Ola amigos, to na oficina com um Renault Sandero 1.0 16v 2010 , sistema sirius 32 flex, que esta com dificuldade na partida, tem de segurar bastante tempo na chave pra ele pegar, tudo indica que é o AF que saiu de gasolina e foi pra alcool, algum amigo sabe o procedimento para inverter o AF desse sitema? pois com o Kaptor nao é possivel fazer essa programaçao, aguardo algum contato.
Respostas:
jére no napro tb não tem opção especifica mas confere sonda se ok reseta parâmetros adaptativo e anda com ele faço isto e até hoje deu certo.
Exato, Sirius 32 flex, pra falar a verdade eu tambem extranhei , mais é o que ta aqui.
Ola Doutrinador, realmente voce tem razao, o sistema é o SIM 32 flex
Costumo receber esse problema aqui na oficina por alguns motivos: correia fora de sincronização, bateria fraca (mesmo virando não tem amperagem suficiente), aterramento, bicos e filtros de ar e combustivel, velas, sensor lambda errado, tbi com defeito, maf, sensor de rotação e imobilizador com defeito (intermitente).
Se carro tiver gnv lembrar ao cliente que toda vez que abastecer com combustivel liquido rodar no combustivel liquido pelo menos 10 kim para que a central faça o correto ajuste de A/F.
Verifica e posta pra gente os resultados!
Oi DDV, é o que tenho feito, retiro todo o combustivel, coloco alcool e rodo ate acabar o combustivel, e dai entao é so colocar gasolina novamente, se for o caso, entao o AF ta configurado, mais gostaria de saber se ha como configurar o AF sem retirar o combustivel, mais pelo jeito, ja vi que nao tem.
Mais depois de abastecido tem que deixar o veiculo de 20min a 30 min ligado para efetuar o ajuste correto, se so andar 3 min ou 10 min nao vai resolver.....
eu daria atençao no que nosso clega falou sobre bateria da muita zica
Já consegui ajustar o A/F pelo tanque (medidor) em outros modelos de veículos, retiro o sensor de nível ou coloca-se uma decada resistiva para simular o enchimento ou esvaziamento do tanque. Em alguns casos deu certo em outros... somente levando a central para conserto.
Voce já verificou bicos e sua vazão mais observação de leque, compressão de motor se está suficiente, qual a kilometragem? Sonda ligada é a correta do veículo ou genérica?
Já encontrei carros com central chipada, resistores no sensor de temperatura, kit gnv mal instalado e tantos outros... até chicote mastigado por ratos.
Qual equipamento scanner voce esta utilizando?
Se voce já verificou tudo o que possivel na area fisica (mecanica) e eletronica conforme disse a bateria e aterramentos, emendas em chicotes, valvula termostática e tantas outras então potencialmente a central esta danificada mesmo. Já tive caso de carro que nao aceitava a/f e reparando a central voltou a funcionar.
Desculpe, vi que é o Scanner Kaptor na mensagem inicial.
Seu scanner está atualizado?
Já consultou a alfatest sobre isso?
Olá. Verifique a vedação da eletroválvula de purga do cânister, problema muito comum no Sandero. Esta eletroválvula costuma travar aberta interferindo na mistura ar/combustível queimada. Consequentemente a leitura da sonda de oxigênio também se altera a ponto do calculador interpretar e alterar os parâmetros do combustível (alteração no AF).
qualquer mal funcionamento do carro, já altera o AF. Esse motor é muito sensível com isso. recomendo verificar a pressão de combustível