boa noite amigos reparadores,tenho um cliente que comprou um audi a3 2009/2010 motor 200vc cambio de 6 marchas,ele relatou que as vezes o cambio nao traciona e as lampadas das marchas no painel apagam,ai ele desliga e liga o carro e volta ao normal.fiz uma pesquisa rapida na net e verifiquei que existe um recall mundial deste tipo de cambio de 7 marchas(europa-china,etc...)e 6 marchas (australia).conforme links abaixo
https://www.recalls.gov.au/content/inde ... mId/969832
http://www.caradvice.com.au/235255/volk ... sg-defect/
informei ao meu cliente para procurar a concessionaria audi e resolver o problema,ele ligou na audi e o atendente lhe informou nao saber de recall algum para o cambio do a3.
ele me informou e entrei no site da audi brasil para confirmar ,para minha surpresa a audi so disponibiliza informaçoes de recall para veiculos a partir de 2011,fiquei chocado pois como reparador temos o compromisso de prestar informacoes corretas para os nossos clientes,e pelo que eu sei (me corrija se estiver enganado)um chamado de recall nao tem prazo para expirar.sendo assim peço a ajuda aos reparadores que como eu sofrem com falta de informaçoes tecnicas por parte das montadoras, analisar com carinho este topico para confirmamos se tratar de omissao do recaal para os veiculos audi a3.
segue abaixo um caso no site reclame aqui ,de um caso parecido
http://www.reclameaqui.com.br/12955718/ ... o-trancos/
caso algum especialista em cambios tiver a soluçao,favor relatar ,pois na minha opniao trata-se de vicio de produto e omisao da montadora.
agradeço a atençao de todos ,marcio prata carbuprata divinopolis-mg
Respostas:
Prezado Márcio,
Encaminhamos a sua dúvida para o nosso Consultor Técnico e especialista em transmissão automática, Engº Carlos Napoletano que repassou a seguinte reposta:
A AUDI A3 utiliza uma transmissão automatizada de dupla embreagem com nomenclatura
02E, que é multi discos molhados, com aplicação por pressão hidráulica.
Esta transmissão não está sendo atendida como recall, uma vez que não tem dado problemas.
Talvez o reparador tenha confundido esta transmissão com a transmissão da AUDI A1 e do GOLF TSI
que utiliza transmissão automatizada de dupla embreagem com acionamento a seco, denominada 0CM.
esta sim com bastante problemas no campo.
A Volkswagen e a AUDI estão atendendo cerca de 1.300.000 veículos no mundo, com problemas nesta transmissão.
Por favor encaminhe a informação a ele
qualquer coisa estamos a disposição
APTTA Brasil - Departamento Técnico
"A Volkswagen e a AUDI estão atendendo cerca de 1.300.000 veículos no mundo, com problemas nesta transmissão".
Prezados. A afamada VW ultimamente está uma beleza: motores (1000 dos Gol e Voyages) que batem biela depois de pouco tempo, fraude nas emissões, transmissões sofisticadas que não funcionam direito... Caramba! :( Abraço para todos.
boa noite,primeiramente gostaria de agradecer ao Engº Carlos Napoletano pelo seu parecer tecnico e aos outros colegas do forum que postaram suas opnioes.mas gostaria de continuar a discutir este assunto,pela que o carlos mencionou o recaal de 1.300.000 veiculos é de uma cx audi a1 e do golf tsi denominada ocm,que de acordo com a tabela da apta brasil seria uma transmisao de 7 marchas "A1 10-12 7 SP F/AWD L4 1.4 1.6L DQ200 DUPLA EMBREAGEM" que equipa veiculos ate 1800 cilindradas.que é amesma do a3"A3 07-12 7 SP F/AWD L4 1.2/1.4/1.6/1.8L DQ200 DUPLA EMBREAGEM"
e a transmisao que nao teria recall seria a do a3 "A3 03-12 6 SP F/AWD L4 1.4/1.6/1.8/1.9/2.0L DQ250/02E DUPLA EMBREAGEM" que equipa veiculos ate 2.0 e seria de 6 marchas ,porem atraves de pesquisa na internet link do governo australiano existe chamado de recall para cx de 6 marchas
https://www.recalls.gov.au/content/inde ... mId/969832
quero deixar claro que nao sou especialista em cambio meu conhecimento se resume nos principios de funcionamento e tipos de cambios existentes.mas acho ter relaçao entre o recall australiano e o que acontece com o veiculo do meu cliente,pois seria muito coincidencia o mesmo sintoma
"Quais são os defeitos?
Existe uma possibilidade de que a unidade de controlo no Direct Shift caixa de velocidades (DSG) pode causar um sinal de temperatura falsa indicando que a embraiagem está sobrecarregado. Se isso acontecer, a unidade de controlo irá abrir a embreagem, a fim de proteger a caixa de velocidades. Como consequência, a função de proteção de embreagem é ativada, resultando em piscando indicador de mudança de velocidades, transmissão desigual de poder, o binário do motor reduzida e liberação de embreagem."
apos o dia 15- de fevereiro irei trabalhar novamente neste veiculo e qualquer novidade irei postar aqui no forum.
att. marcio prata
bom dia, na pagina anterior do recall australiano,percebi que o procedimento de reparo é o update do software
"2009
Audi Q5-Modelo vehicles- "A" Pillar guarnição Repair 22 nd dezembro 2009
Audi-2009MY Audi A3 (8P) e TT (8J) update Modelo veículos de Software de controle de caixa de velocidades unidade"
sendo assim existe a possibildade de haver uma atualizaçao disponivel na audi brasil,atraves do aparelho original,vou aconselhar o cliente a ir pessoalmente na concessionaria e falar direto com o chefe oficina,para verificaçao desta atualizaçao,
obs: na pratica aqui no brasil varias montadoras colocam seus produtos no mercado,percebem que tem defeito na programaçao ,atualizam na linha de produçao,e os que sairam antes (desculpe a expressao) que se danem.
se fazem as revisoes podem ter o software atualizados ou nao.(o chamado recall branco ou boletin tecnico)
pelo que estou vendo com este topico,em paises onde o respeito com o consumidor é levado a serio a coisa funciona diferente.
um abraço a todos e um otimo feriado
marcio prata
pode crer companheiro, as montadoras no brasil, nao respeita nem consumidores e nem os tecnicos reparadore,s nos deixando sem qualquer informaçoes para que possamos ajudar os nossos clientes e a repara os nossos veiculos . boa sorte e vou a
companhar sua luta .abarço.
Boa tarde,o veiculo nao tem indicio de ser sinistrado,e o dono atual é o segundo dono,e esta bem conservado,se eu nao me engano o km é 58000 ,chicotes aparentemente ok.mas o radio foi tirado o original e colocado outro,quando rastrei com o lauch deu codigo de cabo radio desconectado,mas desprezei por achar que nao tem haver com o sistema,sobre numero cambio passo para vcs assim que retornar ao trabalho na segunda e agendar com o dono para traze-Lo.o que vc quer dizer com sw?
Marcio