Caros amigos,
estou trabalhando em uma ranger 2001 2.5 diesel, troquei o rolamento da roda diant. esq., pastilhas de freio e fiz a sangria do sistema de freio após isso funciono o veículo e após algum tempo a luz do ABS e do freio se acende.
o que acontece e o que faço para corrigir?
desde já agradeço.
Respostas:
as rodas não apresentam sensor, existe apenas uma vávula com tomada elétrica conectada no circuito dos freios traseiros.
obs: este é um automóvel que não tenho bastante prática e conhecimento, atendi pois é de um cliente que possui outros veículos que já trabalho.
do lado esquerdo (estava trabalhando um mecanico mais experiente) apertou o flexivel de freio com o alicate abriu a sangria e retornou o êmbolo da pinça com uma chave de fenda. Já do lado direito estava trabalhando um auxiliar que retornou o êmbolo da pinça com uma chave de fenda, sem obstruir o flexivel e sem abrir o sangrador.
Olha, o fato de não ter impedido o óleo de retornar para a unidade hidráulica do ABS já é um erro. Dizer que não tem sensor e tão somente um conector é outro erro. Como não sei a configuração desse sistema do ABS, fica complicado. Mas as rodas dianteiras fazem parte do sistema ABS? Se fazem, onde é feita a leitura de rotação? Você diz que trocou o rolamento, o rolamento é o correto? Estou dizendo isso porque não sei se a leitura é no próprio rolamento os se tem roda fônica externa, acredito ser roda fônica externa. Como acredito que você deve tê-la danificado (empenado). Então verifica a roda que foi trocada o rolamento que acredito que a merda esta ai.
Marcos, você já se identificou? Com nome e local da oficina? Nº de tel ? Melhor fazer isso logo.
já tomei algumas orientações em uma reportagem do oficina brasil, trata-se do sistema de ABS que equipa esta e outras caminhonetes, ele esta presente somente nas rodas traseiras e é ativada por um sensor de rotação no diferencial e pelo sensor de velocidade. neste sistema não há bomba de recirculação somente uma válvula (aberta/fechada) no circuito de freio traseiro.
Este sistema somente é acionado em freadas de emergência e evita que o veículo saia de traseira.
Até aí tudo bem, porém o RASTHER não se comunica com este sistema e ele não permite código de piscada - informação da tecnomotor.
nome: MARCOS VINÍCIUS PIMENTA ROCHA, 29 ANOS
EMPRESA: M. V. PIMENTA ROCHA SERVIÇOS
FANTASIA: CENTRO AUTOMOTIVO CARZUZA
LOCAL: RUA MUNIZ BARREIROS, 82 - JORDOA - SAO LUIS-MA
FONE: 98 3243-7147
E-MAIL: [email protected]
Problema resolvido!
entrei em contato com um amigo na concessionária que informou-me que isso é comum, colocou o scanner e apagou a memória, porém o veículo continou acendendo a luz do ABS. Então ele conclui que era a válvula instalada no circuito de freio traseiro - pois se fosse o sensor de velocidade, instalado no diferencial e ligado a este sistema de ABS, haveria falhas no velocímetro - esta válvula custa R$ 2341,30.
peguei uma emprestada instalei e a luz apagou. Abri a valvula do veículo e observei que havia resistência nos solenoides, muita goma e sinal de umidade do fluido de freio - fazendo os solenoides travarem - fiz uma limpeza e instalei - problema resolvido.
a válvula tem aparência de blindada e é formada por solenóides e válvula, mas é passível de abertura - feita com bastante cuidado e atenção.
devolvi a que peguei emprestada....
Esse problema nos alerta para necessidade de obstruir a mangueira flexivel de freio para evitar o retorno de impurezas, bem como, trocar o fluido de freio preventivamente para evitar danos ao sistema e transtornos para o mecânico.
Obrigado a todos os amigos que me auxiliaram.
Olá
Para quem tem picapes com motor Turbo Diesel, com Bomba VE e LDA, tenho um KIT que pode melhorar desempenho destes motores.
Abraços