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Respostas:
<t><p>Caro Marcos, </p> <p>Sim, infelizmente isso ocorre. Abaixo vou explicar o porque: </p> <p>Quando uma descarga atmosférica de alta tensão atinge a carroceria de um veículo, que na verdade possui polaridade negativa, a corrente elétrica é conduzida até o polo negativo da bateria. Dessa forma o borne negativo, por um pequeno intervalo de tempo apresenta uma polaridade maior que 12 V positivo. Uma vez que o polo negativo tem maior potencial que o positivo, os semicondutores dos circuitos impressos são submetidos à uma polaridade inversa, e finalmente existe um conceito importantíssimo: "Um semicondutor, seja diodos, transistores e capacitores eletrolíticos quando com polaridade invertida, é imediatamente avariado". </p> <p>Quanto ao esquema, eu tenho. Porém lhe passo apenas amanhã. Ok. </p> <p>Abraço</p></t>
<t><p>A questão de uns 5 anos atrás teve um caso desse aqui !!!</p></t>
<t><p>Boa tarde Blietzkrieg. Agradeço a explicação. Tive que trocar os módulos por usados por causa da urgência de entregar o carro. Agora com mais tempo abri o de conforto e realmente o ci VND5025AK, que comanda as saídas do pisca abriu como uma flor próximo ao pino 1. Pretendo fazer um levantamento dos componentes mais usados nos consertos de centrais e módulos e fazer um pedido do exterior. Creio que lá se encontra mais facilmente. Este aqui já não achei no Brasil. Estou projetando e construindo simuladores diversos. Um deles é para módulos de ar condicionado de ônibus da Climabuss. Outro para módulos de injeção com led´s e relês. Trabalhei nestes últimos 17 anos com elétrica/eletrônica de ônibus, mas agora estou abrindo o leque visto que é uma área ainda não explorada aqui na região. Mas o começo não é fácil, mas não desanimo. Tendo material técnico adequado tudo é mais fácil, mas este geralmente é o problema. Grande abraço.</p></t>