Amigos to precisando de ajuda com a minha tbm que está aquecendo
Bom vamos a hist completa rsrs.... Eu comprei minha ranger a 4 meses , e quando comprei ele veio com a tampa do reservatório de água quebrada ( era uma tampa de gol) dai troquei a tampa e notei que a água tava sumindo. Levei a um mecânico i vimos que o selo do bloco q pega por traz da carcaça da bomba d'agua tava ruim , troquei ele , dai o carro ficou com a temperatura meio alto , quase no final daquela linhazinha que marca no painel ( procurei com outros donos e todos me falaram que fica meio q no começo dessa linha) além disso água estava sumindo , voltei ao meu mecânico que diagnosticou junta , dai troquei a junta do cabeçote e plainei ele ( infelizmente meu cabeçote ficou mt baixo cerca de 0,01mm abaixo do limite mínimo) mas o "cara " da retífica disse q poderia usar só iria aumentar a pressão do motor, quando montamos verificamos e não ficou batendo válvula na cabeça do pistão. Bom lá foi eu todo feliz achando que meu problema havia acabado , mas continuou com temperatura alta ( se ligar o ar então fica mais alta ainda), dai providenciei o reservatório e tampa novos originais ford, vi também que meu carro estava sem válvula termostática, pus uma nova original ( válvula , carcaça e sensor ), mandei varetar tbm o radiador e continua aquecendo. Dai fiz um teste de quando ela está com a temperatura mt alta por a mão no radiador em cima e em baixo na parte de cima fica bem quente , parte debaixo fria , dai na mangueira antes daquela espécie de T que tem na saída do radiador fica frio após ele fica mt quente ... tenhos a impressão que a água não está circulando direito pelo sistema como se houvesse alguma pressão no sistema ou "caverna" entupida , a bomba d'agua eu tirei e aparentemente tá boa. Outra coisa que eu notei foi que rodei uns dias sem a tampa do reservatório e a temperatura ficava bem mais baixa.... Galera me ajudem ai vc 's q já são mais experientes com o carro. desde já obrigado a ajuda de todos, tó bem preocupado com isso afinal sou dono de ranger a pouco tempo e pesquisei antes sobre o carro e só ouvi falar bem dela , mas infelizmente a minha veio "premiada" rsrs. desde já obrigado a todos !:(
Respostas:
amigo o problema vai ta neste cabeçote,vc esta usando aditivo nela,,estou achondo que seu cabeçote esta com tricas internas por isto esta causando este problema,,ela tem algun eletroventilado na frente ,,,
Amigão eu uso aditivo sim ( atualmente paraflu) já fiz a limpeza com aquele radiex 15mim tbm , ele tem aquela embreagem magnética que toca a hélice do "ventilador do motor" já fiz o teste de travar ela e a temperatura continua alta .... pensei tbm em dar uma olhada se poderia ser mangueira entupida ou se por acaso pode ser a bomba d'agua sem conseguir circular a vazão de água necessária ... Alguma dica a respeito ?? Obrigado
Amigo, vc disse que tem a impressão que a agua não circula, matou o defeito.
cabeçote com junta queimada geralmente nao é o problema, é a consequencia do problema, alguma coisa fez com que a temperatura passe do normal e com isso queime a junta (salvo corrosão)
amigo, vc fez tudo e não trocou a bomba de agua, seu mecanico pelo jeito trocou o selo e nao sangrou o sistema.
troca a bomba de agua e o problema vai ser resolvido.
O retorno pode estar obstruido, isso faz com que a agua tmb nao circule, e quado for sangrar o carro, ligue o ar quente para que nao fique ar no sistema (caso tenha ar quente)
então eu fiz o teste uma vez de com a temperatura alta por a mão no radiador mangueiras etc ... na saída do radiado a água tá fria normal como deveria ser mas tem uma espécie de T que recebe a água quente que vem do reservatório bem próxima da saída do radiador e após esse T a água fica mt quente ..como se a água fria não misturasse pra haver um equilíbrio de temperatura.... quanto a sangrar o sistema seria o q eles chamam d tirar o ar ? pq isso eu faço tirando aquele tampão q tem próximo a válvula termostática ... Obrigado pela ajuda ae pessoal
Amigo, vou te dar uma opinião pessoal de quem já trabalha a muito tempo com esse motor HS, e que já apanhou muito dele tb por conta de aquecimento.Antes de qualquer coisa e de retificar o cabeçote é preciso fazer o teste de trinca, e lhe digo mais, esse cabeçote NÃO ACEITA RETÍFICA!!! E vai ter muito companheiro aí dizendo o contrário, mas continuo afirmando. Pode até plainar e ficar bom por um tempo, mas vai acabar queimando junta... Se quer realmente resolver o problema vai ter que desembolsar um cabeçote novo. Esse motor HS(um perkins modificado), na versão 2.5 foi um projeto para climas extremamente frios(foi desenvolvido na Inglaterra em parceria com a Land Rover, onde era usado no Defender), e aplicado por "engano" por diversas montadoras do Brasil, onde não obteve sucesso. Equipou a F1000 de 95 a 97, um fiasco total. Depois foi sendo descontinuado pela GM nas S10 e Blazer , Mercedes Benz Sprinter e também pela MATRA(alguem aí conhece??), foi "melhorado" na versão 2.8, que só a Ford insistiu em usar na Ranger, até ser totalmente substituído em 2008. Não é que seja um motor ruim, só que simplesmente não é adequado ao nosso clima tropical.
ISTO POSTO, VAMOS TENTAR LHE AJUDAR COM SEU PROBLEMA;
Faça algumas verificações adicionais nos seguintes itens:
- Bomba d'água quanto a rotor solto;
- Circuito do ar quente quanto a presença de ar;
- Resistência mecânica da embreagem viscosa da ventoinha;
- Vazamento d'água na carcaça que sustenta a bomba d'água(na junta com três parafusos que liga ao bloco);
- Por último e não menos importante, na mangueira(aquela fininha) que liga o reservatório de expansão ao radiador e à carcaça da valvula termostática, costuma obstruir o "T" que as interliga, impedindo a saida do ar do sistema.
Mas digo e repito, continuo apostando no cabeçote... Abraço e boa sorte.
Ah sim, mande resposta para acompanharmos o caso e aprender mais um pouco. t+.
Bom galera ontem eu fiz a troca da bomba d'agua , pus uma bomba nova SFK e ainda continuou trabalhando com a temperatura alta.. O carro não ferve mas a temperatura fica acima do normal ....
Pelo que vejo terei msm que trocar o cabeçote... Alguém poderia me passar o site ou contato de alguma loja onde eu consiga um cabeçote destes STANDARD novo com um preço legal ? Desde já obrigado pela ajuda ae amigos !
casa do diesel diz:
Caro colega vou ver o valor do cabeçote e passo a vc na segunda, add meu msn que passo alguns testes!
Ok amigo da Casa do Diesel adc seu msn já , o meu é [email protected] .. obrigado pela ajuda