Duelo de Forças: queremos saber, no ponto de vista do reparador, qual o melhor motor – O Volkswagen EA111 ou Fiat FIRE.
Em nossa avaliação, os reparadores consultados avaliaram o Fire como o melhor motor, mas e você, concorda com essa constatação?
Comente no tópico qual motor tem mais informação técnica, disponibilidade de peças, menos defeitos recorrentes e etc.
Fique à vontade!
Obrigado.
AdministradorOB
Duelo de Forças: queremos saber, no ponto de vista do reparador, qual o melhor motor – O Volkswagen EA111 ou Fiat FIRE.
Em nossa avaliação, os reparadores consultados avaliaram o Fire como o melhor motor, mas e você, concorda com essa constatação?
Comente no tópico qual motor tem mais informação técnica, disponibilidade de peças, menos defeitos recorrentes e etc.
Fique à vontade!
Obrigado.
AdministradorOB
Respostas:
>O Fiat Fire leva boa vantagem em relação ao EA111 na minha opinião. O Fire tem um programa de manutenção constante desde o seu lançamento no Brasil enquanto o EA 111 alterna informações para confundir proprietários e reparadores. Um exemplo disso é a troca da correia dentada: Todos os modelos Fire indicam 60.000 Km enquanto o EA111 indica em alguns manuais 90.000 Km, em outros 120.000 Km e em alguns nem menciona troca da correia. Velas também tem variação na VW enquanto na Fiat é a cada 30.000 Km.
Quanto a qualidade dos motores a Fiat continua em vantagem. Atendo aqui em minha oficina muito mais Fire do que EA111, mas pego muito mais problemas relacionados a motor nos EA111. Tuchos batendo, problemas com AF, luz do óleo acendendo e por aí vai.
As informações técnicas também são mais fáceis de conseguir na Fiat através do Reparador Fiat, só que a VW não fica muito atrás neste quesito, pois tem a revista Notícias da Oficina que trás muita informação também.
Peças de reposição tem em abundância para ambos os motores por isso facilita o trabalho para nós reparadores em qualquer um dos dois modelos.
na minha humilde opinião a fiate lançou seu melhor motor e com nome faire
já a vw ainda esta tentando acertar este motor saudades do ap.
na minha opiniao o motor fire, pois os grandes problemas que dao nesse motor sao por que o cliente nao executou a manutenção preventiva corretamente, ja peguei motores fire com 300 mil km em boas condições so por usar o oleo certo e trocar no tempo certo.
Meu voto é para o FIRE.
Devido a acessibilidade de informações técnicas de reparo e funcionamento.
Peças com custo x beneficio bom.
O EA 111 sofre devido a má repercussão dos 16v anteriores e os recorrentes problemas de Recall na Volks nesse motor.
Claro o consumidor contribuiu para isso, muitos andavam de carros com mecanicas muito simples e robustas e saltaram tecnologicamente para um motor avançado mas ficaram com o conceito de manutenção do antigo e nesse respeito a FIAT se preparou, construiu e se posicionou melhor para consertar esse 'hiato' tecnológico.
Ambos tem procurado ter um bom conceito de motorização mas até o momento a Fiat tem dado mais respeito ao Reparador e não é a toa que tem sido líder de vendas.
Como disse um colega anterior, os manuais de manutenção da Volks tem kilometragem diferentes para o mesmo motor dependendo do uso e aplicação induzindo o consumidor e o próprio reparador ao erro de manutenção e claro a imagem da montadora. Ela está consertando isso tardiamente com o programa de treinamento oferecido nas concessionarias via tv noticias da oficina VW, um passo atras da Fiat que já fornece via internet... Por isso meu voto é FIRE.
Certo é que quem está apostando em informar o reparador está mais bem posicionado, ou seja não basta ter um bom motor somente.
BOM DIA A TODOS , NA MINHA OPNIÃO É O EA 111 ,APEZAR DE TER SIDO MAL VISTO ALGUNS ANOS ATRAS É UM MOTOR QUE REALMENTE AGUENTA O DIA DIA ,TENHO CLIENTES DE EMPRESA COM GOL COM ESTE MOTOR QUE JA ULTRAPASSARAM A CASA DOS 300.000 KM É CLARO FAZENDO MANUTENÇÃO PREVENTIVA PRINCIPALMENTE TROCA DE OLEO USANDO O LUBRIFICANTE CORRETO ,SEM CONTAR NA SIMPLICIDADE DESTE MOTOR ,TAMBEM GOSTO DO FIRE É UM BOM MOTOR E BEM SIMPLES A MANUTENÇÃO, OS DOIS TEM QUALIDADE A QUE SE PROPOE O PROJETO DESTES... MEU PARECER É COMPARANDO FIRE 8V E EA 111 8V AMBOS 1.0
Concordo com todos os que tão ai e expulseram suas opiniões, são dois execlentes motores, a falha que vejo em ambos, é na venda onde as concessionarias apenas mostram o painel como esta bonito, se vc ligar aqui aparece aquela luz de cor bonita. mais esquecem de passar para o cliente, informações importantes sobre a manutenção. Pois a tecnologia de hoje em motores, não permitem que sejam feitas manutenções como antigamente, é preciso estar atento, principalmente aos componentes eltronicos.
no dia a dia da oficina, atendo mais motores ea111, devido a problemas de vazamento de agua na carcaça da valvula termostática, vazamentos de oleo na bomba de oleo e no carter, ja o fire, tem menos passagem na oficina, acredito que seja melhor. Mas tudo depende da correta manutenção.
tenho dois pontos de vista colegas ,pois analisando a possibilidade de faturamento acho o ea 111 melhor
vendo do lado funcional e do cliente o fire melhor, mas com muita honestidade o fire esta muito a frente do ea111 em relação manutenção, falando sempre do ponto de que seja feita as manutenções preventivas as quais nós reparadores devemos diariamente orientar os nossos clientes pois como um colega disse as concessionarias so sabem vender, carros e acessorios orientação e zero. um abraço e fire neleskkk é melhor
Com a manutenção em dia, ambos são muito bons.
Agora se relaxar na manutenção, o fire aguenta mais.
meu voto é pro fire
particularmente não gosto muito do ea 111
já peguei 2 que tiveram que ser abertos para fazer a troca das válvulas que ficam nos mancais de fixo ,ambos 1.0.
na minha opinião o fire,porque não tem defeitos cronicos de lubrificação,corpo de borboleta e bobina.fiquem com deus