Pessoal, meu carro precisou trocar o KIT da corrente de distribuição, após essa troca o carro está com dificuldade de partida a quente, frio funciona tudo normal, porém quando saio e aquece o motor, eu desligo o mesmo e tento dar a partida em seguida o carro tem dificuldade em funcionar, tem q insistir umas 2 ou 3 vezes, se eu antes de desligar o motor parar e deixa-lo em lenta por uns 30 segundos essa dificuldade em pegar diminui, eu penso que o veículo pode ter ficado fora do ponto, será que é isso mesmo? mas aí o mesmo estaria adiantado ou atrasado? eu acredito que seria adiantando e está abrindo a válvula antes do ideal.
Como fazer esse ponto ficar certo? eu não vi mas me disseram que essa engrenagem é louca....gostaria da opinião de outros reparadores além do mecanico que está revisando o carro.
obrigado
Respostas:
A ranger é sua mas você é mecanico?se não for leve em quem é profissional esse motor tem ferramentas especiais pra fasagem do motor. E se você é mecanico tem muitos outros testes a serem feitos.. e você não postou ainda, aguardamos suas verificações, senão fica aquela velha especulação dum suposto defeito por todo mundo.
a ranger é minha, eu sou engenheiro de produção e trabalho com gerenciamento de manutenção, além de ser especialista em turbomáquinas, ou seja, não tenho experiência em motores a diesel, mas trabalho com mecanica e automação. que ferramentas especiais são essas? é a q que trava o motor? o pino de fasagem? o carro antes de trocar a corrente não tinha esse problema.
Pesquisando na net vi que antes de retirar a corrente tem que travar o comando e o eixo, e existe uma seta na caixa de distribuição da ranger, desse modo acredito que o mecanico perdeu o ponto do carro, já que não presenciei ele travar o comando do motor....
a questão agora é como ele vai encontrar esse ponto morto superior? esse ponto é o pistão mais próximo do cabeçote com as 4 válvulas fechadas, no caso o primeiro cilindro...??
Não trabalho exatamente com isso mas tenho interesse em me desenvolver no assunto e conto com a ajuda de um site confiável e utilizado por pessoas competentes no assunto.
O veículo tem 200 mil rodados e nunca teve graves problemas com injeção, somente a peneira entupida no tanque e a troca da PCV, não acende luz de falha no painel, o motor funciona muito bem, tem força e não faz barulho estranho, após a troca de correntes ficou silencioso, não há vazamento no sistema de diesel, filtros novos e a bomba no tanque está ok, sem falhas e jorra óleo pela descarga do filtro quando retiro a conexão.
Quais seriam esses outros testes a que voce se refere e o que eu teria que desmontar para verificar a posicão das válvulas e pistão? o mecanico me falou que retirar um bico desses original é uma tarefa exaustiva.
Rafael esse motoré fasado usando um pino de fasagem no volante identificado o 1° cilindro em pms e o comando vc introduz uma ferrament apelo bocal de enchimento de oleo é uma vareta q casa no chanfro do comando de valvula.
outros testes a serem verificados:
* aplicar spray desengripante (frasco novo) na boca do coletor pra certificar se é falta de combustivel
* acessar por meio de aparelho de diagnostico quais avarias se é que existem..ranger não acende luz de injeção facil, memso estando com pcv com defeito raramente acende luz avisando
*verificação da compressão
* se no momento q não pega a quente tem combustivel vindo da bomba no filtro diesel é simples remov a mangueira tem q sair bastante diesel e sem bolhas.
* analizar sistema de carga de bateria se está ok
* sensor de temperatura está ok?
Defeitos existem aos milhares e a distancia a gente só pode dar palpite estes teste eu uso no dia a dia e são fundamentais pra se ter um diagnostico rapido de qualquer sistema diesel ou ciclo otto eletronico ou não.. esses bicos são chatos de tirar mesmo seu mecanico deve estar com medo de quebrar a tampa de valvula o grande mal disso é que os bicos não forma montados com a graxa especial pra injetores common rail , tenha paciencia deixe seu mecanico trabalhar tranquilo nela assim as coisas ficam mais faceis.
Favor manter contato aqui no forum e se caso resolver poste a solução
Se a caminhonete já pegou sujeira do tanque, entupindo peneira, danificando a válvula PVC, pode ser que esse mesmo diesel tenha afetado os injetores,ao aquecer o combustível os injetores apresentam o defeito perdendo a pressão, assim podem estar dando retorno excessivo e consequentemente perdendo pressão do sistema. O seu mecânico deve instalar um manômetro na linha de alta pressão, e verificar se ela atinge a pressão ideal para partida, mas tem que medir só na partida, depois que pegar a pressão normaliza.
amanhã decidimos verificar o ponto novamente, pois antes de ser efetuada a troca das correntes o veículo não apresentava este problema...
em relação ao diesel, já verifiquei que chega normalmente, quando a pcv tive que trocar porque um mecanico anterior estragou a mesmo tentando armá-la com a bateria do carro.
sempre coloco diesel de ótima qualidade, muitas vezes o podium da BR, troco o filtro de diesel a cada 6 mil rodados, o entupimento do pré filtro foi ocasionado por uma sujeira bem fina...fácil de limpar...utilizo aditivo da bardhal tanto no diesel e no motor
pessoal, quando retiro a tampa de abastecimento de óleo do motor, fica saindo uma fumaça, suspirando vapor, isso é normal?
quanto ao problema de falta de diesel, se houvesse problema nesse sistema o carro não teria que falhar ou perder força? coloco o pé no fundo do acelerador e o carro vai com mta força e sem cortes....
se fosse o problema na bomba elétrica no tanque...acredito que faria com o carro com o motor frio, e nessa condição ela pega sem problemas...
antes de trocar essas correntes, ela quebrou uma das guias, parafuso e pino na caixa de distribuição, arrebentou a guia fixa da corrente superior, quando isso ocorreu o carro ficou ruim de pegar a quente, paramos e efetuamos o reparo, colocamos uma guia nova com o parafuso e o carro ficou normal, mas começou novamente fazendo o barulho nas correntes e resolvemos trocar o kit, foi comprado o da RCZ.
Colega vc disse q ainda demora pegar.. se vc aplicar spray na adimissao e pegar na hora é pq é problema de alimentação de combustivel e daí poderia ser em qualquer lugar ...a distancia não da pra adivinhar Se não pegar possivel problema de compressão> è complicado ficar a distancia achando que é isso;; achando que é aquilo..ja peguei problemas assim de diesel eletronico e era só uam bateria cainda a carga na partida e olha que girava o motor bem por muitas vezes...injeção eletronica diesel não é tão simples asism como muitos pensam. Esse tanque seu pode estar limpinho filtro tb mas e se a corrente eletrica da bomba ou rele ou chicote não estiver ok pro algusn instantes?? ou cortanto intermitentemente.. vc deve fazer o teste no momento da falha! Não s e pode descartar problemas na bomba de alta ou até mesmo de injetores, mas cabe a quem está trabalhando enxergar e comprovar por meio de testes o que se deve reparar. Eu ja lhe passei o guia bem pratico agora é com vc ( ou melhor dizendo.. seu mecanico), boa sorte!
obrigado pessoal, o problema do carro foi o ponto, o mecanico me disse que é ruim travar o comando com a tampa do motor no lugar e pode ter saído um pouco do ponto na hora de apertar, feito essa correção o carro está ótimo...pegando normalmente frio e quente