Olá nobres colegas de profissão.
Estou com uma Ranger 3.2 2015 que apresenta funcionamento irregular em marcha lenta depois de trocar os injetores por novos. Não grava nenhum código de falha. Fazendo o cadastramento dos fatores de ajuste dos injetores, o funcionamento dela fica bom, parece que aceita o cadastramento dos bicos, mas se deixar mais de 2 minutos desligada, aparentemente "perde" o cadastro dos injetores e passa a apresentar funcionamento irregular, e ao acessar os fatores de correção dos injetores, os valores apresentados são diferentes dos que foram informados no cadastramento.
O que será que pode estar fazendo o módulo "perder" a informação de ajuste de injetores?
Respostas:
Os injetores substituídos são recondicionados, remanufaturados ou novos?
São de correta aplicação pra esse motor?
Você limpou a sede dos injetores e substituiu as arruelas das ponteiras?
Injetores novos originais Ford.
Sim, limpei a sede e substituí as arruelas de vedação, já que vieram arruelas novas com os injetores.
Entendido.
Mas foram adquiridos em distribuidor ou concessionário? Importante saber se realmente são de correta aplicação pra esse motor.
Você utilizou qual scanner?
O ideal seria usar o IDS ou algum outro de versão global como Autel, Snap on, Bosch...
Sendo assim, normalmente depois de alguns kms de ciclo recorrente, o software meio que realiza um "reconhecimento" de cada injetor.
Utilizo um PDL4000 da Snap-On, com a última versão de atualização.
Se eu fizer o cadastramento dos fatores de ajuste e manter a ignição ligada, ele "segura" o cadastro. Pode fazer vários ciclos de partida, aquecer o motor, rodar com a caminhonete, mas se desligar a chave por mais de 2 minutos, parece que o modulo "perde" o cadastro dos fatores de ajuste de injetores, e passa a apresentar funcionamento irregular.
Entendido.
Você verificou se existe código de avaria em algum outro módulo do veículo?
Saúde da bateria ok?
Converse com o chefe de oficina onde você adquiriu os injetores e explique a situação pra saber se ele sabe algo à respeito. Derrepente possa ter alguma atualização de software pendente pra esse modelo.
Me lembro que quando trabalhei com esses modelos em 2015 e 2016, sempre tinha alguma atualização recorrente...
Use outro scanner, pra mim está digitando algum dígito errado e cuidado com letras ou números. Ou tente fazer um de casa fez.
Ou todos direto
Eu tentaria cadastrar os bicos com outro scanner, e persistindo o sintoma partiria pra investigar o módulo do motor.
Foi tentado usando um Rhaster III, apresentou o mesmo problema, e com um Launch não é possível nem concluir o cadastramento de injetores.
O veículo possui uma única falha gravada na memória do módulo, relacionada á pressão do gás do ar condicionado, que o proprietário não autorizou consertar.
Nos resta apontar para problemas com o módulo de injeção. Será que vai ser necessário trocar o módulo de injeção deste veículo?