Olá Colegas!
Tenho um Uno 2008 com 58000 Km......já foi feito de tudo nele. Ele treme muito e não são coxins, troquei todos e comprei genuínos. A única coisa que não foi feita neste carro é conferência e calibragem das válvulas....e segundo pesquisei por aí andar muito no álcool pode comprometer a calibragem. Estou pensando em fazer eu mesmo já que estou com tempo livre.
Deixo em pms, removo a tampa de válvulas e confiro as medidas, escape 0,40 a 0,45 e admissão 0,30 a 0,35. A dúvida é, consigo fazer sem remover o comando e sem as ferramentas....(a única que tenho para medir a pastilha velha é um paquímetro)....no meu ver após constatada a necessidade de ajuste, posso engatar a 5ª e empurrar o carro um pouquinho e com uma chave de fenda tirar a pastilha, assim pode funcionar?
OBS: trabalhei oito anos na área de funilaria e pintura de uma concessionária VW, porém hoje atuo em outra área não relacionada a automóveis.
Atenciosamente,
Respostas:
Leve em uma oficina de confiança mesmo. Lá eles fazem desse jeito que você esta imaginando mas com ferramentas corretas.
Trabalho na retifica no setor de cabeçotes e vou te explicar em jeito mais facil, porem ferramenta é essencial:
Nada de paquímetro, use um micrometro ( pequeno)
Irá precisar do calibre para medir a folga
Motor frio
Tire a tampa de valvulas
Suspenda uma roda dianteira do veículo, engata 5ª marcha
Meça a folga quando o comando estiver com os ressaltos livres ( para cima ) do cilindro em questão e vai anotando no papel.
Vire a roda do veiculo com a mao mesmo e vai fazendo o mesmo procedimento.
Bom, agora se precisar realmente trocar alguma pastilha vai complicar pq teria que ter uma ferramenta que tem um gancho que abaixa os tuchos e depois um alicate com a ponta achatada e pernas abertas para retirá-la. Outra opção seria tirar o comando mas depois teria que acertar o ponto do carro novamente e para isso necessitaria de mais ferramentas^^
Leve em algum mecanico mesmo e evite dores de cabeça.
0,35 adm e 0,45 esc deixe mais livre que eu acho melhor!
Abraço!