- Estou com um renault Clio 1.6 16v em minha oficina, que trabalha mal na marcha lenta e apresenta codigo de defeito na coroa do volante do motor, Já foram conferidos ponto de correias, bobinas, injetores, compressão dos cilindros, já retirei e não achei nenhuma avaria na coroa do volante( quebrados, trincados ou qualquer anormalidade na aparencia do volante), como o proprietário disse que já vem sofrendo com este problema a algum tempo e já passou por outras quatro oficinas, gostaria de uma ajuda, será que há volantes de motores diferentes e poderiam causar probelemas de referência do ponto de funcionamento do motor. A injeção do mesmo é a EMS 3134.
Respostas:
bom Dia estou com o mesmo problema. Em dados o scaner pdl 4000 apresenta o parametro adptacao do volante nao executado. Aqui nos trabalhamos com autel, pdl, kaptor, e nenhum desses equipamentos tem a funcao de ajuste da roda fonica. Em outro sandeiro do mesmo sistema EMS3120 temos tudo ok e o parametro escrito como realizado, fizemos a inversao dos sensore de fase, rotacao, medicao do chicote, td ok. acredito que a funcao de ajuste roda fonica seja necessario, mas nenhum dos meus equipamentos faz. Sealguem tiver alguma dica !
;) Nao seria legal verificar modulo ou ate mesmo levar o veiculo ate uma concessionaria ja que as vezes nossos scaners faltao pedacos.
o problema e que o carro esta trabalhando mal e marcha lenta,tem que identificar a falha,tive um problema parecido ,o veiculo tinha problema de cabeçote no caso so regulagem ,porem seria bom fazer teste vazamento de cilindro tambem
Bom dia, estava com um Renault Scenic 1.6 16v 2005 em minha oficina, veio no guincho, apresentado o seguinte problema: veículo não funcionava.
Notei que não havia centelha nas velas. No scanner Rasther IIIs o código de falha 189 "Coroa do volante do motor".
Verifiquei sensores de sincronismo e chicote, pois esse código ocorre devido a mau contato.
*no meu caso: alimentação ok, partida ok, linha de combustível ok, compressão ok, sincronismo ok, ignição não ok, sem pulso na bobina. (sugiro que verifiquem cada um dos itens primeiro)
Solução que obtive: Foi retirado o módulo de injeção e feito limpeza nos pinos e conector da ECU, também realizei limpeza nos demais sensores e seus conectores.
Procedimento de segurança: 5 minutos após retirada a chave do veículo, desconecte os pólos da bateria e aguarde mais 5 minutos, desconecte então o módulo de injeção.
RESOLVIDO. Após a limpeza o veículo funcionou normalmente e a avaria 189 foi apagada automaticamente pela ECU.
Caso o veículo continuasse sem pulso na bobina, o problema provavelmente estaria no módulo, leve para fazer os testes nos componentes.