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Respostas:
<t><p>boa noite. </p> <p>é bem simples. </p> <p>só existe 2 motivos para gerar falhas na rede, uma é chicote e a outra são as unidades que participam da rede , </p> <p>nos dois casos basta indentificar a falha e adquirir a mesma nas revendas autorizadas </p> <p>´no dia dia de oficina é muito raro chegar veiculos com esse tipo de defeito, na pratica aparece muito unidades mau codificadas,</p></t>
<t><p>Não existe manutenção da rede CAN e sim medição do chicote para determinar falhas de circuito de comunicação. </p> <p>Pegue o esquema elétrico e veja QUAIS módulos (Nós ou centrais Eletrônicas) compartilham da rede, desliga todos os módulos ligados á rede e meça entre os pinos da CAN H e CAN L (veja no esquema QUEM SÃO ESTES PINOS). </p> <p>Depende do sistema, mas quase todos oscilam entre 60 Ohms ou 120 ohms entre os pinos H e L de cada nó (central). </p> <p>Fica um pouco dificil de falar em palavras, MAS FACÍLIMO DE DEMONSTRAR NA PRÁTICA. </p> <p>Isto depende de um pouco de conhecimento e interpretação de esquemas elétricos. </p> <p>Flavio </p> <p>www.flaviocursos.com.br</p></t>