Meus Caros Amigos,
Após muitos anos de atuação na área de reparação automotiva, deparei-me com centenas de problemas referente à veículos automotores, desde os mais simples até os mais complexos, alguns resolvidos em minutos, outros resolvidos em semanas. Atualmente, posso dizer que o aprimoramento da eletrônica embarcada, sistemas inteligentes, Comunicações Multiplexadas, e Módulos de controle encarregados por inúmeras funções no veículo, são fatores que enriquecem a complexidade do produto final. Mas devemos ter consciência que conceitos teóricos fundamentados à várias décadas atrás, relacionados à Física, Eletricidade, Eletromagnetismo, Mecânica entre outras teorias comprovadas, sempre serão válidas, e obrigatoriamente devem ser consideradas, principalmente na análise e resolução de problemas. E nesses caso parar e raciocinar por alguns minutos é tão importante quanto utilizarmos um SCANNER.
Afirmo isso com certeza, e cito abaixo um problema que já deparei-me:
Fui chamado em uma Oficina Autorizada, no papel de Consultor, a fim de verificar um problema de um veículo com dois anos de uso. Ao chegar me relataram o problema. Segundo o proprietário, à algum tempo o motor começou à girar com dificuldade no momento da partida, e tal característica foi se agravando até que um dia o motor não girou. No mesmo dia o veículo foi levado à Oficina Autorizada. Segundo o responsável técnico foram realizados os seguintes procedimentos:
Teste do Alternador, que estava ok;
Teste do motor de arranque, que estava ok;
Teste da Bateria, que estava ok;
Desmontagem do Motor, a fim de verificar alguma obstrução mecânica. Nada de anormal constatado;
Então iniciaram-se as medidas desesperadoras:
Trocaram o Motor de Arranque;
Trocaram a Bateria;
Trocaram o Alternador;
E o problema persistia.
Primeiramente refiz o teste de Carga e verifiquei a tensão que chegava ao terminal do motor de arranque desconectado, onde constatei 12,6V. Tornei à repetir a medição de tensão da linha 50 (arranque) porém utilizando como referência o ponto de aterramento do próprio motor de arranque, e nada mudou, continuou com 12,6V. Perguntei ao Técnico responsável se havia verificado as resistências de aterramento do bloco, o mesmo me garantiu que estavam em conformidade. Com um ôhmimetro utilizado para baixos valores de resistência, verifiquei a resistência entre o pólo negativo da bateria e contato de aterramento do motor de arranque, e constatei 0,03 ôhms. Aparentemente um valor baixíssimo e inexpressivo, certo? Errado!
Tratava-se de um motor 2.5, que requeria um torque considerável, em sua partida. Geralmente no acionamento do primeiro Pistão a corrente atingia um pico de 300A, e aos poucos reduzia-se à algo em torno de 100A. Agora raciocinem comigo: considerando que do polo negativo ao aterramento específico do motor de arranque tinhamos 0,03 ôhms de resistência elétrica, no momento que a corrente atingia 300A havia a seguinte queda de tensão:
V = I x R ou V = 0,03 x 300 = 9 V
Isso significa que naquele momento entre a bateria e o motor de arranque tinhamos uma queda de tensão de 9V, ou seja, estava chegando apenas 3V ao motor de arranque!
Agora a causa do problema:
O terminal do cabo negativo ligado ao Bloco, devido às trepidações e vibrações no cabo, fez com que o parafuso de fixação do cabo perdesse seu torque original, o que possibilitou a infiltração de umidade entre o terminal e o próprio parafuso, que a longo prazo ocasionou oxidação no contato, e isso justifica o fato que o motor apresentava cada vez maior dificuldade de partida.
Como um "efeito dominó", o motor de arranque antigo também apresentou seus contatos internos corroídos, devido ao fato que à medida que a resistência de contato aumentava, a tensão aplicada ao arranque reduzia. Com sua tensão reduzida, ele partia mais lentamente, e seus enrolamentos eram percorridos por uma corrente bem mais alta, devido ao fato que, qualquer motor elétrico travado ou com velocidade de rotação reduzida, apresenta baixa impedância e consequentemente permite a passagem de correntes bem acima do normal.
Conclusão: Meu objetivo principal neste post foi passar uma de minhas experiências na área de reparação. Além do que, provar que 0,03 ou 0,04 é uma resistência baixa, porém ainda é uma resistência, e dependendo da corrente que circule por ela você terá uma queda enorme de tensão.
Espero que a dica seja útil a todos amigos profissionais.
Abraço.
Respostas:
Muito Bom amigo Blietzkrieg ,gostaria de ver muitos de seus ensinamentos e fundamentos sobre eletricidade e eletrônica.
Sobre a assunto que você mencionou acima, este problema também poderia ser detectado usando o Osciloscopio automotivo + pinça amperimétrica de alta corrente.
Que pena, gostaria de ver o gráfico no osciloscópio, tensão de bateria X corrente de partida. ( no momento da falha )
Ainda vamos aprender muito com seus artigos técnicos.
Amigo SIQUEIRA123,
Na verdade eu sou o verdadeiro privilegiado neste Grupo, uma vez que eu aprendo com vocês tanto quanto vocês aprendem comigo. Sabe, meu parceiro, trabalho com o que realmente amo, me aperfeiçoo continuamente, realizo uma série de atividades diárias, porém não abro mão de todos os dias entrar neste Fórum, tentar ajudar de alguma forma os demais amigos profissionais além de aprender com Profissionais gabaritados como você e muitos outros que aqui participam.
Não faço isso com o intuito de estar sempre em evidência ou mostrar que posso colaborar mais que os demais, absolutamente não. Mas sim pelo fato que a grande maioria dos Profissionais que aqui participam tratam-se de pessoas que eu admiro e respeito imensamente, pelo altíssimo grau de conhecimento, inigualável experiência, e principalmente pela humildade da maioria dos participantes em relação aos demais, que na minha opinião é uma das maiores virtudes de um autêntico profissional.
Hoje eu posso dizer que neste Fórum tenho verdadeiros amigos, que ajudo com satisfação e muito me ensinam. Portanto eu só tenho à agradecê-los, meus amigos.
Um forte abraço.
Muito bom colega fico agradecido,pelos compartilhamentos de seus conhecimentos e realmente no dia a dia na oficina com a correria
esquecemos as vezes de para e pensa fazemos vários teste com equipamentos,e as x acabamos não encontrando nada fora do anormal
Por isso agradeço a todos aos profissionais que aqui participa do fórum compartilhando seus conhecimentos
Desde comecei a participar desse fórum tenho aprendido muito com os colegas
se eu me deparasse com um problema parecido, faria logo uma direta, no motor de arranque, e chegaria também nesta conclusão, fiz tambem o curso de eletronica, porém, nem faço muito as contas, apesar, ki da maneira como voce colocou ficou óbvio que é bom usá-las, parabéns,
este problemas são bastante corriqueiros, vlw, abs
Meu amigo Blietzkrieg, Muito obrigado por ser esse parceiro que você é, em compartilhar informações importanticima ,Eu me simto homredo em participar desse forum,
ola pessoal , muito bem explicado.
queria tirar esta duvida e sei que e de muitos reparadores.
motores fiat.
fiasa 1.0 8v palio etc,
fiasa 1.5 8v palio
fiasa 1.6 16v este e ainda pior por ser16v.
defeito;nao pega quando quente,espere vou detalhar, e so esfriar da partida e pega.
nao e questao de centelha, combustivem ou sincroismo. esqueca carro afogado.foque so na parte de fazer girar o motor normalmente.
e motor pesado, como se a bateria tivesse fraca,
bateria zera 70 ah 100% carregada moura 12.6v
arranque bom.foi trocada por um em bom estado
todos os terras, lixado.
o cabo que vai para o arranque trocado, terminal bateria novo
cabos terra refocado com outro.
ja peguei varios assim alguns resolvi trocando cabecote (altura minima) outros nao
queria saber um teste pratico para resolver isto.abracos.roberto
: isso que o leandro e fera tem reconhecimento que merece vejao so propos a postar uma experiencia como essa
nao amarra informaçao,parabens .
Blietzkrieg e colegas do forum, Será que vocsê poden me ajudar com um problema em um fox 2010 que corta o funcionamento quando lida o faról ou quando liga o eletroventilador, somente em marcha lenta.
ligou o faról ele apaga na hora
obs ja revisei os aterramentos e alimentção linha 15 e linha 30 e reles eu fis os teste de alimentação com lampada de 21 wats, tanto aterramento como alimentação positiva
DTC- 19499- bomba de combustivel falha mecanica
JA TO 2 DIAS TRABALHANDO NESSE CARRO RSRSRSRSRSRSRS
>Blietzkrieg e colegas do forum, Será que vocsê poden me ajudar com um problema em um fox 2010 que corta o funcionamento quando lida o faról ou quando liga o eletroventilador, somente em marcha lenta.
ligou o faról ele apaga na hora
obs ja revisei os aterramentos e alimentção linha 15 e linha 30 e reles eu fis os teste de alimentação com lampada de 21 wats, tanto aterramento como alimentação positiva
DTC- 19499- bomba de combustivel falha mecanica
JA TO 2 DIAS TRABALHANDO NESSE CARRO RSRSRSRSRSRSRS
dentro do que vc menciona esta relacionado ao aumento de carga para teste isola o alternador e refaça e ligue e desligue os faróis para ver c persiste se sim desconsidere minha sugestão seguinte c não verifica problemas mecânicos já tive problemas parecido onde qualquer aumento de carga fazia o carro apagar para mim era perceptível na lenta e acionando a direção hidráulica, o map c mantinha alto na lenta e o defeito era no comando.
chico realmente o map ta trabalhando acima do limite e esse motor foi feito resentimente, pena da que o meu ociloscopio deu pau
dso 2090, pq daria pra ver cicronismo e ao mesmo tempo avaliar o comando
>chico realmente o map ta trabalhando acima do limite e esse motor foi feito resentimente, pena da que o meu ociloscopio deu pau
dso 2090, pq daria pra ver cicronismo e ao mesmo tempo avaliar o comando
Cesar entra em contato no meu email a baixo por favor!!!!!
>Blietzkrieg e colegas do forum, Será que vocsê poden me ajudar com um problema em um fox 2010 que corta o funcionamento quando lida o faról ou quando liga o eletroventilador, somente em marcha lenta.
ligou o faról ele apaga na hora
obs ja revisei os aterramentos e alimentção linha 15 e linha 30 e reles eu fis os teste de alimentação com lampada de 21 wats, tanto aterramento como alimentação positiva
DTC- 19499- bomba de combustivel falha mecanica
JA TO 2 DIAS TRABALHANDO NESSE CARRO RSRSRSRSRSRSRS
Eu aposto na ignição no geral. De partida com os faróis, ventil. interno ligados. Retire conector sensor d'agua deixe ligar a ventoinha. De partida. caso funcione, descarte.
GALERA EU AINDA NAO CONSEGUI SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA, MAS EU DESCOBRI QUE APOS EU TER ISOLADO O AUTERNADOR O DEFEITO DESAPARECEU, AI QUE TA O PROBLEMA.
O CARRO TA CARREGANDO NORMAL 14.02, EU MEDI NA SAIDA DO AUTERNADOR E NA BATERIA, TUDO A MESMA TENSAO
MESMO ASSIM EU SUBSTITUI O AUTERNADOR PARA TEST, MESMA COIZA, AI EU DESLIGO O FIU POSITIVO QUE VEM DO AUTERNADOR PRA BATERIA , O CARRO ZERA ACABA O PRBLEA.
E AI ALGUEM TEM ALGUMA OPINIAO
Cesar,
Conforme combinamos, envie seu telefone em meu email.
Abs.
Leandro Zamaro
Boa tarde amigos,
Gostaria de saber se este problema teve solução... Estou com um Gol G5 aqui gravando o mesmo erro, 19499 ou P3043... O carro funciona normal, mas quando anda, ele corta e apaga, dai é só desligar a chave e ligar novamente e ele volta a funcionar normal. A bomba não chega a cortar nem cai a tensão!!!
Fico no aguardo!!!
Parabéns cara;isso não e dica isso e um curso obrigado!