Olá pessoal.
Mandamos recondicionar uma turbina em uma empresa especializada pois apresentava problemas.
Depois de a turbina montada no veículo começou a apresentar alguns sintomas estranhos no veículo, o motor eletrico da hastegate fica oscilando quando trafega com o veículo em baixas rotações.
Entramos em contato com a empresa que fez o concerto e eles dizem que tem que fazer o ajuste inicial da posição da geometria variavel.
Só que já testei com 2 marcas de scanners diferentes e não vejo a opção do ajuste de geometria variavel, testamos também possíveis vazamentos de intercooler e mangueiras, tudo OK.
No scanner também não registra nenhum DTC ou falha, o cliente já rodou 4.000 Km depois do reparo de turbina.
alguém tem alguma informação ?
Obrigado.
Respostas:
Boa noite João!
Pergunte ao pessoal que fez o recondicionamento se ele indica alguém ou algum aparelho de diagnóstico que faz esse ajuste. E explique que nos scanners que tentou nenhum faz e veja o que eles dizem.
Abraço!
>Boa noite João!
Pergunte ao pessoal que fez o recondicionamento se ele indica alguém ou algum aparelho de diagnóstico que faz esse ajuste. E explique que nos scanners que tentou nenhum faz e veja o que eles dizem.
Abraço!OLá, me disseram que no caso da Ford por ser um veículo muito novo ainda não conhecem alguém que faz, muito menos testar o motor eletrico do hastegate.
Resumindo : parte eletrônica da turbina eles não mexem , insistem em dizer que o problema está no veículo !!!!
>Eu presto serviços esporádicos à uma tornearia local que faz reparos em turbinas, o serviço deles é basicamente abrir o caracol da turbina e trocar o "miolo" por um idêntico.
Outro dia peguei um pouco de pau em um ajuste de uma amarok por conta do suporte da valvula onde vai a haste de waste gate, nesses carros não tem ajuste por porca, mas percebi que você poderia fazê-lo afrouxando os parafusos de fixação e movimentando para cima ou para baixo, daí foi só comparar os valores de pressão em lenta e em movimento com outra e ter paciência.
Mas, no seu caso, a única coisa estranha é o motor elétrico da waste gate ficar subindo e descendo? Ainda não trabalhei em nenhuma ranger, mas normalmente esses motores tem acionamento por pulso PWM, ou seja, é natural que oscilem.
Conta mais sobre os sintomas, se a pressão tá ok ou não..Ok amigo, em marcha lenta e motor funcionando a hastgate fica estabilizada, o problema é quando eu começo á pisar no acelerador com o veículo em movimento eu percebo de dentro do veículo a hastgate se movendo para cima e para baixo devido ao barulho característico do motor elétrico.
Sobre a pressão do turbo, em baixa ela demora encher devido ao atraso da valvula hastgate não fechar completamente, pois fica abrindo e fechando, de repente ela resolve fechar e aí fica normal a pressão, só fica boa se eu pisar do meio acelerador em diante.
Inclusive hoje ví outra Ranger 3.2 aquí na Oficina e é completamente diferente o funcionamento e a maciez ao dirigir, a pressão do turbo sobe suave, progressivo e sem dar socos ou qualquer incômodo ao pisar no acelerador.
Boa tarde !
Belas informações João, a Ranger ficou boa ? Qual foi a solução a ser tomada ?
Por gentileza compartilhe as informações com os demais.
Abraço.
>Boa tarde !
Belas informações João, a Ranger ficou boa ? Qual foi a solução a ser tomada ?
Por gentileza compartilhe as informações com os demais.
Abraço.A decisão para resolver o problema do meu cliente foi um novo agendamento de parar o veículo para a desmontagem do Turbo e encaminhar a peça ao remanufaturador, o veículo ficará parado durante uma semana ou mais, tempo gasto para a remoção e envio do componente.
apesar de ter recebido a ajuda de alguns colegas, a dificuldade técnica para analizar e detectar um defeito destes é muito grande, inclusive contando que este motor possue peças de alto valor , e mão de obra de custo elevado, seria impossivel de resolver o problema tão rápido.
além de exercer a área de mecânica, nestas horas também temos que ser engenheiros para descobrir certos defeitos, pois você não vai encontrar informações em livros, cursos técnicos, etc...., somente no dia a dia da vida real.
O termo técnico analizado por mim é que, existe insuficiência volumétrica de pressão do turbo em baixas rotações, por este motivo o atuador Wastgate fica alterando bruscamente as posições Up e Down ,causando desconforto ao dirigir o veículo.
Assim que tivermos uma informação com segurança passarei aos colegas aquí do fórum neste post, pois recebí uma mensagem do Adm. O.B
Obrigado Moderador O.B