Caros colegas
Tenho uma kia sportage 2.2 diesel ano 95.
mandei fazer todo o motor com 162.000 km por causa de um defeito no virabrequim,depois disso o carro ficou esquentado devido a falta de agua no radiador,verifiquei que o radiador estar com compressão de ar, jogando a aqua do radiador para o vazo e não retorna,o radiador fica vazio sem agua ai esquenta.já mandei varetar,já troquei junta do cabecote três veses, sempre queima,mandei plainar o cabecote duas veses,passei o cabecote no raio x e não detectou trincas;comprei duas tampas do radiador, e nada o problema continua.fiz uma viagem de 150km e de 10 em 10 minutos tinha que parar e colocar agua no radiador.O Radiador jogava toda agua para o vaso expansor e o vaso expansor enchia jogava fora
por favor.alquem pode mim ajudar.
Respostas:
Verifique se todos componentes do sistema de arrefecimento de pequenos calibres estão desobstruidos.Se foi feita cuidadosamente a sangria de ar do sistema.
Valvula termostatica está perfeita?(foi testada?)
verifica altura do cabecote, faz o que o cafb estar informando.ver bba agua, verifica se o radiador estar ok, mesmo sendo envaretado.
PRIMEIRO PASSO É PROCURAR UM PROFISSIONAL CAPACITADO,O MESMO VAI FAZER
UM TESTE EM TODO O SISTEMA DE ARREFECIMENTO,NAO ENCONTRANDO DEFEITO VAI
PARTIR PARA A RETIRADA DO CABEÇOTE,CONFERINDO ALTURA,PLANICIDADE DO CABEÇOTE
E BLOCO,ALTURA DAS CAMISAS EN RELAÇÃO A FACE USINADA DO BLOCO,ESPEÇURA DA
JUNTA EM RELAÇÃO AO CABEÇOTE JÁ PLAINADO,COMPRIMENTO DOS PARAFUSOS DE CABEÇOTE
E POR ULTIMO SE ESTIVER TUDO DENTRO DOS CONFORMES É TROCAR O CABEÇOTE, O MESMO
PODE ESTAR COM UMA TRINCA INTERNA A QUAL PODE ESTAR PASSANDO DESPERSEBIDA PELA
RETIFICA.
ESSE TIPO DE PROBLEMA JÁ ACONTECEU COMIGO VARIAS VEZES E É MAIS COMUN
NAS MITISUBICHIS E KIAS.
Vc e mecanico ou hobista? desculpe, pois entram muitos proprietarios tentando arranjar argumentos para resolver algum problema com seu mecanico.depois podemos te ajudar, assim que apresentar-se no forum.
casa do diesel diz:
Caro colega somos especializados em sportage hj na nossa oficina estmos com quatro que vieram de outras oficinas com o mesmo problema do seu.
Qaundo há pressão no radiador vc deve observar:
* Altura dos pistão em relação ao blocoisso faz aumentar a taxa compressão;
* Confirma se as camisas não baixaram em relação ao bloco é muito comum nesse motor;
* Use junta de amianto e original;
* Retire o bloco e leve a retifica para verificar se não há trincas nas camisas e bloco acontece muito;
* Verifique o comprimento do parafusos do cabeçote existe duas medidas 105mm e 113mm o recomendado é a troca devido ao uso e aquecimento eles aumentam de tamanho não dando aperto ocasinando pressão no radiador;
* Cabeçote no seu caso deverá trocar pois depois desse aquecimento e plaina não deve ter mais altura e afetará o sincronismo;
Qualque outra informação sobre torque, medidas ou dados tecnics sobre esse motor estamos a disposição.
pois mito bem eu ja tive este problema, vc tira o cabeçote novamente manda em uma retifica de sua total confiança,se for o caso troque de retifica e compre uma jta do cabeçote original eo seu problema com certesa vai ser resolvido, falo abraço.
Olá! prezados colegas.
Casa do diesel
Ainda não resolvir o problema.
Qual o aperto dos parafusos do cabecote?
Prezados Senhores
O que serar?
Grande pressão de ar no radiador diesel com o motor frio,e bolas no reservatório de expansão,sumindo toda água do radiador, para o vaso expansor.ja foi trocado 3 vezes junta do cabecote,plainado 2 vezes em retifica diferente,passado cabecote no raio x e não detectou trinças,esta sem valvulas temóstatica.
casa do diesel diz:
Caro colega vc deve passar esses dados a retifica e mecanica;
altura do cabeçote 134,00 mm;
empeno maximo do bloco medir em x 0,10 mm;
comprimento maximo dos parafusos 114,5 mm;
torque do cabeçote:
Primeira etapa 30 Nm;
segunda etapa 90°;
Terceira etapa 90°
Obs:
Tem que verificar se as ante-camaras não estão baixas em relação ao cabeçote, se o cabeçote na hora de aplainar ficou com friso, devido ser de aluminio e as ante-camaras serem de aço.
Aqui conseguimos cabeçotes a 1300,00 original porque existe um modelo que é mais brilhante (paralelo)
Aguardo retorno
Olá! colega
da casa do diesel.
Comprei cabecote novo,e a junta de metal,troquei de mecânico e não resolveu o problema tem compressão de ar no radiador.
o que fazer agora?por favor mim ajude!
NÃO CORRE O RISCO DE TER ALGUMA TRINCA NAS CAMISAS DOS PISTÕES OU A FACE SUPERIOR DO BLOCO ESTAR COM DIFERENÇA DE ALTURA , OU MUITO BAIXA DANDO UM EXCESSO DE COMPRESÃO QUE PASSA PARA DENTRO DO SISTEMA DE AGUA BOA SORTE
casa do diesel diz:
Desculpa a demora para responder, estamos de luto perdemos um colega nosso aqui, foi um dos fundadores.
Add nosso msn [email protected] tenho certeza que posso te ajudar nesse motor