Pessoal,
Estou com um Focus 2009 com rádio original Sony 2-Din.
História: O cliente reclama que, de vez em quando (intermitência total), ao desacionar o alarme do carro, o computador de bordo não marcava a temperatura externa (fica três risquinhos e o símbolo ºC). Após ligar o carro, o ar-condicionado ligava sozinho, nenhum vidro elétrico funcionava, a luz da injeção acendia no painel, junto com um floco de neve, a luz do freio-de-mão não apagava, enfim... nada dentro do carro funcionava direito... após andar algumas quadras, o computador de bordo voltava a exibir a temperatura, e tudo voltava a funcionar e o ar-condicionado desligava.
Inclusive o cliente informa que a concessionária já trocou o painel do carro e a caixa de fusível abaixo do banco do passageiro, mas o problema não foi resolvido.
Após muita investigação, e para minha surpresa, após desconectar o conector do rádio, a temperatura voltava a ser exibida, e tudo voltava ao normal. Quando conectava o rádio, o problema voltava.
O carro ficou sem o rádio por quase quase 1 mês para teste, sobre várias circunstâncias do dia-a-dia (sol, chuva, trânsito, etc), e o problema não havia se manifestado. Tentamos conectar o rádio novamente e advinhe? no outro dia ele retornou com o problema.
A pergunta que faço e preciso da ajuda de vocês é: O problema está no rádio ou no chicote, que quando é ligado ao rádio, começa a passar energia e está com interferência ou algum curto?
Pergunto isso porque o rádio funciona normalmente sem nenhum problema.... tudo funciona.
Será que é o rádio ou o chicote? Como verificar se é o conector do rádio/chicote é que está com problema?
Esse é um problema elétrico mas sou mecânico.... só peguei o caso pra tentar ajudar mesmo, pois é um amigo das antigas.
Respostas:
Pois então pessoal, não era problema do rádio. Os problemas relatados voltaram. Será que não poderia ser questão de aterramento? Alguém poderia ajudar?
Olá sidimec,
Primeiramente obrigado por tentar ajuda. Infelizmente não era o rádio, pois mesmo sem o rádio, o problema voltou.
Fico imaginando agora se não poderia ser alguma questão de aterramento, talvez algum oxidado e com mal contato. Mas aí me pergunto também, se fosse aterramento, não deveria sempre ocorrer o problema?
>Olá sidimec,
Primeiramente obrigado por tentar ajuda. Infelizmente não era o rádio, pois mesmo sem o rádio, o problema voltou.
Fico imaginando agora se não poderia ser alguma questão de aterramento, talvez algum oxidado e com mal contato. Mas aí me pergunto também, se fosse aterramento, não deveria sempre ocorrer o problema?
Talvez vc esta no caminho pois uma falha no aterramento ou alimentação q tenha em comum os dois consumidores pode ser atenuado (diminuindo) com a retirada de um, tendo mais alimentação para o outro. verifica na coluna direita c não me engano uma vez estava testando um modulo e deu uma loucura parecida, por cer um ponto suscetível a umidade, vale conferir conectores e aterramentos néssa região
Sidimec,
Mais uma vez obrigado pelo retorno. Realmente parece ser algo mais complexo. Buscando informações na internet, vi que esse Focus possui 3 pontos de aterramento no motor (ao lado da bateria, abaixo da caixa de ar e abaixo do tanquinho do arrefecimento), e internamente são 2, que ficam em uma longarina de plástico, do lado do banco do banco do motorista.
Desliguei a bateria, desparafusei e lixei os conectores (que trabalho que deu os do motor), e falei pra ele que era o máximo que eu poderia fazer.
De qualquer forma fui com ele em uma auto-elétrica que conheço muito bem o dono e que é de confiança e falei que se não desse certo, aí era com a auto-elétrica.
Sinceramente estou confiante que possa ser o aterramento. Pela situação que estavam, pode realmente ser isso.
Caso o problema se resolva, posto aqui nesse tópico para ficar registrado, caso alguém venha a ter o mesmo problema (sinceramente espero que não kkkkkk).