Olá pessoal.
Ranger 3.2 diesel apresenta Luz de advertência acesa com indicativo de excesso de fuligem do DPF.
Sempre efetuo este tipo de serviço de regeneração do DPF, mas este veículo em específico apresenta um defeito estranho, a temperatura do DPF não passa de 200º durante o processo de regeneração forçada, estática via scanner, onde a teperatura deveria atingir em torno de 700º , com este problema a regeneração não é finalizada corretamente.
Observei que, durante o processo de regeneração a Bomba do Vaporizador fica parada, inoperante, sendo assim não injeta o Diesel liquido para a vela aquecedora.
O PCM do motor não envia sinal PWM para a Bomba do Vaporizador !!!!
Alguém já pegou algum defeito assim, sendo que já verifiquei o relê e fusível do aquecedor e fiação do vaporizador que são 2 fios que chega até o PCM ?
Respostas:
Olá Diaz.
O problema aquí é o software da Central PCM que não realiza a estratégia da auto-limpeza do DPF a cada ciclo estabelecido, aí satura o DPF novamente.
Quando eu entro com scanner para realizar a regeneração estática, exemplo ( 200% ) de índice de saturação do DPF, o sistema não atualiza os valores regenerados automaticamente, ou seja, termina ou indica que a regeneração foi mal sucedida e ainda indicando 200% de fuligem !!!!
Eu estou achando que pode ser software da Central do Motor, ainda estamos em teste aquí, mas se algum colega tiver alguma ideia melhor, poderia nos ajudar, a todos nós é claro.
Quanto ao produto DPF Wurt, é muito bom, mas o preço do vendedor que passou aquí é de R$300 pila, quanto você cobra de serviço ,produto Wurt e diagnostico aí ?
Olá João,
Esse defeito gera quais códigos de falha? ( verifique fazendo a varredura em todos os módulos do modelo ).
Possuo o manual de reparação referente ao sistema de injeção desses motores Duratorq. Talvez possa te ajudar.
Diaz, como vai?
Poderia me enviar por email o tal procedimento alternativo de regeneração desses modelos?
Agradeço.
Abraços
>Como vai João,
Tem outra forma de fazer a regeneração, mas aqui no fórum não vou passar.
Então a informação só por e`mail
att DiazOk Diaz , obrigado pela assistência
Te enviei um M.P , abra.
Vamos supor que eu consiga fazer a regeneração e finalize tudo Ok, mas depois de alguns quilometros o sistema irá ativar a limpeza automática outra vez ?
Obrigado á todos.
Ok Diaz.
Admiro muito o seu Profissionalismo de mecânica aquí neste fórum, e aos outros colegas também.
>Olá João,
Esse defeito gera quais códigos de falha? ( verifique fazendo a varredura em todos os módulos do modelo ).
Possuo o manual de reparação referente ao sistema de injeção desses motores Duratorq. Talvez possa te ajudar.
AbraçosAquí os Códigos de falha quando o veículo entrou na Oficina.
P2463 = acumulação de fuligem excedida
P244c = temperatura baixa do catalizador banco 1
P246c = obstrução do filtro DPF ( estava em 200%)
Foi feito uma nova limpeza no filtro DPF .
Reset dos parâmetros de inicialização do filtro DPF .
Deixar a bateria desligada por 12 horas .
Problema Resolvido :) depois de rodar mais de 150 km observamos no scanner que agora a Central PCM do motor faz a Limpeza automática á cada ciclo determinado.
Obrigado aos amigos do post.
>João,
Que bom que resolveu, Ontem fizemos a regeneração forçado do jeitinho brasileiro,
Você pega muitas Pick Up vou passar a forma de teste dos Injetores da Toyota Hilux, muito bom para matar defeitos.
att DiazOlá amigo, sobre os injetores da Hilux, sim , eu preciso de dicas para este modelo, já tenho sofrido muito com este veículo, principalmente com os novos injetores de 5 fios.