amigos reparadores, espero esclarecer ao maximo o defeito desse veiculo. para que voces possam nos ajudar.
Meu [email protected]).Empresa Betoscar em Fortaleza.
vamos ao assunto.Estamos com um veiculo corsa 1.6 8 valvulas semi automatico em nossa oficina.O mesmo chegou aquecendo e ja fizemos quase tudo.como e o defeito,ao ligarmos o ac o veiculo aquece e joga agua fora do reservatorio,mesmo com os ventiladores funcionando,.
Foram feitos os seguintes testes: foi escaneado a temperatura e a mesma sobe de acordo com o ponteiro,nao e concerteza defeito eletrico.desconfio do cambio automatico que tem uma passagem de esfriamento do oleo da caixa pelo radiador,acredito eu que possa ser o oleo aquecendo demais e passando o calor para a agua do radiador.Foi trocado radiador,trocado o cabeçote,retirado a valvula termostatica,trocado os dois ventiladores do radiador e condensador,isolado o arquente,trocado a tampa do reservatorio,corrigido a parte eletrica que liga os ventiladores,verificado se a bomba dagua estava quebrada,foi colocado duas juntas no cabeçote,verificado o sistema de arcondicionado Inclusive foi trocado o filtro secador do ac,completamos o oleo da caixa de macha que estava baixo e nada de ficar bom.Se poder me ajudar agradeço demais pois nao sei mais o que fazer,o meu conhecimento ja acabou nesse carro.muito obrigado,.
Respostas:
A falta de sua identificação no rodapé me impossibilita de lhe ajudar, numa outra oportunidade quem sabe, isto se houver a sua identificação é claro.
BEM MORAES....SUPERAQUECIMENTO NÃO ACONTECE DE GRAÇA CERTO!...O SISTEMA DE ARREFECIMENTO ACIMA DE TUDO PRECISA DE VAZÃO DE AGUA!...ISTO É SE UM FLUXO DE AGUA (VOLUME POR UNIDADE DE TEMPO) ENTRA NO MOTOR A UMA DETERMINADA TEMPERATURA (MEÇA COM UM TERMOMETRO INFRAVERMELHO PODE SER DA MINIPA MT350 CUSTA 350,00 E FUNCIONA LEGAL) O MOTOR VAI TRANFERIR CALOR POR CONVECÇÃO PARA ESSE FLUXO E ELE VAI SAIR DO MOTOR PARA O RADIADOR COM UMA TEMPERATURA ELEVADA QUE DEVERÁ SER TROCADA NO RADIADO PELO FLUXO DA AR E SAIR COM A TEMPERATURA "CORRETA". A PRESSÃO DA BOMBA OU DESTE FLUXO VAI DETERMINAR O ESTADO DESTE FLUIDO NO CASO DA AGUA...LOGO BOMBA RODANDO EM VAZIO TAMBEM INFLUENCIA....SE A VELOCIDADE DA AGUA FOR BAIXA DENTRO DO SISTEMA ELA VAI EVAPORAR EM ALGUNS PONTOS e CONSEQUENTEMENTE SAINDO PELO RESERVATORIO OU POR ONDE ELA ACHAR MELHOR HEHEHE........LOGO DEPOIS DESSE "OBVIO TODO"...SUGIRO...LEMBRE-SE QUE MOTOR GASTO GERA AUMENTO DE TEMPERATURA PELA PERDA DA PELICULA DE LUBRIFICAÇÃO NOS MANCAIS...
TIRE A TERMOSTATICA PARA OS TESTES....
AO LIGAR O AR CONDICIONADO VOCE AUMENTOU A CARGA E A INJEÇÃO DEVE REAGIR AUMENTANDO O FLUXO DE COMBUSTIVEL (PERIODO DO PULSO)COM AUMENTO DA RPM. TO CONSIDERANDO QUE ESSE CARRO NÃO É GAS CERTO....
1) CHEQUE OS PONTOS QUENTES E FRIOS NAS ENTRADAS E SAIDAS....ALGUEM TA ANORMAL NA HISTORIA....
2) EU COSTUMO USAR UMA TATICA QUE APRENDI NAS RETIFICAS DURANTE OS TESTES DE DINAMOMETRO EM CAMINHÕES E OLHA QUE ISSO FAZ TEMPO HEHEHE....A GENTE USAVA UMA LATA ACIMA DO MOTOR ALIMENTANDO A SUCÇÃO DA BOMBA E TIRAVA A AGUA PELO OUTRO LADO MEDINDO AS TEMPERATURAS...É CLARO QUE PERDE A PRESSURIZAÇÃO DO SISTEMA MAS DA PARA TER UMA NOÇÃO SOBRE ENTUPIMENTOS DO SISTEMA, LIMPEZA ETC...O IDEAL É COLOCAR A SAIDA BEM ABAIXO DA LATA PARA APROVEITAR A COLUNA DE AGUA PARA DAR UMA PRESSURIZADAZINHA HEHEHEHEHE....E LOGICAMENTE SE NÃO VAI VIRAR UM VULCÃO HEHEHEHEHE.....AI VOCE APROVEITA E VAI COLOCANDO DETERGENTE PARA IR LIMPANDO O SISTEMA.....TEORICAMENTE SE FUNCIONAR NESSA SITUAÇÃO COM CERTEZA VAI FUNCIONAR NO CICLO FECHADO...
Amigo Moraes verifique se alguem trocou selo de motor desse veiculo
ja peguei com selo de motor novo e o pedaço do selo estava dentro do bloco.
espero ter ajudado BOA SORTE.
bao tarde meu amigo gostaria que voce me explicase como colocar meu endereco e ass no rodape ( se nao for cobrar e claro rrrrrrr)obrigado
MOTOR FOI FEITO ! HUMMMM....AGORA FICOU INTERESSANTE....FAÇA UM TESTE DE VAZÃO NO CILINDRO....VEJA SE NÃO ESTA COM SEDE TRINCADA.....PODE ACONTECER APÓS A RETIFICA......VERIFICOU A TEMPERATURA DO ÓLEO? DEVE ESTAR ALTA PELA REDUÇÃO DAS FOLGAS E CAVACOS NOS DUTOS....: