Amigos, estou com uma hilux em minha oficina e o que acontece é o seguinte.. esse veiculo ou foi capotado ou batido, pois tem marcas grotescas de reforma, trata-se de uma Hilux 3.0 Diesel SRV top, aquela com aro 17 de fabrica equipada com controle de tracao e estabilidade, diz o dono, que acabou de pegar essa camionete em divida, que houve um problema no rolamento do eixo traseiro, o qual "moeu" o diferencial traseiro, foi trocado por outro identico de um carro batido, a troca foi feita no proprio ferro velho e bem mal montado por sinal, quando chegou a mim a primeira coisa que notei foi a luz do ABS, ESP e VCS acesas, ao mesmo tempo, entrei com o aparelho e logo vi que apenas uma das rodas tinha leitura de velocidade atravez do sensor do abs, entao comecei os reparos, substitui um cubo de roda dianteiro que estava estourado e consequentemente danificou o sensor, colocado ambos novos, essa roda ja fez leitura, fui pra parte de tras, e apos inspecao visual, abri o chicote e vi varios fios arrebentados, troquei a parte do chicote dos dois sensores traseiros por emenda, peguei de um chicote de carro batido, emendei e voilá, as 4 rodas passando informacao de velocidade perfeitamente para o modulo, acompanhei em teste de rodagem com o aparelho e perfeito!! ate ai tudo bem, porem as luzes continuam acesas, entrei novamente com o aparelho e apaguei as varias e fiz os ajustes que deu mas persiste as luzes e as falhas a seguir:
U0123 - perda de comunicacao com o modulo do sensor de velocidade de derrape
U0123 - perda de comunicacao com o modulo do sensor de aceleracao lateral
apos horas de pesquisa na internet, infelizmente nada relacionado em site brasileiro, entao fui tentando entender o que tinha em ingles mesmo, a conclusao que tive é que as falhas se refem ao tal SENSOR YAW RATE, e SENSOR DE ACELERACAO LATERAL, eu entendo um pouco na logica como funciona o sistema do controle de estabilidade, mas nunca peguei um problema nessa area.. agora as duvidas.. alguem ja viu esses codigos ? alguem sabe onde fica localizado os tais sensores ? ja removi o console do cambio onde achei que estariam e nao achei nada , se alguem tiver qualquer dica sera bem vinda, agradeco desde ja
Respostas:
Meu amigo, o sensor fica na coluna de direção, medindo o ângulo de giro da mesma,faça uma inspeção e se possível mande foto desse sistema, post o resultado .
Esse seria o sensor de ângulo de direção, não?? Esse eu conferi, ele fica acoplado na conta do airbag, tem uma caixa de cor azul, desmontei ele e não encontrei nada e errado depois coloquei o scanner no modo continuo e ao esterçar o volante pros dois lados dava pra acompanhar o grau pela tela, então acredito que esse não seja o problema, o problema realmente está esse YAW RATE SENSOR, eu andei pesquisando e ao que tudo indica ele fica próximo ao console central ou algum dos bancos dianteiros, removi os bancos agora pouco e o carpete é pra minha surpresa tem um conector desligado, preto de 4 fios e 6 pinos(2 deles sem fio, e não encontrei o bendito sensor, creio que esse carro foi trocado carroceria, os bancos estão com data de 2015 e o carro é 2012.. agora preciso encontrar um sensor desse, ver se bate com o conector e descobrir onde ele vai posicionado..
Boa noite Diaz, muito obrigado pelas informacoes.. vou realizar os testes como voce disse, mas como ja achei um conector que seja bem provavel o do sensor, e nao encontrei o sensor no carro mesmo depois de tirar os bancos e carpete, o meu proximo passo é conseguir um sensor desse, liga-lo nesse conector que esta sobrando, e descobrir onde ele vai fixado, pois nunca desmontei essa parte da hilux, estou torcendo pra que seja apenas a falta do sensor e sua instalacao no devido lugar, me resta agora saber onde ele vai exatamente, se voce souber me dizer vai ser de grande ajuda pois amanha cedo ja estarei atras desse sensor
Aos amigos que ajudaram o muito orbigado, o defeito foi sanado.. coloquei o sensor no devido lugar, que eh abaixo do banco do passageiro, apaguei as avarias, realizei os aprendizados e ficou perfeita, todas as luzes se apagaram e o carro ficou otimo!!
Olá colega,
Que bom que foi resolvido!!!
Gentileza editar o post do tópico acrescentando a palavra "RESOLVIDO".
Abraço.
Amigos ANDRE,DANIEL,DIAZe SPARTA,gosto de navegar pelo forum e ver colegas de alto ´nivel em busca constante de informaçoes e trocas de ideias,isso nos faz crecer como seres humanos que tb solidarizam com os outros,PARABENS continuem assim. Abraço a todos ORCA.
Parabéns amigo pelo diagnóstico, conhecimento profissional para todos, essa é a ideia dessa grande comunidade de reparadores mecatrônicos, valeu.