BOA NOITE AMIGOS.
ESTA RANGER NAO TEM POTENCIA, NAO PASSA DOS 3.000 GIROS
ELA NO HURRA A TURBINA.
ESTE VEICULO CHEGOU NA OFICINA REBOCADO, INTERRUPTOR INERCIAL COM DEFEITO.
MAS RESOLVI ESTE PROBLEMA. NA VIAGEM DE TESTE PERCEBI FALTA DE POTENCIA E AÍ RESOLVÍ RASTREAR E DEU CODIGO P0091(valvula dosadora de combustivel)testei o circuito eletrico, tudo ok (obs.luz de injecao nao acende).
Verifiquei pressao da bomba de baixa, com 1.0 bar (NAO SEI QUAL VALOR CORRETO,MAS CADA INFORMACAO QUE PEGO UNS DIZEM 0.3 BAR OUTROS 0.5 BAR OUTROS 1.3 A 1.7 BAR OUTROS 2.0 A 3.0 BAR E OUTROS 4.0BAR) NA VERDADE FICA A PERGUNTA GUAL A VERDADEIRA PRESAO DE BAIXA DESTE CARRO?
NAO CONSIGO FAZER O DIAGNOSTICO SEM ESSA INFORMACAO DE PRESSAO DA LINHA DE BAIXA CORRETA.
SE ALGUEM PODER ME AJUDAR, FICO MUITO AGRADECIDO.
AUTO TECNICA
LUIZ ANTONIO VIEIRA
TROQUEI BOMBA DO TANQUE E PROBLEMA RESOLVIDO.
Respostas:
boa noite, amigo o codigo P0091 diz o seguinte - controle de pressão do rail,quanto a pressão da bomba é de 1,3 a 1,7 antes do filtro de combustivel, verifique tambem o pré filtro que está dentro do tanque de combustivel, espero ter ajudado ok.
A pressão da linha de baixa é de 0,3 bar (pode confiar que essa informação é verificada na prática).
Entretanto se a sua linha de baixa está dando 1,0 isso não provocaria falha no sistema visto que a bomba de alta estaria sendo alimentada normalmente. O único problema que essa pressão excessiva poderia dar seria o desgaste prematuro da bomba de baixa.
Vc já mandou testar os injetores? Esse defeito aí tem cara de excesso de retorno nos injetores. Então faça o teste da vazão de retorno.
Com o motor aquecido e em marcha lenta, em 5 minutos de teste, o retorno dos injetores deve dar entre 20 e 25 ml (cada um deles).
Abraço do clever
www.piratatofora.com.br
casa do diesel diz:
Caro colega eu não sei de onde tiraram essas medidas, mas bomba de alta do diesel tem que ter no minimo dois Bar.
Mas teu problema está na valvula de controle de pressão vc pode testar assim:
A resistencia na valvula nos terminais 01 e 02 com a ignição desligada deve ter 1,5 a 15 Ohms terminal é terra eo branco com laranja é 12v.
Acontesse muito nas master da bomba de baixa estar queimada e o motor funcionar por indução do diesel.
Concordo com o CASADODIESEL, provável defeito na mprop, mas antes de mais nada, verifique o que disse o amigo cabeça e retire o tanque. Não sei como é por aí, mas na minha região(MS/interior) a qualidade do diesel é sofrível. Ocorre que 10 entre 10 Ranger que chegam em minha oficina tem reclamação de falta de potência, e o defeito é sempre o mesmo: pré-filtro da bomba de baixa obstruido(ATENÇÃO, para quem nunca viu antes este sistema, existem 2 pré filtro na bomba. 1 externo semelhante aos do ciclo otto e outro interno, já na bomba mesmo, cerca de 20mm de diâmetro que é o problemático). Ressalto que a informação do amigo cleverman está correta, pressão de baixa entre 0,3 e 0,5 BAR, mas nem sempre se consegue uma leitura precisa desta no caso de entupimento do pescador...
caro colegas
eu tambem estou com a casa do diesel e o gnoato o cleverman deve estar assistindo a novela tititi e pegou estas medidas com o chakleguer ou com o víctor valentin.
abraço a todos.
bom dia luiz antonio ranger é foda mesmo da trabalho
Gnoato e casa do diesel sao os homens de preto nessas paradas ai
oque eles te passaram sao de experiencia do dia a dia
pode confiar nessas informaçaoes que eles te falaram
mais ai poe seu email ai e vou te mandar o manual dessaranger pra vc
poder tirar essas informaçoes a limpo
gnoato e almeida ajudam centenas de companheiros aq no forum inclusive eu
se alguem quiser esse manual poe o email ai blz um abraço
valeooooooooooooooooooooo
rimla escreveu:
bom dia luiz antonio ranger é foda mesmo da trabalho
Gnoato e casa do diesel sao os homens de preto nessas paradas ai
oque eles te passaram sao de experiencia do dia a dia
pode confiar nessas informaçaoes que eles te falaram
mais ai poe seu email ai e vou te mandar o manual dessaranger pra vc
poder tirar essas informaçoes a limpo
gnoato e almeida ajudam centenas de companheiros aq no forum inclusive eu
se alguem quiser esse manual poe o email ai blz um abraço
valeooooooooooooooooooooo
caro colega
BOA TARDE RINLA, manda o email deste manual da ranger pra min não tenho quase nada da ranger, te agradeço muito amigo.
coloque 12 volt na PCV,E 12 NA VCV!! PARA TESTE
AMBAS TEM QUE ATRACAR COM 12 VOLT DIRETO!!
NÃO A SEGREDO!!!
RETIRE A VALVULA REGULÇADO RA DE PREÇÃO DO COMBUSTIVEL
A QUE VAI ACIMA DA BOMBA DE AUTA PREÇÃO
E VEJA SE NÃO A SUJEIRA NELA!! EM SUA PONTA!
COSTUMA JUNTAR INPURESA E INFLUIR NA VASÃO DE COMBUSTIVEL!!
obrigado cabeça por me ajudar, a dica do pre- filtro foi batata, realmente aquela tela de metal estava obstruida.
Mas optei por trocar a bomba e o filtro de combustivel e resolveu o problema.
OBS:
antes de substituir bomba e filtro, a pressao era de 1.0 bar e vazão de 2.5 ml,
depois da troca a pressao baixou para 0.5 bar e vazao para 4.5 ml.
MINHA CONCLUSAO É QUE NESTE MODELO DE MOTOR A VAZAO É MAIS IMPORTANTE QUE A PRESSAO.
MUITO OBRIGADO
LUIZ ANTONIO VIEIRA
CONFIRMADO, CASA DO DIESEL, DEOPOIS DE SUBSTITUIR BOMBA E FILTRO A PRESSAO FICOU BAIXOU PARA 0.5BAR E VAZAO SUBIU PARA 4.5 ML(ANTES ESTAVA E 2.5 ML).
AS VEZES NAO DAMOS IMPORTANCIA A VAZAO,MAS ISSO É UM ERRO MESMO NOS SISTEMA CAMOM RAIL.
OBRIGADO PELA AJUDA
LUIZ ANTONIO VIEIRA
BOA NOITE VILMAR, OBRIGADO POR ME AJUDAR.
VOCE MATOU A XARADA, O PRE FILTRO AQUELE DE METAL DE 20 MM ESTAVA OBSTRUIDO, SUBSTITUIR A BOMBA DE COMBUSTIVEL E FILTRO E RESOLVIDO O PROBLEMA.
VOU TE ADICIONAR NO MEU MSN, ME ACEITA AÍ.
QUEM SABE POSSO TE AJUDAR UM DIA, MUITO OBRIGADO.
LUIZ ANTONIO VIEIRA
casa do diesel diz:
Caro colega olhei o manual e é 1.3 a 1.7 a pressão nominal antes do filtro e a vazão é alta mesmo para compensar pois o retorno é maior que a entrada.
Desculpa não ter te dado está dica do pré filtro no manual é a primeira como disse o colega gnoato só não mando o manual dela porque tem 214 pag. caso queira vou copiar o cd com o curso.
Aqui a oficina está lotada mas acho um jeito.
coloca seu email ai valdek que mando o manual pra vc
OPA, MANDA QUERO SIM ESTE CD.
OBRIGADO POR ME AJUDAR, ESPERO UM DIA TE RETRIBUIR TAMBEM.
OK.
LUIZ ANTONIO VIEIRA
rimla escreveu:
coloca seu email ai valdek que mando o manual pra vc
Rimla, se puder manda este material pra mim também, obrigado.
Luiz Antonio, que bom que deu certo. Agora pra finalizar o serviço edita lá o tópico para resolvido. Abraço e conte comigo.
BOA NOITE AMIGOS DO FORUM.
OBRIGADO PELO INTERESSE EM ME AJUDAREM,É COM SATISFACAO QUE RETORNO A ESTE FORUM PARA POSTAR A SOLUCAO DESTE DEFEITO.
COMO OS NOSSOS COLEGAS AVIAM DITO, HAVIA UMA OBSTRACAO NO PRE-FILTRO DA BOMBA DE COMBUSTIVEL(AQUELE DE METAL DE 20 MM).MAS COMO A BOMBA ESTAVA COM UMA APARECIA MUITO FEIA, RESLVÍ TROCAR A BOMBA E FILTRO DE COMBUSTIVEL.
RESULTADO: A PRESSAO VOLTOU A 0.5BAR E VAZAO SUBIU DE 2.5 PARA 4.5 ML E O CARRO VIROU UM AVIAOOOO!!!!!!! RSRSRSRS.
MUITO OBRIGADO E ATÉ A PROXIMA, E QUE SEJA BREVE.
ADORO TER QUE BOTAR A CABEÇCA PRA FUNCIONAR.
LUIZ ANTONIO VIEIRA
MANDEI UM EMAIL PRA VOÇÊ RINLA TE AGRADECENDO, VALEU MESMO MUITO BOM.
rimla escreveu:
bom dia luiz antonio ranger é foda mesmo da trabalho
Gnoato e casa do diesel sao os homens de preto nessas paradas ai
oque eles te passaram sao de experiencia do dia a dia
pode confiar nessas informaçaoes que eles te falaram
mais ai poe seu email ai e vou te mandar o manual dessaranger pra vc
poder tirar essas informaçoes a limpo
gnoato e almeida ajudam centenas de companheiros aq no forum inclusive eu
se alguem quiser esse manual poe o email ai blz um abraço
valeooooooooooooooooooooo
[email protected] por favor amigo me mande esse manual
boa noite estava a procura de soluçoes sobre a ranger a achei este site por favor se puder me ajudar estou com uma ranger e no raster acusa p0091 curto cirtuito e nao funciona nem no spray fui medir os fios de estrada dos solenoides da bomba tanto do dosador do retorno quanto da entrada ambos um fio da 12 v e o outro da 4.2 v esta certo ele dar retorno assim?
desde ja agradeço no que puder me ajudar
casa do diesel diz;
boa noite colega,seria melhor vc criar um tópico novo, amanhã vou dar uma olhada em uma que está em nossa oficina e te repasso, mas cria um novo!
Abraço
agrodiesel escreveu:
rimla escreveu:
bom dia luiz antonio ranger é foda mesmo da trabalho
Gnoato e casa do diesel sao os homens de preto nessas paradas ai
oque eles te passaram sao de experiencia do dia a dia
pode confiar nessas informaçaoes que eles te falaram
mais ai poe seu email ai e vou te mandar o manual dessaranger pra vc
poder tirar essas informaçoes a limpo
gnoato e almeida ajudam centenas de companheiros aq no forum inclusive eu
se alguem quiser esse manual poe o email ai blz um abraço
valeooooooooooooooooooooo
[email protected] por favor amigo me mande esse manual
rimla mande pra mim.
abraço
Senhores, estou com o mesmo defeito codigo p0091
ja revisei toda linha de baixa pressao
ja troquei as valvulas pcv e vcv sensor de alta pressao
testei chicotes conectei multitest nos conectores e balacei para verificar alguma leitura erada
o carro anda o dia quase todo normal mais depois de ficar desligado/parado por um tempo, e volta rodar no carro ele aparece a falha P0091 entra em modo de segurança, com carro em movimento eu desligo e religo o carro o defeito some fica tudo normal ate eu desligar o carro novamente
obs!! quando o carro estar com o defeito a pressao do rail na macha lenta fica acima de 500bar neste momento se eu desligar a valvula pcv o carro nao morre.
Espero que possam me ajudar, desde ja agradeço
TENTE FAZER UM TESTE DE RETORNO DOS INJETORES EX= REMOCA OS RETORNOS DOS INJETORES IZOLE OS CANINHOS DE RETORNO E COLOQUE OUTROS ADAPTADORES LARGANDO OS RETORNOS EM FRASCOS DIFERENTES E DEIXE FUNCINANDO POR ALGUNS MINUTOS E VEJA SE NÃO EXISTE EXEÇO EM ALGUNS NÃO PODE DAR MAIS DOQUE 20% MAIS RETORNO DOQUE O QUE DEU MENOS RETORNO ,POIS FALA EM FUGA DE COMBUSTIVEL TEM A VER ELA PODE ENTRAR EM SISTEMA DE SEGURANÇA
Casa do diesel!!! Qual a pressao correta da bomb a de Alta? Minha Ranger apresenta no scanner 173 bar NA lenta. Alguem pode orientar???
casa do diesel diz:
Caro colega a pressão é de 1,2 a 1,5 BAR mas a vazão é alta, tem que passar bastante diesel!
AMIGO CASA DO DIESEL!
A BOMBA DE ALTA DA RANGER ESTÁ APRESENTANDO, ATRAVÉS DO SCANNER, 173 BAR NA LENTA. VERIFIQUEI EM OUTRA CAMIONETE E A PRESSÃO NA LENTA PASSA DE 300 BAR. QUAL A CORRETA?
casa do diesel diz:
Caro colega a pressão para abrir os bicos é acima de 200 BAR depois na lenta oscula entre 350 e 480 o modulo faz a regulagem conforme necessidade!
A RANGER NO PEGA ELA CHEGA A ATINGIR 220/240BAR NO PICO DEPOIS BAIXA PARA 170 E OSCILA PARA 180 BAR NA MARCHA LENTA
Vendo apostila pratica de recuperação e troca de peças de injetores eletronicos feita por mim .Qualquer um pode recupera-los com esta apostila,altamente pratica e resumida,todos os componentes de regulagem,medidas para regulagem ,onde regular possiveis defeitos,recuperar sem precizar trocar peças,etc.mais informaçoes adicionais por e-mail. [email protected]
Caros colegas, também gostaria de receber a apostila citada neste tópico, se alguém puder enviar, agradecerei imensamente!
Estou iniciando em injeção diesel e de cara peguei uma ranger com a ranger apresentando a falha 091 e 092, iniciarei as checagens sugeridas pelos colegas.
Não tenho nenhum material de injeção diesel, se puderem enviar, todo material sobre o assunto é bem vindo!
Abs!
casa do diesel
Caro colega add meu skype que passo a vc!
Olá amigo, te adicionei aos meus contatos do skype, desculpe não ter postado o e-mail, simplesmente esqueci, em todo caso, segue: [email protected], é também, o endereço vinculado ao skype.
Obrigado mais uma vez!
Carlos