*** O texto ficou longo mas foi preciso para poder compreender todo o projeto!
Olá pessoal, tenho um Gol 91/92 CHT 1.6 à Álcool estou pensando em fazer uma reforma no seu motor, pois água está baixando porém sem vazamentos. Pelo que pude constatar e conversar possivelmente esteja com a junta queimada pois há a formação de borra na tampa de óleo do cabeçote. Como nunca foi verificado a esse nível e a tempos venho repondo a água dele eu vou aproveitar que terei que desmontá-lo e vou dar uma revitalizada nele, dando uma estética e organização a nível próximo ao profissional, espero. Ele está bem sujo na parte do bloco devido a acumulo de graxa e pó, formando uma crosta, onde a limpeza facilitara na visualização de possíveis vazamentos. Eu estava pesquisando também umas peças para poder fazer a troca e melhorar o seu desempenho sem tirar a sua originalidade, já que CHT é mais economia. Aproveitando, o acabamento que irei dar seria a espécie do estilo “Shaved bay and Wire Tuck” feitos em Golf Mk1 europeus, onde o cofre do motor fica “Clean”, parece que nem tem cabos pois sua bateria é removida da frente e indo para o porta-malas e seu sistema de arrefecimento alterado, dando um aspecto muito bem organizado e acabado, realmente dá outra cara a ele, pode conferir na foto abaixo:
- Esse é um Golf MK1
A dúvida que estou tendo é a respeito do sistema de arrefecimento para eu poder iniciar o projeto. O que eu gostaria de fazer era eliminar o reservatorio de expansão para dar lugar a outro em inox e a alteração de seu local, deixando o cofre ainda mais otimizado e "limpo", a minha dúvida seria sobre a alteração da linha de arrefecimento. Como pode ser visto na foto abaixo, o motor CHT tem esse cano rígido que sai do reservatório e corre em torno do cabeçote e vai até o bloco embaixo. Nesse caminho ele tem uma saída para o coletor.
Eu vi num video em que um gol tinha essa conexão que vai no coletor do cano ligado com a saida que está fechada, acima da bomba d'agua e da valvula no cabeçote "detalhe 2 na foto"
O Novo reservatório de expansão seria o mostrado ao lado do carro, localizado na frente do radiador, onde o retorno do radiador seria ligado a ele, e a saida iria para a entrada direto no bloco, eliminado o tubo rígido. Oque gostaria de saber era se essa alteração do linha influenciaria no entrada do liquido ao coletor, é que como ja vi num gol turbo esse método de conexão, achei viável a implantação dele no meu projeto. Caso alguem consiga me passar alguma dica ficaria agradecido, vlw
Respostas:
Mais uma coisa que andei vendo, acho que vai ser necessário a utilização de um reservatorio que possua tampa com valvula de pressão, para poder regular a pressão correta, esse modelo acima, tem a tampa em aluminio vedada por um anel de borracha, onde pelo que vejo não faz esse serviço, somente lacra ele. Nessa incessante busca por um modelo adequado acabei achando um da Fueltech:
O legal desse modelo é que a tampa já suporta Valvula de pressão, oque ajudaria em muito, as conexões também são nas alturas adequadas, pra entrada e saida, diferente do modelo inicial, o maior problema é o custo, R$200 pau com o frete, mas pelo menos resolve esse problema.
Para tentar reduzir custos, alguem conhece algum modelo de Reservatório que seja de plastico tradicional porém em formato cilíndrico identico ao modelo acima ou estreito igual ao do Fiat (estou analisando esse) para eu poder adaptar, tipo na frente do radiador, se adequando ao projeto em si?
Aguardo possiveis sugestões.
Vlw
Olá amigo, achei bem interessante, mas se vc ja ta achando demais pagar 200 Paus!!!! Nem começa, pq essa brincadeira vai longe, vais fazer o motor e ainda esse UP todo??? Pensa bem antes de começar e tenha certeza d q vai ficar perfeito ok? Pq se não, vc esta só arrumando incomodação!!!! esse é meu ponto de vista, nada pessoal, até gostei do visual CLEAN, mas analisa tudo. Valeu?
Essa foto não é a do meu carro, acabei fazendo o post no almoço no trampo e peguei fotos online para ter base. Quanto o que já foi feito é a realocação da bateria no porta malas, eliminando a maioria dos fios que estão presente na foto, foram reunidos embaixo do console por um bloco de distribuição e levado e conetado para o porta malas com um fio 4AWG
O valor desse reservatório em comparação com um padrão em si é alto, paguei R$30,00 pelo tradicional, porém tem a conexão ideal para mim. Os importados no mesmo estilo desse vi por R$120,00 porém não tem a rosca para válvula de pressão, oque estou descartando, caso não haja jeito vai esse mesmo, sem problemas. Um dos reservatorios que pesquisando achei interessantes e com um tamanho legal foi o do Fiat Palio Idea
Pelas suas dimensões me parecem ideais e pode ser colocado na frente do radiador
Quanto a conexão de arrefecimento do coletor, é tranquilo a conexão daquela forma como vi em outro gol?
Obrigado pela atenção
POR QUE VC NÃO DEIXA SEM RESERVATÓRIO ? tipo os primeiros passat que sairam .
Opa, vlw pela dica, estava pesquisando aqui e a entrada do fluido é direto nele né? O problema que conferi é que tem uma entrada do fluido diretamente do bloco, saindo do reservatório, então preciso liga um pois a entrada do tubo la é de 15mm, relativamente grande, então será necessário um mesmo. Uma coisa que gostaria de saber é sobre a valvula de pressão, a rosca deles é padrão de encaixe? Pois ai conseguiria usar o do Fiat e utilizar a tampa do Gol para manter a mesma calibração de pressão, ou não sei se ela é a mesma tambem que a tampa do Fiat
Vlw
Enquanto isso, para os reservátorios de partida a frio e para-brisa achei esses universais, são bem compactos de 500ml e funcionam com a bomba padrão, assim já resolve mais um detalhe:
Só achar o melhor lugar para eles