Prezados amigos
Estamos com uma Ranger da nova 3.2 limited ano 2013, aqui na oficina que esta com o seguinte sintoma :
Após reparo no motor e instalação ela funciona perfeitamente mas não acelera, foram feitos testes com o Scanner e acusou 02 erros intermitentes P0653 e P1935.
Testamos o pedal do acelerador em outra ranger e o mesmo esta funcionando perfeitamente.
Alguém dos amigos reparadores já passou por problema similar e tem alguma ideia do que devemos fazer ?
Obrigado pela Atenção .
Respostas:
Colega:
A principio analise as possíveis causas:
att. Diaz
Prezado Diaz
hoje fizemos mais uma bateria de testes, embaixo do pedal do freio tem dois sensores que aparentemente estão funcionando, você saberia mais sobre estes sensores, suas funções e que testes deveríamos fazer ?
Alguém aqui no fórum tem o esquema elétrico da ranger 3.2 , 2013 para tentarmos entender o caminho que o pedal do acelerador faz até o modulo ?
Obrigado pela ajuda !
Bom dia!
Semana passada chegou o chicote do motor que pensamos estar com problema e trocamos, mas a caminhonete continua sem acelerar .
1 -Já testamos o pedal do acelerador em outra ranger e esta ok;
2- Já testamos os dois sensores que ficam no pedal do freio em outra ranger e esta ok;
3- Achamos que o chicote do motor estava com defeito, trocamos por outro e nada de acelerar;
Alguém tem alguma ideia do que mais deveríamos testar para chegar a solução do problema ?
Obrigado pela ajuda !
segundo um site gringo P0653 se refere tambem a sicronismo motor atrasado,pode ocorrer desigamento de cilindros durante aceleraçao.o outro se refere a interruptor de freio.tente outro scaner.
Boa tarde!
Segue video mostrando o sintoma do problema presente e dados do scanner VCM IDS da Ford
vídeo no youtube : Link
Nesta imagem peguei os TDCs que estão presentes e abaixo o que cada um quer dizer segundo o scanner
Nesta imagem abaixo, peguei o log no Scanner e dá pra ver no grafico que o pedal do acelerador se comunica com o modulo, cada subida e decida do gráfico é quando aperto o acelerador
Prezado J B Luan. Pesquisei na internet. Quem sabe pode ajudar.
O que significa o código P0653
O código P0653 é um código de problema OBD-II padrão que sinaliza um erro com o circuito "B" de tensão de referência do sensor. O circuito "B" é uma área específica do circuito de referência do sensor, em oposição a um componente específico do circuito. Os sensores de movimentação do motor enviam sinais de referência de 5 volts para o módulo de controle do powertrain (PCM) e muitos outros módulos de controle, como o módulo de controle do painel de instrumentos, módulo de controle de tração, módulo de controle de cruzeiro e módulo de controle de temperatura. Quando o PCM ou qualquer um destes módulos de controle detecta uma falha nos sinais destes sensores, o código de problema P0653 será detectado.
O que causa o código P0653?
A maioria dos problemas que causam a detecção do código de problema P0653 são elétricos:
O mau funcionamento dos componentes elétricos entre os módulos de controle de interface
Fios de terra com defeito no PCM
Fios de terra com defeito em outros módulos de controle
Em casos raros, um PCM defeituoso ou outro módulo de controle
O mau funcionamento dos componentes elétricos entre os sensores do motor e o circuito de entrada PCM.
Quais são os sintomas do código P0653?
Quando o código de problema P0653 é detectado, ele provavelmente será acompanhado pela luz do mecanismo de verificação acender no painel de instrumentos. Também é muito comum para o veículo a experiência de desempenho do motor diminuído, tais como falha de ignição constante, baixa potência, Marcha lenta ruim e uma incapacidade de iniciar. A
eficiência do combustível também será diminuída.
Como faz um mecânico diagnosticar o código P0653?
O código P0653 deve ser diagnosticado com a ajuda de um scanner de código de problema padrão OBD-II. O técnico usará o scanner para observar os dados do quadro de congelamento e reunir informações sobre o código.
O técnico também observará quaisquer códigos de problemas adicionais que estejam presentes, pois todos os códigos devem ser endereçados na ordem em que aparecem.
O mecânico então redefinirá os códigos de problema e reiniciará o veículo, para ver se os códigos retornam. Se os códigos desaparecerem após este reset e reiniciar, então eles provavelmente são o resultado de um problema intermitente, ou eles foram acionados erroneamente.
Se o código P0653 retornar, o mecânico deve começar com uma inspeção visual que cobre todos os componentes elétricos que poderiam estar em jogo. Os fios, conectores e fusíveis entre os sensores do motor e os circuitos de entrada do PCM devem ser todos inspecionados, assim como aqueles que funcionam entre os módulos de controle de interface. Em seguida, os fios de terra em todos os módulos de controle devem ser examinados.
Se o problema for encontrado, o mecânico deve começar a inspecionar os módulos de controle para procurar componentes defeituosos ou módulos inteiros com defeito. Isso pode ser feito manualmente, ou pode ser feito com o auxílio de um scanner de barramento da rede de área do controlador (CAN).
Sempre que um componente no veículo é substituído, o mecânico deve redefinir os códigos e reiniciar o veículo antes de continuar com a inspeção e reparos. Isso garante que o mecânico será alertado assim que o problema for resolvido.
Obrigado Tuck pelas informações sobre o código P0653, mas você faz ideia do que pode esta causando o carro não acelerar ?
Alguém tem o esquema elétrico da Ranger 2013 para podemos seguir o sinal do acelerador até o Modulo ?
Olá boa tarde.
Me envie um email, que te respondo lhe encaminhando o diagrama.
Abraço.