um usado original, e adivinha, andou mais 40 dias e voltou acender a luz da injeção (P0420). Analisando o caso percebi que normalmente quando o cliente abastece (enche o tanque) o veículo (sempre abasteceu gasolina, nunca álcool) ele acenda a luz da injeção. Quando a luz esta acesa o carro não falha mas da pra perceber que ele fica ruim de arrancar e o consumo dele aumenta. Além das duas sondas e catalizador, já foram substituído as velas, filtro combustível, filtro ar.
Respostas:
Prezado Vinicius. Combustível de péssima qualidade? Contaminação por aditivo de sistema de arrefecimento vazando? Abraço.
Amigo, andando com Scanner conectado como fica a leitura da sonda 2?
Da uma atenção a o canister, já que vc viu uma conhecidencia em abastecer e acender a luz de injeção, fale com cliente e veja se ele esta respeitando o click da bomba ou esta mandando o frentista encher até a boca, pode ser q ele esteja enchendo esse canister de gasolina e encharcando o filtro de carvão, boa sorte.
*Tuck - Já tinha pensado nessa possibilidade de combustível ruim, o cliente sempre abastecia no mesmo posto pedi pra ele trocar e começou a abastecer somente V-power, e não o carro nunca teve problemas no sistema de arrefecimento.
*Edilson José da Silva - Não cheguei testar essa bobina ainda, vou tentar, porém se fosse a bobina ele não teria que falha, pois o veículo não falha nada nada, acenda a luz como se fosse ligar uma tecla de uma lampada.
*Fabio Junior Vieria - Ainda não olhei esse canister, vou remover ele e conferir, logo quando o cliente trouxe esse carro já havia lhe informado para pedir para os frentistas não ficar forçando a colar muita gasolina, pois sei que esse veículo possui um boca muito grande.
Obrigado pelas discas, vou testar todas!
Meu amigo,os sinais das sondas lambda antes e pós catalizador está bom???qual o valor dos sinais????qual a temperatura na entrada e saída do catalizador???? testes com o termômetro .
Colega:
As possíveis causas a serem vista alem das tradicionais conhecidas:
1°O sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor não está funcionando corretamente.
2°Danificado ou vazamento colector de escape ou catalítico
3°Ignição trabalhando atrasada.
4°As sondas lambdas na frente e atrás do conversor estão relatando muito semelhante de leituras caso sim existe erro.
5°Vazamento de bico injector de combustível ou a pressão de combustível de alta.
6°Falha de ignição do cilindro.
7°A catalizador contaminado por óleo.
Att Diaz
;) Meu nobre possivelmente este veiculo da este problema em alta velcidade br rodovia como queira verifique o filtro de capitaçao,aquele fica no fundo do copo conjunto da ou propria bomba coloque o manometro vai da um role na br mataras o defeito,ja passei por isso voce disse que as vezes fica um pouco fraco,por favor confira e nos retorne.No meu casodava esses codicos ai foi una luta.
Meu amigo Vinicius o primeiro passo é verificar a leitura do sonda pós catalisador.
Segundo passo site a de ignição
Treceio passo verificar a regularem de válvula desse motor que da mt problema e é algo que sempre passa despercebido.
Quarto passo verificar a alimentação elétrica da sonda pós catalisador.
Daniel Henrique Pereira - Os sinais das sonda estão dentro dos parâmetros informados pelo scanner (napro), sendo a sonda pré oscilando entre 100 e 600, e a sonda pós fica mais ou menos nos 300 (está oscila muito pouco). Não cheguei a medir a temperatura antes e depois do catalizador, vou fazer essa medição.
Diaz - O sensor de temperatura foi posto nova a pouco tempo pois o mesmo apresentou defeito. Verifiquei todo o escapamento não tem vestígio nenhum de vazamento, a correia do comando foi trocada com 40 mil km e isso foi no inicio do ano e ela está certinha no ponto, sonda pré oscila bastante (100 a 600) e a sonda pós ocila muito pouco quase parada (300). Não medi a pressão de combustível ainda (vou anotar isso casso volte a ligar). Velas foram substituídas recentemente (NGK). Quando removi os catalizadores é possível enxergar dentro não tem vestígio de óleo.
Claudinei Rogrigues - Ele acende a luz tanto na br quanto na cidade, o que foi percebido é que acontece normalmente após uma abastecida, não cheguei a remover a caneca da bomba porém vou anotar aqui e caso volte a acender vou conferir (o filtro externo já foi trocado duas vezes)
Tomaz - Nas leituras que fiz da sonda pós catalizador ela estaria dentro dos parâmetros informados pelo scanner e também pelo esquema elétrico (Napro e Simplo), quanto as válvulas não conferi, mas o motor funciona redondinho sem nenhuma batida é perfeito, a alimentação da sonda também já conferi e esta correta.
Mais uma vez obrigado pelas dicas e não vou desistir disso, pena é que as vezes demora para ligar.
Boa noite colegas. Tenho sorte que esse carro é do meu Pai, pois acho que se fosse de um cliente normal não sei se já não teria me abandonado . Hoje antes de postar a mensagem no fórum tinha pensado em examinar o canister, depois de ele ter me relatado que várias vezes que acendeu a luz foi depois de ele completado o tanque e rodado na br (já aconteceu várias vezes andando normalmente na cidade também), mas principalmente depois de encher o tanque de combustível.
Então hoje pela manhã removi o canister e ao vira-lo de ponta cabeça saiu bastante do pó (carvão ativado) de dentro, e se agitá-lo continua saindo, resolvi então substituí-lo, porém não consegui a peça nova, somente uma usada. Pelo menos essa ao virar de ponta cabeça e agitá-la não libera nada de seu interior.
Agora a pouco fui até o posto de combustível e completei o tanque, foi em torno de 15 litros de gasolina. Andei com ele na BR por cerca de 35 km, sendo metade levando o carro normalmente média 60 à 80 km/h e metade do percurso em alta velocidade 120 à 140 km/h.
A luz não acendeu!!!!!
Agora no feriado do final de semana que vem, o carro vai passar por um percurso mais longo cerca de 200 km. Vamos ver como vai se comportar.
Prezado Vinicius. Poste os resultados. Estamos acompanhando o tópico. Abraço.
;) Vinicios da uma atençao a esta bomba cara as vezes pode cair um pouco a pressao sem comprometer totalmemte o funcionamento do motor porque te falo isso o defeito acontece so com o cliente qualquer mudança de comportamento no sistema a uce vai querer gravar,mas boa sorte agardamos retorno.
(Resolvido)
Boa noite pessoal. Como falei no dia 24 de outubro, troquei o canister do carro, apaguei os códigos de falha e fomos para uma cidade vizinha aproximadamente 200km (ida e volta). Após isso já fiz mais três viagens com o carro e estou no 4º tanque de combustível. Até o momento a luz não ligou mais e o carro está 100%.
Então vou colocar como resolvido para podermos fechar esse tópico, mas vou continuar acompanhado o veículo.
Obrigado pelas dicas e até mais!!!
:) Vinicius poderia nos passar a soluçao o que provocava odefeito qual a soluçao?
Prezado Claudinei,
Pelo que entendi, foi a troca do canister que solucionou o problema.
Abs
Prezado Claudinei,
Pelo que entendi, foi a troca do canister que solucionou o problema.
Abs
Então pessoal o defeito voltou, e conversando com um professor em um curso, talvez vocês até conheçam o Sr. Salvador Parizi me deu a seguinte dica: como na nossa região por ser um combustível carro, nunca utilizamos alcool e ele sugeriu-me que fizesse o teste de abastecimento com alcool 100% e depois ir voltando gradativamente para gasolina até voltar 100% gasolina, fiz esse procedimento e até agora o veículo está funcionando normalmente sem ligar a luz da injeção, isso fazem uns 5 meses já!!!