Boa tarde a todos participantes !
Bom, gostaria de compartilhar com os caros colegas que estou com um gol Power 1.0 16v gasolina com um defeito intermitente! Esse carro chegou em minha oficina com o seguinte defeito:
- O carro está funcionando muito bem do na da a luz EPC acende o corpo de borboleta eletrônico começa a vibrar o carro morre e não pega mais,pode dar várias partidas mas não pega. coloquei o scanner Raven 3 e apresentou mal funcionamento do corpo de borboleta ,bem , apaguei o código de falha e coloquei um corpo que tenho em minha oficina, apaguei os parâmetros e reconheci o corpo novo, coloquei o carro para funcionar ele pegou,mais em poucos minutos apresentou o mesmo defeito! vale lembrar que o proprietário do veículo por conta própria tinha trocado cabos e velas NGK dentro do especificado. como a bobina tinha algumas rachaduras eu coloquei uma nova para teste , esse carro pegou como uma luva ficou perfeito... deixei funcionado e desliguei e liguei várias vzs isso durou mais de um hora de teste só que o danado apresentou o mesmo defeito só com uma agravante não pegou mais, fiz teste de continuidade do chicote, alimentação do módulo, teste de pressão e vazão da bomba, teste dos bicos injetores na máquina tudo bem equalizado, verifiquei ponto da correia dentada e nada desse carro pegar ! Quando esse carro estava funcionando os parâmetros estavam dentro da realidade do motor, o map estava um pouco alto, pois o veículo queima um pouco de óleo e com isso dava variação no tempo de injeção e sonda lambda, mas nada absurdo !
com isso já havia passado mais de quatro horas que estava examinando tudo, alimentação, teste em HZ do sensor de rotação e PMs, sinal dos bicos injetores, bobina e nada desse carro funcionar, quando estava quase jogando a toalha tive a ideia de desligar o map e a sonda lambda , com o map poderia entrar em estratégia de cutof, Bom esse carro pegou na hora que dei a partida então eu fiz o seguinte liguei o map e a sonda novamente e dei a partida esse carro não funcionou diante disso desliguei a sonda é esse carro voltou a pegar fácil, no dia seguinte deixei ele funcionando várias horas sem a sonda ligando e desligando e nada do defeito então só restava trocar a sonda é foi o que eu fiz, coloquei uma original NTK referência correta, fiz os procedimentos com o scanner liguei ficou perfeito... mas kkkkk com uma semana o cliente voltou relatando o mesmo defeito, já de cara coloquei um map que tenho na oficina para teste , o carro pegou fiz vários testes e nada, entreguei o carro para o cliente e ficou de observação !!! acreditem o defeito voltou !!! esse módulo o cliente relatou que já foi testado e não apresentou defeito, o aterramento e chicote já foi todo examinado e nada !!!! ALGUM COLEGA JA PASSOU POR UM DEFEITO ASSIM ? SE PUDEREM AJUDAR SEREI MUITO GRATO ...
Respostas:
Boa tarde ! obrigado pela ajuda . já fiz a substituição das velas . ele apresentou o mesmo defeito, só esqueci de relatar
pior que antes desse carro chegar em minha oficina o proprietário colocou velas NGK, e quando eu relatei que fiquei tentando colocar ele para funcionar eu já tinha substituído as velas!
Olá,
Dado o seu relato e maratona de testes, minha dica é que você troque a bobina. Use uma Bosch. De preferência genuína comprada em concessionário.
Boa sorte.
depois de todos os seus testes eu iria direto a central
Já coloquei uma Bosch e deu o mesmo defeito. hj não tive tempo de olhar, só segunda fica tranquilo que como for eu dou relatos aqui
Troca o sensor de temperatura pois a sonda não faz o carro não pegar.
Boa noite amigos mecânicos! Bom hj tive a oportunidade de examinar com mais calma o Carro e o defeito apareceu de forma mais fácil de diagnosticar ! Antes o corpo começava a vibrar acendia a luz EPC e morreria , agora o carro para de funcionar o 2 e 3 cilindro da um barulho de pancada como se o pistão estivesse batendo na válvula e volta a funcionar normal, aí eu dou umas aceleradas para ele esquentar e Presenta o defeito novamente!!! amanhã vou colocar ele para funcionar é deixar apresentar o defeito, assim que apresenta vou fazer o teste de vazão de cilindro e falo com vcs! certeza de ser válvula prendendo na guia !!!
Só uma observação! Esse carro foi feito cabeçote em outra oficina !!!
pior que é verdade , defeito colocado é o pior, mas eu acredito que é válvula travando mesmo
pronto rapaziada o defeito do gol foi cabeçote válvulas presas !!! apresentou o defeito apliquei a ferramenta de vazamento de cilindro e três cilindros estão travando válvula cilindro 1, 3 e 4 !!!
Obrigado a todos que de uma forma geral deram uma ajuda preciosa. Espero ter como tribuido em mais um ganho de esperiencia ! E vamos com tudo ....
Parabéns pelo ótimo diagnóstico e pelo retorno da solução do defeito!
Abs