pessoal, estou com uma ranger 3.0, diversos problemas, o carro estava com a mangueira que liga a saída da bomba elétrica ao cabeçote da peça completa solta, porém o carro funcionava quase normalmente, só falhava as vezes quando colocamos o pé no fundo do acelerador, quando retiramos o tanque percebemos também que a linha de retorno estava com óleo, e a linha principal vazia, para c ter uma idéia fizemos o teste de retirar as conexões do filtro de diesel e o carro não desligava, o filtro seco e o carro estava pegando e andando normalmente, ou seja, como o tanque estava lotado o carro estava sendo alimentado pela linha de retorno.....
bem, resolvido esse problema e feito a limpeza das peneiras do tanque agora o carro jorra diesel pelo filtro, acontece q depois disso o carro está fraco e falha, oscila na lenta e o motor está mais barulhento que o normal....
trocamos a pcv e fcv da bomba de alta, não houve alteração alguma.....
o aparelho de diagnóstico não indica nada de anormal......
o carro tá no ponto, atuadores e corrente do sistema ok...
aparentemente nada elétrico com falha....
quando o carro está parado e colocamos o pé no acelerador o carro chega a 2900rpm e falha oscilando um pouco o giro
quando vc está andando e acelera moderadamente o carro sobe o giro, lentamente mas conseguimos chegar aos 4000rpm
abastecemos com diesel aditivado e colocamos o clean da bardhal no tanque para ver no q dá
o carro não coloca fumaça alguma pelo escapamento
Respostas:
amigo boa noite seria bom fazer um teste de pressão de combustivél e ver também o sensor do pedal embreagem esse motor quando esta com os bicos injetores com falha faz um barulho feio ,já passei por um problema parecido.:
casa do diesel diz:
Caro colega Rafael quando o sistema common rail oscila na lenta e faz barulho diferente é provavel que seja bicos injetores, cuidado porque os bicosbsão calibrados tem que ficar na mesma posição.
Eles poderão estar fora e deverá fazer atracamento nos bicos e não vai aparecer no scanner.
casa do diesel diz:
Caro colega Rafael quando o sistema common rail oscila na lenta e faz barulho diferente é provavel que seja bicos injetores, cuidado porque os bicosbsão calibrados tem que ficar na mesma posição.
Eles poderão estar fora e deverá fazer atracamento nos bicos e não vai aparecer no scanner.
TAÍ UM OTIMO PALPITE.. SIGA O RACIOCINIO DO NOSSO COLEGA TB APOSTO NISSO.
pessoal, na minha cidade nenhum mecanico quer retirar os bicos, não tem a ferramenta especial e tal, tem medo de quebrar e cada um custa 1280, fato q ocorre q o carro agora está melhorando a força, abasteci com diesel podium e coloquei um aditivo da bardhal, fato que agora com o motor quente o carro não limita mais o giro que antes ficava em 2900rpm de máximo, agora ela vai a 4500rpm, o carro está muito amarrado ainda, era um foguete e hj anda como um carro 1.0....
vou usar esse tanque de combustível todo e talvez mais uns 2 com diesel podim para ver no que dá, senão irei a um autorizado próximo a minha cidade para fazer o serviço.....
é pouco provável que o bico ou os bicos voltem ao normal....mas vou fazer o teste a título de experiencia
alguem recomenda algum produto para limpeza dos mesmos??
Colega, a algum tempo postei um tópico com as dificuldades que eu estava encontrando , com uma Ranger 3.0 !!
Troquei as correntes e os atuadores da caixa de distribuição, e a pick-up ficou 100%, quando precisei , remover os bicos
para substituir a tampa de válvulas, aí começou meu drama...
Sem desconsiderar os outros colegas que me auxiliaram, assim como os demais que estão te auxiliando , o colega Casa do Diesel, fez uma observação certeira no meu caso, seria conveniente vc considerar também esse fator por ele mencionado !! Abçs e boa sorte no desfecho do caso !!
ok, quero retirar os bicos e levar para calibrar, pois na minha cidade nenhum mecanico quer fazer, nem na autorizada.....lá eles já falam em trocar tudo ao custo de 5000.....
alguem tem o procedimento para retirada deles? todo mundo fala que dá mto trabalho....
Pois é colega, o serviço é relativamente simples, bastando soltar as linhas de pressão , desligar os conectores elétricos, e
remover os injetores...o problema é quando um deles ou TDS ficam "encalacrados" aí danou-se !!
No meu caso eu removi a tampa de válvulas ,e precisei quebrar o alojamento do injetor ( denom. tumba segundo o cód. da MWM e custa pouco), jogar um DOT 3, e no dia
seguinte, enrolar um cabo de aço fino, no CORPO da peça e com a girafa,( isso msmo , eu usei a girafa) pois eles não podem receber pancadas,aí ele foi saindo aos poucos,
sob aplausos da oficina inteira rsrsrsrsrsr
Só não cometa o msmo erro que eu cometi, marque cada um em seu respectivo lugar e suas arruelas também, pois como vc já
pôde constatar, qualquer detalhe mínimo despercebido, vira um abacaxi, até vazamento de compressão aconteceu comigo!!!
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Logo abaixo da tampa está o alojamento do injetor espero que vc não precise, mas se vc tiver esgotado as opções, só resta
quebla-lo msmo...Boa sorte na empreitada, e poste o resultado do desfecho do caso colega !!!
casa do diesel diz:
Obrigado colega Herman por salientar nosso nome é bom receber elegios de pessoas qualificadas com vc!
Vc pode colocar tbm catalizador de massa rápida ele penetra mais no bico para soltar.
qual a marca da pcv q vc colocou?
pois aqui colocquei uma de um fabricante famoso e não resolveu, então coloquei uma q tinha p/ teste e o carro ficou ok, com essas mesmas caracterisitcas, e vc colocou o scanner e andou com o carro? q ual a pressão , ela esta travando?
a valvula pcv só esta funcionando bem a da siemens, não arrisco outra.
( mais esse carro aí , como ele tava funcionando c/ tds esses defeitos ainda, misterio???????????????????????)
a um ano atraz peguei uma ranger maudita destas para funcionar levei os bicos para parametrizar
em uma oficina de bomba injetora que parecia um palacio de tão chique blz todo mundo falava uma
coisa diferente eu trabalhei naquela bosta 30 dias ininterruptos eu fiz tudo e a pora dos bico nao pulçava eu
mexi tanto no chicote que eu decorei a posição dos fius eu tava ficando louco eu pegava o modulo painel e
chave levava em outra ranger e ela pegava de primeira eu queria por fogo nessa bosta
todo mundo que falava que era bao eu falava pode funcinar que eu pago o dinheiro ta escutando a converça
nao tinha pulço na tomada dos bicos eu gastei 20 tubos de desingripante jogando na adm pra ela funcionar
vou te contar cada vez que vejo um ranger eu sofro em silencio a o scanner nao dava nen um codigo de falha
foi coisa de cinema terror pra mim :
pessoal, abasteci com o diesel podium e coloquei um frasco do bardhal....o carro está melhorando a cada km rodado, hj por algumas vezes ele respondeu normalmente, coloquei uma valvula siemens, a paralela é a delphi, tem funcionado nos carros por aki....
Complicado confiar que esse carro vai ser consertado colocando aditivo e bardhal. Muito cuidado em assumir um serviço utilizando estes artificios pois qualquer dano grave ao motor decorrente dum calço hidraulico por exemplo ou qualquer outra pane o cliente pode vir em cima de vc. Fica alerta com isso
Pois é colega Gordin01, são relatos como o seu, e também por experiência própria, que faço questão de compartilhar
com outros colegas tudo que possa ser útil á eles no sentido de resolver o problema !!
Felizmente eu sofri um pouco menos que vc, uma semana pra ser exato, mas o suficiênte para adquirir mais critério na execução de um
eventual reparo numa Ranger...
Para vc ter uma idéia do quão importante é essa corrente de informações, eu também estava atrás de pulsos no bicos da Ranger, só descobri mais tarde , que esses pulsos , dificilmente serão identificados nos testes usuais, pois o bico não usa bobina eletromagnética
e sim um cristal (piezo eletrico) que altera sua geometria na passagem de corrente, e que só msmo o osciloscópio para identificar a presença dos pulsos de maneira correta !!
Mas é isso aí colega, sou solidário com o seu desabafo, só quem passou por isso, sabe o que é...Abçs e boa sorte na próxima !!
amigo hermam por enquanto nao se fala de ranger e peugeout pro gordin nao que ele vira o bicho, mas è isso ai gordin
as vezes trabalhamos na unha mesmo mas è que isso ta no nosso sangue. sucesso ai meu amigo.
AMIGO BOA NOITE QUANDO O CLIENTE CHEGA NA MINHA OFICINA COM UMA RANGER PARA FAZER REPARO QUE PRECISA RETIRAR OS BICOS AVISO PRA ELE DAS DIFICULDADES PODEM OCORRER COMO TROCA DO CABEÇOTE TAMPA DE VALVULA E DOS BICOS QUANTO A REMOÇÀO DOS BICOS EU REMOVO O CAPU: COLOCO UMA CONEXÀO COM MESMA ROSCA DO BICO NA PONTA DE HASTE 12MM ESPESSURA COM UNS 60 CTM COMPRIMENTO COLOCO UM VOLANTE DE MOTOR MB NO MEIO DA HASTE COLOCO DESINGRIPANTE E SOCO DE BAIXO PRA CIMA TEM VEZ QUE DA CERTO //?QUANDO NÀO O CLIENTE FICA PREPARADO PARA O PIOR NUNCA MAS COMPRA RANGER "PORQUE NàO E PARA O PADRÃO DO BRASILEIRO QUE GOSTA FAZER RECUPERAÇÀO QUANTO A LIMPEZA DO SISTEMA EU ESTOU USANDO UM PRODUTO QUE MANTEM O SISTEMA SEMPRE LIVRE DE AGUA E VARIAS COISAS INDESEJAVEIS NOS NOSSOS TANQUES UM LITRO TRATA 1000 LT CUSTA 60REAIS TE PASSO O NOME DA EMPRESA JA ABRIR BOMBA COM 800 MIL KM COM OS COMPONENTES INTERNOS NOVOS SEM O ATAQUE DA AGUA E OUTRA COISA NO TESTE DE OPACIDADE E DIFICIL OVEICULO NÀO PASSAR DOS QUE VENDEM NO MERCADO E QUE TEM NOME NENHUM PASSOU NO TESTE
meus amigos Herman e Sonene se chegar uma ranger e um peugeot juntos na minha oficina de uma vez eu tiro a roupa e saio correndo rsrsrsrsrs eu to interreçado em comprar um osciloscopio ja faz um bom tem so que falta um pouco de informação to pesquizando pra fazer uma boa compra a tambem quero compra um LAUNCH como scanner de importados mais o mais importante eu tenho que são vcs como amigos boa sorte a todos nos e que hoje seja um dia abençoado a todos.
nao sou mecanico de diesel, mas esteve na minha oficina a um mes atras uma ranger 3.0 com o mesmo probelma e o defeito foi no regulador de pressao que vai junto a bomba de combustivel no tanque.
rapaz vc tem certeza q estamos flando do mesmo sistema ????????????????????????????????????????????????????????????
valvula reguladora de combustivel no tanque range diesel
esqueçam esse tal de girafa com cabo de aço, volante de mercedes se vcs quiserem me peçam por email q mando as fotos e as dimenções de um saca de respeito q projetei, lógico tem q ser quebrada a tampa e tb os portas elementos de aluminio.
e tb não a necessidade de marcar posição desses injetores,faço isso aqui constantemente, mudo as posiçoes e o carro funciona normalmente ok, ( salve se esse já estiver com um defeito q foi necessa´rio uma regulagem ddiferente, como projeção de cilindro errado em algum cilindro e td algum defetio no assentamento da arruela de vedação dom desgaste acentuado.
esta ranger é a 3.0 diesel, 2008 estava fraca como se estivesse enbuchada, quando forçava o barulho do motor ficava diferente, em qualquer subida ela pedia macha, como nao entendo de diesel o cliente foi p outra oficina e depois me disse que era o regulador de pressao.
É isso aí colega Dinho, grato pelas suas considerações em torno do assunto, o fato é que muitos colegas reparadores, tem certa dificuldade com motores diesel com gerenciamento eletrônico, e eu sou deles rsrsrsr...
Partindo desse princípio, procuro sempre marcar bem as posições, para evitar ou pelo menos diminuir a possibilidade de transtornos
na montagem, como aconteceu com a Ranger em questão !!
O colega poderia usar esse tópico para enviar alguns anexos do seu projeto para apreciação dos demais colegas, ficamos no aguardo de
seu retorno... Obrigado .
pessoal, o carro ainda continua com o referido problema, já fiz algumas viagens usando diesel poduim e aditivo bardhal, o carro por algumas vezes fica normal, mas constantemente apresenta o problema de fraqueza, qualquer subida pede marcha, ultrapassagens só com o motor acima de 3000rpm e já estou sentindo que isso pode me custar a embreagem.
as válvulas pcv e fcv já foram trocadas, o filtro de diesel jorra óleo quando desconectamos para ver c vem óleo do tanque, passamos o aparelho e não acusa nada de errado, o carro está barulhento, como se fosse uma hilux 2.8, mas isso é intermitente tbm, oscila a marcha lenta, já me falaram em retirar os bicos para limpeza.....
mas há casos do problema com os bicos seja intermitente??hora o carro fica bom e hora fica fraco....
por exemplo, na quinta passada saí d campos-rj para BH, saí na madrugada e andei 60km com o carro fraco, daí quando fui passar por uma cidade em que tive q reduzir o carro vai e fica normal, depois na rodovia vai ficando fraco novamente, eu trafego na estrada a 100-110 em quinta marcha.....
na sexta feira, chegou aqui uma ranger com esse sintoma, as vx andava bem e em outras não, um corte na aceleração igual a pcv c/ defeito, pedi ao meu mecanico p/ trocar a pcv, sem fazer teste pois isso aqui é corriqueiro, então quebrei a cara o carro continuou do msm jeito, conectei então o scanner e acusou o sensor de pressão do turbo, após uma analise melhor ,vimos q a temperatura de ar estava em 100 gr a -42, e a pressão não oscilava no painel, teste vai e teste vem , acusando tb na memmoria da uc, sem acender a luz de anomalia no painel, e era somente um fio quebrado na saida do sensor,
se o motor castanha é sinal de projeção, bico , ou junta aplicada errada, falta de arruela de vedação, faça tb um teste , coloque uma arruela de 0,5 mm mais grossa e veja o resultado ok.
mais tudo tem q vim acompnhado de diagnóstico vi a scanner tchutchuca, hehhheh.
pessoal, trokei o filtro de diesel novamente e o carro aparentemente voltou ao normal, eu havia colocado um international, ao custo de 170 reais, agora colokei o WEGA a 70 reais....carro por enquanto ótimo
Bom Dia, estou montando uma Ranger 3.0 e não está chegando energia nos bicos nem na unidade de comando, gostaria de saber se tem alguma dica ou se pode me enviar o sistema eletrônico deste veículo.