Bom dia amigos!Lendo alguns artigos sobre peças,achei um comentário muito interessante e decidi compartilhar com vocês.Fala sobre a diferença de peças "originais" e peças "genuínas".Muitos clientes perguntam qual a diferença entre elas e a resposta pra essa pergunta pode estar nesse assunto:
Qual é a diferença entre peças genuínas e originais?
Caetano Lourenço Avilar, de Curitiba.
As montadoras não produzem todas as peças utilizadas na fabricação de um veículo. Elas compram a maioria das peças de fabricantes pré-selecionados, que também fornecem para rede de varejo independente, só que com suas próprias marcas. Quando são fornecidas para as montadoras revenderem em sua rede de concessionários, as peças recebem o título de genuínas. Já quando são comercializadas com o próprio nome do fabricante – também fornecedor para montadoras – recebem o nome de originais.
Roberto Monteiro, superintendente da Anfape – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças.
Então? O que acham disso?
Respostas:
Paulista, sempre é bom conhecer e dominar o assunto quando somos donos de oficina ou mecânicos.
Ter a resposta correta e saber convencer seu cliente depende de vc.
Uma simples conversa com bom nivel tecnico pode fazer a diferença entre uma simples troca de correia dentada a uma revisão completa do carro.
Sim, o dono do carro tem medo de ser enganado, tem medo de se usar peças perigosas no carro dele, se vc mostra para o mesmo que conhece o assunto e preza pela qualidade, vc vai virar referencia para ele.
Mandou bem ADG! É exatamente esse fator que usamos aqui numa situação dessas.
ADG HIGH TORQUE escreveu:
Paulista, sempre é bom conhecer e dominar o assunto quando somos donos de oficina ou mecânicos.
Ter a resposta correta e saber convencer seu cliente depende de vc.
Uma simples conversa com bom nivel tecnico pode fazer a diferença entre uma simples troca de correia dentada a uma revisão completa do carro.
Sim, o dono do carro tem medo de ser enganado, tem medo de se usar peças perigosas no carro dele, se vc mostra para o mesmo que conhece o assunto e preza pela qualidade, vc vai virar referencia para ele. ;)
Paulista_ escreveu:
Bom dia amigos!Lendo alguns artigos sobre peças,achei um comentário muito interessante e decidi compartilhar com vocês.Fala sobre a diferença de peças "originais" e peças "genuínas".Muitos clientes perguntam qual a diferença entre elas e a resposta pra essa pergunta pode estar nesse assunto:
Qual é a diferença entre peças genuínas e originais?
Caetano Lourenço Avilar, de Curitiba.
As montadoras não produzem todas as peças utilizadas na fabricação de um veículo. Elas compram a maioria das peças de fabricantes pré-selecionados, que também fornecem para rede de varejo independente, só que com suas próprias marcas. Quando são fornecidas para as montadoras revenderem em sua rede de concessionários, as peças recebem o título de genuínas. Já quando são comercializadas com o próprio nome do fabricante – também fornecedor para montadoras – recebem o nome de originais.
Roberto Monteiro, superintendente da Anfape – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças.
Então? O que acham disso?UM EXEMPLO VIVO DISSO É A FABRICA DA HONDA QUE TA AQUI DO LADO RSRSRSR SE QUEM PAGA TÃO CARO NO HONDA CIVIC SOUBESSE AONDE É FABRICADO A MAÇANETA DA PORTA RSRSRS MAIOR FUNDO DE QUINTAL RSRSRS PENSARIÃO DUAS VEZES , MELHOR ABAFA RSRSRS
PEÇAS GENUÌNAS COM FOI DITO, SÃO PEÇAS QUE PASSAM POR UM BOM CONTROLE DE QUALIDADE E SÃO VENDIDAS A MONTADORA, POR UM FABRICANTE ESCOLHIDO COM MUITO CRITÉRIO, E VEM COM A MARCA DA MONTADORA.
PEÇAS ORIGINAISÃO DO MESMO FABRICANTE QUE FORNECE AS MONTADORAS, PORÉM AS PEÇAS VÃO PARA O MERCADO DE REPOSIÇÃO, COM A MARCA DO FABRICANTE.
PEÇAS PARALELASÃO PEÇAS QUE VEM DE VÁRIOS FABRICANTES E QUE SÓ SÃO VENDIDAS PARA O MERCADO DE REPOSIÇÃO.
PEÇAS RECONDICIONADAS OU REMANUFATORADAS: SÃO PEÇAS OU CONJUNTOS QUE FORAM CONCERTADOS OU SUBSTITUÍDAS PARTES DESSE CONJUNTO E COLOCADOS A VENDA, EX. DE COMBUSTÍVEL, CABEÇOTE, CORPO DE BORBOLETA ELETRÔNICO, ETC...
Já tive a oportunidade de visitar algumas fábricas de auto peças aqui no PR e em todas a situação é a mesma: pelo menos 60 ou 70% das peças que vão para o mercado de reposição (paralelo) são exatamente iguais as que vão para as concessionárias, mudando apenas embalagem e numeração.
Quase todas as peças que se fabricam para os veículos, sejam peças de mecânica ou eletroeletrônica, tem pelo menos 2 ou 3 grandes fabricantes. Como essas empresas também fabricam para as montadoras, tanto faz adquirir na concessionária ou na loja de auto-peças, a qualidade será a mesma.
Agora o verdadeiro problema é aplicar a peça correta, pois existem casos de um mesmo modelo ter mais de uma peça com a mesma numeração original. Tanto é que as vezes nem o pessoal das concessionárias ou quem fabrica as peças saber quando aplicar uma ou outra. Quem aqui já não sofreu ao trocar o sensor de rotação do EA111, do rolamento de embreagem do 206 1.0 e 1.4, entre outros.
Quanto a escolher a marca da peça, fica a critério de nós profissionais (quase sempre) ou as vezes apanhar com as peças trazidas pelos proprietários, com peças de marcas desconhecidas, recondicionadas ou de aplicação errada.
Depende muito do QS ...
ISO 9000 efetuados testes de especificações com uma amostragem dos produtos e só depois recebem a embalagem como sendo Genuina
14000 existem representantes da montadora no controle de qualidade dentro da indústria e envolve rastreamento da procedência do material utilizado na Fabricação .
A implantação do 26000 envolve rastreamento do inicio a o final da vida da peça, forma se uma cadeia desde o fornecedor da matéria prima, ex a usina do minério de metal até sua vida final ex o processo de reciclagem. O ISO 26000 prevê o controle ambiental . Como a Sustentabilidade.
Recentemente estive em uma Palestra da Magneti Marelli , onde o palestrante disse que cerca de 70% das peças utilizadas nos veículos Nacionais, são produzidas por alguma empresa pertencente ao FIAT GROUP.
Será que a informação realmente procede ? Sei que a FIAT GROUP é muito vasta, Cofap,Magnéti Marelli ,Tritec,etc. Mas 70% ? é um valor muito alto ....Não acham?
Acredito que hoje, as montadoras ao fazerem suas cotaçoes ou licitaçoes, o primeiro item a ser visto é o iso. Portanto a qualidade entre a peça genuina ou original, estar em sua qualidade, durabilidade. Portanto a mesma peça genuina ou original sao vendidas no mercado, como exemplos temos: cofap - bosch - magneti marelli - axion - entre outras. Como também ja existes peças no parelelo e segunda linha, muito boas, talvez nao com a vida util das genuinas, mais com uma boa durabilidade. Acho que o cliente em seu orçamento deve ser informado, sobre a qualidade de cada uma.
Temos um bom ex disso em BOMBAS D' ÁGUA Onde a peça Genuina ou Original (não vou citar nomes pois talves firam as regras do Forum) Vem com rotor em plático, em nossa região estamos optando por uma Marca Paralela a qual vem com rotor em metal demosntrando uma maior durabilidade .
A questão é o Cliente sempre tem razão ?
Cabe a nós a Virtude do Argumento, na opção pela escolha, demonstrando com honestidade as vantagens e desvantagens de cada Fabricante.
Fardin escreveu:
Temos um bom ex disso em BOMBAS D' ÁGUA Onde a peça Genuina ou Original (não vou citar nomes pois talves firam as regras do Forum) Vem com rotor em plático, em nossa região estamos optando por uma Marca Paralela a qual vem com rotor em metal demosntrando uma maior durabilidade .
A questão é o Cliente sempre tem razão ?
Cabe a nós a Virtude do Argumento, na opção pela escolha, demonstrando com honestidade as vantagens e desvantagens de cada Fabricante.
Ai que mora o perigo, quem garante que o rotor de metal e melhor que o de plastico?
Ja vi rotores de metal simplesmente sumirem por causa do PH da agua ( disse o fabricante) e o de plastico rodar varios e varios kms sem problemas.
Nao e o material que define a qualidade, mas sim que material e que processo de fabricacao ele e confeccionado.
O uso de aditivo corrige o pH , O Problema do rotor plástico é que o mesmo se desprende girando em falso, na minha região muitos reparadores estão migrando para a Bomba Paralela em virtude de sua maior durabilidade .
Fardin escreveu:
O uso de aditivo corrige o pH , O Problema do rotor plástico é que o mesmo se desprende girando em falso, na minha região muitos reparadores estão migrando para a Bomba Paralela em virtude de sua maior durabilidade .
Sim, aditivo e basico em qualquer sistema de arrefecimento.
Eu ainda prefiro as pecas originais mesmo, se tem uma bomba que eu nao compro nem a pau mais, essa e a schadek.
ADG, perguntar nao ofende, se amanhã a Fiat vier a usar Shadeck em sua linha de montagem?
Só tem uma aplicação da qual não uso "SCHADEK" de forma alguma,é nos motores da Volks 1.0 MI 8V e 16V.Tivemos muita mas muitas dores de cabeça com essas bombas onde ao aplicarmos a "BROSOL" se resolvia.