Uno fire 2010 1.0 8v sistema marelli iaw 4cf
Defeito: veículo pega de manhã normalmente , quando esquenta gira gira, não pega e estoura no tbi
Veículo chegou na oficina, realizamos teste de bateria alternador OK. Quando pegava o funcionamento era perfeito, depois de desligar dava dtc no scanner de sincronismo defeito presente, verificamos correia dentada enquadramento OK. Verifica sensor de rotação OK. Dentro do carro vimos que o relé se injeção ficava batendo, testando alimentação na bobina e noa bicos carro não tinha pulso, as vezes vinha ao soltar a chave. Verificamos aterramento também OK.
Solução : motor de partida fabricante denso com problema corrente alta , isso caia na central fazendo que cortava o sinal de alimentação no relé via central.
Substituído o motor de partida por uma bosch o defeito foi sanado.
Segundo comentários com outros reparadores essa partida saiu com consumo corrente elevada, outros disseram que o campo magnético é alto e passa interferências no sensor de rotação.
Nota se que a partida do carro era bem rápida, porém a tensão de consumo era baixa no multímetro, não cheguei medir corrente., vaciilei!!!
Peguei em uma fiorino 2008 com o mesmo defeito, porém antes condenar a partida que já era bosch , fiz um aterramento da bateria até motor se partida o defeito foi resolvido no teste no multímetro medindo o valor de aterramento era considerável ,mas mesmo assim fiz . Já tinha visto comentários sobre motor de partida , mas não específico da marca.
Neste uno também fiz o aterramento, mas a solução foi substituir o motor de partida.
Mandei um email para denso, não responderam ainda.
Juninho Fortes
Respostas:
Ressaltando , quando insistia muito na partida, depois de espera um pouco ele pegava, porém, ele acusava o sincronismo, ( como coloquei no titulo) e a lâmpada piscava, fazia todo o procedimento de sincronismo para reconhecimento do sensor de fase ficava OK.