Prezados colegas, troquei a caixa de distribuição de uma Ranger 3.0 ,( completa-correntes/relação,bomba de óleo,esticadores) ao término do serviço, o motor trabalhou perfeitamente, sem falhas...
Quando foi feito a substituição da tampa de válvulas (havia vazamento de óleo lubrificante), foi preciso retirar os bicos injetores, aí começou meu drama...
Foram enviados para limpeza e teste , porém ao monta-los , o motor apresentou falhas e excesso de fumaça, além de "castanhar"
No Scanner apresenta "válvula injetora n3 quantidade irregular", percebeu-se então que ao monta-los, havia uma arruela de vedação anterior , que foi posta juntamente com a nova que acompanhava os bicos.
Corrigido o detalhe, o motor parou com a fumaça , mas ainda "castanha" e tem um desempenho "amarrado", e no Scanner o código continua indicando "válvula injetora n 3 quantidade irregular"
Colocando água no alojamento do bico,com o motor em funcionamento , percebe-se, que o msmo borbulha, evidenciando vazamento de compressão,troquei-o de lugar e o vazamento persiste só nesse cilindro!
Pergunto : Existe uma tolerância "mm" para essas arruelas de vedação ?? Verifiquei TRÊS medidas diferentes(altura) e temo ter usado ou msmo misturado medidas !!
Agradeço antecipadamente o apoio !!!
Respostas:
casa do diesel diz:
Caro colega vc deve colocar arruela da mesma largura da antiga.
Arruela quanto mais larga menas compressão fica na camara de combustão;
Caso vc troque a arruela e continue vazando, vc deve fazer alojamento na camara do bico e tornear o bico injetor
Verifica o ponto para ver se está correto, qualquer coisa me add ou entre em nosso site www.casadodieselrs.com.br ou [email protected]
Obrigado pela dica, logo pela manhã vou remove-los e conferir , quanto ao ponto, creio estar correto, pois a encrenca toda só começou após a retirada dos injetores...
É possível essa fuga de compressão(apesar de pequena) influir na dosagem/queima do combustível??
Agradeço muito pela atenção e vou postar o desfecho do caso !!!
Agradeço aos colegas do fórum , em especial ao Casa do Diesel, pelo apoio na elucidação do problema da Ranger.
De fato as arruelas estavam trocadas, e com um pouco de fuga de compressão pelo alojamento dos bicos injetores.
Foi aplicado as arruelas corretas ( "2mm"), o que já eliminou a fuga de compressão e corrigiu a projeção do diesel na câmara
o motor parou de "castanhar" ,logo bastou limpar a memória de erros no Scanner e a pick-up ficou tinindo!!
Valew pelo apoio, espero poder ajudá-los em outra ocasião !!