Neste domingo 20 de julho, o programa de tv sobre automóveis mais conhecido do país, divulgou uma matéria criticando a limpeza de bicos injetores , acredito que a não manutenção dos injetores como mostrado, trará prejuízos futuros muito maiores ao proprietário do que economia, lógico que guardados os exageros de alguns reparadores.
De sua opinião
Respostas:
Correção trará muito mais prejuízo do que a economia de fazer a limpeza dos injetores
A cada 40.000 km recomendo a limpeza mecânica das pontas dos injetores e a retro-lavagem com substituição dos filtros dos injetores, a não manutenção dos injetores geram entupimento tanto das pontas quanto da agulha por por deterioração dos filtros internos dos bicos, a Honda como citado no programa não recomenda jamais a limpeza, talvez porque fique mais barato trocar todos os injetores ao custo médio de R$ 2.800,00
Não faço limpeza de bicos atoa, nem tampouco ofereço tal serviço a meus clientes!!!
Há casos em que se faz necessario a troca dos filtros e aneis de vedação, como nos honda new civic a cada 80.000Km!!!
Se está andando bem, não falha e está econômico.............NÃO INVENTA MODA!!!
O " não inventa moda " , deve ser entendido como limpeza através de sistema ultra-sônico, eu estou plenamente de acordo, quando se trata de manutenção preventiva.
MEU HONDA CIVIC 2002 QUE ESTÁ COM 249.000Km!!! QUE NUNCA FOI FEITO LIMPEZA, APESAR DE NÃO FALHAR, SER ECONOMICO E ANDAR BEM!!!! DESAFIO O SR. A LIMPAR BICOS INJETORES HONDA SEM DANIFICA-LOS.
SE ESTÁ ECONOMICO
ANDA BEM
NÃO FALHA
NÃO MEXE!!!! ENTENDEU!!!
eu também não recomendo limpeza de bicos aos clientes, mas se pedir eu explico e depois faço B)
Olha...
Que injetor suja é fato!
Qualquer um que trabalhe com reparação já pegou falha por essa causa.
Já peguei injetor sujo que consegui limpar na máquina.
Já peguei uns que tive que apelar pro descarbonizante + ultrassom por horas.
Isso indica que ultrassom não limpa tão bem assim.
Resumo:
Quando está sujo tentamos limpar sim.
Mas, devido a grande polêmica e devido a eficiencia duvidosa do ultrassom, paramos de vender a limpeza para todos os casos (É QUE TEVE MUITO CLIENTE QUESTIONANDO).
O bom da web é isso: Informação pra quem quiser!
:Todos aqui, acredito não ser a favor da limpesa dos bicos, a não quando necessario, por que quando necessario o mesmo volta ao normal.
Realmente tb não vendo muito este serviço, é por isso que o investimento a doze anos atraz ainda não se pagou. Mais discordo desta polemica, pois todos os bicos que tenho colocado na maquina para limpeza, no final faz diferença ou de vazão para mais ou para menos, quando da a mais, faço até que a mesma fique dentro dos parametros das tabelas. A resistencia fica a mesma, o leque pode ate permanecer o mesmo, mais a vazão muda, se não é mentira da maquina.
Senhores, ao meu ver o que pega mal é oferecer a limpeza ,vendendo o serviço como preventivo, o que deve ser feito são testes se necessário, se o diagnostico caminhar pra esse lado. Limpeza de bico não é serviço preventivo como troca de correias e filtros, mas sim corretivo, se necessário for.
Olá, quem começou o assunto está misturando um pouco as coisas, mais entendo a polêmica !
Em grande parte dos injetores Bosch são auto limpante, trabalham com frequência diferenciada e acabam sendo beneficiadas por esta características, no programa foi falado sobre o preventivo e dito que isso esta errado. Mas esses caras muitas vezes só sabem da teoria e o dia dia deles são a traz do telefone. Aqui usamos pra limpeza, ultrasson e limpeza química Stp.
Na dúvida tira uma foto quando tiver com injetor obstruído e mostre ao cliente.
meu amigos um bom topico,ja peguei muitos casos de bicos sujos e ater mesmo falhando no processo de injetamento,creio que a maquina de limpeza e uma ferramenta essencial numa oficina,ja que muitas das vezes o defeito dos bicos acontecem em uma certa hora e volta a funcionar intermitente em determinadas rotacoes com a maquina possamos testar os bicos em varias rotacoes simulando o funcionamento do motor,valeu galera
BOM DIA AO MEU VER É NESCESSARIO SIM LIMPEZA DE ELETROINJETORES , INCLUSIVE TESTE DE RESISTENCIA ,TESTE DE LEQUE , EQUALIZAÇÃO E ESTANQUEIDADE ,JA PEGUEI MUITOS DEFEITOS RECORRENTES DE BICOS SUJOS E OBSTRUIDOS
O DIA DIA DE OFICINA NA PRATICA É BEM DIFERENTE DA TEORIA , ALIAS MIDIA PAGA FALA DE TUDO OQUE É CONVENIENTE PRA ELES , QUERO VER RESOLVER UMA FALHA NA PRATICA
ENTAÕ QUER DIZER QUE BICO NÃO SE LIMPA , É PRA TROCAR ..... É CADA UMA
NADA SUBSTITUI A PRATICA
Eu também penso exatamente assim, vc já viu como sai resíduos pretos do filtro interno dos bicos com a retrolavagem? mídia paga é um caso sério.
Tem muita relevancia o que foi abordado até aqui.
Limpo os bicos obrigatoriamente com motor carbonizado, após retifica de cabeçote ( ou troca de retentores). Já encontrei vazão alta, jateamento irregular, volume de injeção em rotações inconstantes, vedação ruim etc inclusive em bicos novos. Testo sempre antes de ligar um bico novo no carro junto com os anteriores na máquina (não faço a limpeza apenas simulação de funcionamento).
Concordo que é em vão limpar se o carro apresenta funcionamento normal (limpeza preventiva).
Se o cliente insistir executo a operação e gravo em vídeo (recurso barato e útil para evitar possíveis questionamentos, alias em todo reparo procuro fazer isso).
A reportagem quer alertar para uma prática de embutir o serviço (que em muitos nem é executado mas cobrado, é de praxe em concessionarias e oficinas de sinceridade duvidosa) para inflacionar o orçamento, acredito ter sido esse o objetivo da reportagem.
Costumo colocar os bicos na máquina para teste de vasão estanqueidade leque-leque-leque ,kkk, medir resistência e qualquer alteração uso o ultra-som e cobro por tudo num pacote. Quem decide limpar ou não sou eu.
O importante é cobrar um valor justo para o cliente vir com o carro ruim e sair com o carro bom.
Qual será a próxima:
CORREIA DENTADA + TENSOR
PASTILHAS + DISCOS
ÓLEO + FILTRO
E se vier alguém na minha oficina falar de programa, mando levar o carro lá na globo para arrumar.
Estou plenamente de acordo, só faz limpeza de bicos, o profissional que realmente quer 100% de certeza,de que sua revisão foi criteriosa e bem feita, lógico levando em consideração fatores como quilometragem, tipo de uso, combustível, estado de carbonização do motor, etc.
Obrigado aos defensores da limpeza de bicos!
Com este nosso combustível batizado de fabrica eu acho incrível alguém criticar a limpeza de bicos.
>Achei um tópico bem interessante em um fórum de Portugal sobre o assunto. Quem interessar pode clicar:
http://www.forumbmwportugal.com/showpost.php?s=64d543479f5ef3de3d29850e8153314a&p=4573&postcount=1
esta ai uma matéria q caberia no jornal.
caros amigos,eu gostaria muito que os fabricantes de maquina de ultrasom levassem um desses "truão" de programa de tv e vizessem um teste para eles,pra essa urubuzada nos largarem de mão,quem já não pegou veículos flex que ficam um mês na chapeação e os bicos entopem e uma boa limpeza resolve.um abraço a todos,fiquem com deus
Eu vi programa.
Concordo com eles, limpeza somente corretiva e não preventiva.
Agora claro que as fábricas vão falar para não consertar, eles querem vender peças.
Pessoal,
Acho que não devemos levar em conta, o que tal programa falou pois quem sabe no dia-dia somos nós, aqui no RJ por exemplo a maioria dos proprietários de automóvel que possui GNV, esqueceu que o carro é movido a gasolina ou álcool e só quer rodar no GNV, dai quando dá pau no GNV o cara chega reclamando que o carro não quer funcionar na gasolina ou está falhando na gasolina.Dai quando se tira a flauta com os bicos nossa dá até medo.Os bicos estão com as pontas do lado dos orifícios completamente carbonizadas.Isso eles não mostram na tv, os malefícios de quem roda direto no GNV ou com um combustível completamente adulterado.
Desisti de assistir o tal programa desde o dia que ví uma matéria falando de trepidação nos freios, pois o colega na oficina onde ocorreu a matéria pegou um relógio comparador colocou na base prendeu ao corpo do amortecedor e depois levou o relógio ao disco para verificar o empeno, feito isso ao invés dele girar levemente o disco para verificar o empeno ele ligou o veículo engatou uma marcha e soltou a embreagem com o relógio preso ao disco.O disco girava muito rápido com o risco até de danificar o relógio comparador e a leitura do relógio era impossível de ser vista pois o mesmo oscilava muito rápido. Sem falar da matéria de alinhamento técnico, deixar o carro aleijado na lanternagem agora tem a desculpa de fazer alinhamento técnico, após a lanternagem.