ola pessoal
hoje chegou em minha oficina, um senhor com um belo focus sedã.
ano 2006 com apenas 6000 km rodados.
segundo ele mim contou,o veiculu apresentava uma pequena dificuldade
de partida,entao levou a uma oficina para fazer um reparo.
depois do reparo feito,o veiculo ficou com o sequinte problema;
ao ligar a ignicaoo painel acende todos os digitos durante alguns segundos
quando vou dar na partida ele nao pega ao mesmo instante em que o painel
aparece varios tracos onde deveria aparecer o odometro parcial e total
dai esperamos o odometro voltar ao normal,coisa de alguns minutos
ai sim,ele funciona normalmente
primeiro diagnostico
coloquei uma bateria de teste, pois no momento da peretida a tensao
caia a menos de 8 voites
mas nao resolveu
se alguem poder mim ajudar,marquei para ocliente trazeer o veiculo nesta
quarta-feira entao preciso de ajuda
desde ja obrigado
Respostas:
verifique o aterramento
peças colocada que o mecanico colocou é de boa procedência ?
parece ter alguma coisa com imobilizador,poia o led se apaga no momento em que o painel da a pane.
ainda nao fiz todas as verificacoes
pois o cliente ficou de retornar
Amigo nao sei se pode ser o mesmo fato ocorrido comigo,
mas peguei um Fiesta 1.6 2007 que qdo ligava a ign. em vez de aparecer os digitos do odometro ele somente aparecia traços e nao liberava a partida.
No meu caso tive que comprar um painel novo e programar via scaner.
O defeito provavelmente estara no painel, e como ele esta ligado em rede can juntamente com a UCE, interfere no fuincionamento da partida pelo imobilizador.
Tente trocar o painel e reprogramar e retorne .
mateus,estou desconfiando do painel,ja que o imobilizador e integrado a ele.
a diferenca do meu problema,e que o painel acende o odometro normalmente,
apos alguns segundos e que aparece os tracinhos.
outra coisa intrigante,e que ele nao inibe o arranque.
ou o imobilizador nao inibe a partida?
no meu caso tinha hora que o hodometro voltava a funcionar sem tracinhos
e ele se nao me engano nao liberava a partida,
mas alguns carros qdo da pau no imob. , ele da partida porem nao libera ignicao
antes de sofrer mais, va ate um desmanche pegue um painel igual (nao pode ser identico) e programa pra matar a charada.
Se vc tiver alguma duvida me liga amanha no serviço que te passo o fone de um cara q conserta uce e sempre mexe com troca de paineis ford.
Se precisar do painel tenta ver na Ficoukar em SP, eu sempre consigo peças Ford originais la com preço bom
11-2965-3216- Silvalino
verifica o aterramento do painel ou se nao tem algum fio folgado.
Verifica com o cliente se o mesmo comprou o carro recente pois pela idade do carro com essa quilometragem , alguém mexeu nesse Painel para baixar o km e fez alguma cagada! Boa sorte
unico dono.
inclusive o carro e muito bem cuidado,os bancos trazeiros
estao emplastivicado de fabrica
Carto colega, verifique com o cliente se hoive a troca da bateria caso tenha ac ontecido pode ter ocorrido um mau procedimanto acarretando a queima da alguma trilha, faça uma verificação na fiação do painel a central, só trocar o painel resolve metade do problema, encontre o realmotivo do problema.
anderson,o senhor disse que tudo comecou depois que foi feito um servico para
resolver uma dificuldade de partida(chegando a dar 6 partidas para pegar)
segundo ele,o reparador entregou o carro, e disse que tinha que espperar o painel fazer a leitura para poder dar
ana partida
A impressão que tenho é que por algun procedimento o reparador anterior fez coisa que não devia, pode ter corrompido os arquivos do painel ai ja era, tem que reprogramar em alguém que só trabalhe com isso, ou troca do mesmo e fazemdo nova programação entre painel, ECU e chaves. Verifique aterramentos ou maus contatos ou até alimentações do painel, pode ser fusível tb, vai saber o que fizeram, o ideal era falar com quem fez o reparo anterior, se forem honestos talvez te dem um caminho do que aconteceu.
ola pesoal,a respeito do focus,estou com ele em minha oficina,ja fiz alguns testes
o problema parece ser no imobilizador.detale o imobilizador não é no painel como eu pensava
não consegui informacões da outra oficina,segundo o reparador o carro chegou guinchado e que ele
apenas verificou o aterramento da central.mas eu descobri que ele simplesmente çigou um terra ao rele de partida
permitindo assim,que o veiculo giro o arranque mesmo que o imobilizador não funciona.
se alguem tem dicas, eu fico muito grato.
Faz o teste do painel (serve para painel com hodometro digital Focus/Fiesta/Escort Zetec 01 +) e veja qual é o código de erro que aparece:
Self-Diagnostic Mode - Instrument Cluster
1. To enter the instrument cluster self-diagnostic mode simultaneously depress and hold the tripmeter reset button then turn the ignition switch to position II or III.
2. Release the tripmeter reset button when TEST is displayed on the LCD. This will take between 5 and 8 seconds.
3. The instrument cluster will enter the gauge sweep test.
4. To navigate to the following tests while in self-diagnostic mode depress the RESET button to move to the next test.
5. The self-test is deactivated when the ignition is turned to the OFF position.
#.Test
#.Syntax Displayed
#.Gauge/Indicator/Display Tested
#.Description
#.1..Gauge sweep.
#.GAGE.
#.Tachometer, speedometer, temperature and fuel.
#.All gauges go through a full up and down pointer sweep smoothness check, which takes approximately 5 seconds.
#.2..Fill in all LCD.
#.8888.
#.LCD display built into Speedometer.
#.Fills in LCD display therefore seeing if display functioning correctly.
#.3..Indicator bulbs.
#.BULB.
#.Instrument cluster illuminates indicator and warning indicators.
#.Illuminates all the warning indicators that are controlled by the instrument cluster.
#.4..ROM level.
#.rXXX.
#.Instrument cluster read only memory (ROM).
#.Displays the instrument cluster ROM revision level.
#.5..NVM level.
#.EXXX.
#.Instrument cluster non volatile memory (NVM).
#.Displays the instrument cluster NVM revision.
#.6..DTC.
#.XXXX or NONE.
#.Diagnostic trouble codes (DTCs).
#.To list the DTCs stored, press the RESET button.
..REFER to the instrument cluster diagnostic trouble code (DTC) index below.
..The DTC codes will scroll through if there is more than one.
#.7..Road speed mph.
#.XXX.X.
#.Speedometer.
#.Displays the speed signal input in mph.
#.8..Road speed Km/h.
#.XXX.X.
#.Speedometer.
#Displays the speed signal input in Km/h.
#.9..Engine speed.
#.XXXX.
#.Tachometer.
#.Displays the tachometer input signal (RPM).
#.10..Fuel volume.
#.FXXX.
#.Fuel sender system.
#.Displays the fuel volume signal input.
#.11..Coolant Temp.
#.XXXC
#.Engine coolant temperature.
#.Displays the engine coolant temperature signal input.
#.12..Battery Voltage.
#.bXXX.
#.Battery Voltage (t).
#.Displays battery voltage input.
#.13..ABS fail.
#.Ab-.
#.ABS system.
#.Displays ABS raw cluster input. (H = open-circuit, L = ground).
#.14..Electronic Brake Distribution Failure (EBD).
#.Eb-.
#.EBD system.
#.Displays EBD raw cluster input. (H = open-circuit, L = ground).
#.15..Illumination.
#.IL-.
#.Cluster and instrument panel illumination.
#.Displays instrument cluster and instrument panel illumination. (H = ON, L = OFF).
#.16..Crank Sense.
#.Cr-.
#.Cluster and instrument panel crank sense.
#.Displays Cluster and instrument panel Crank sense. (H = Ignition, L = Ground or over-charging).
#.(Crank sense it the Pos I (Accessory) supply to the cluster. If this is missing then the cluster will remain dead for about 20 seconds after key on. Then it will function normally. This can happen when someone fits a radio and blows the accessory fuse).
Note:
Additional tests are available after number #.16 but are not useful for diagnostics.
Note:
Later vehicles had a "cost reduced" cluster that had a different Engineering Test Mode layout. These came in about 03-53 reg, and can be distinguished by only the symbol lighting up in the tell tale rather than the whole lot. (LEDs rather than bulbs).
These clusters used stepper motors for the gauges rather than the air cored ones and did not have a Gauge Sweep test?
Self ..........DTC.......... Description
Diagnostic
Mode
Displayed
DTC
9202 ..........B1202.......... Fuel pump module circuit open
9204 ..........B1204.......... Fuel pump module short to ground
9342 ..........B1342.......... Instrument Cluster ECU is defective
9317 ..........B1317.......... Battery voltage high (greater than 16V)
9318 ..........B1318.......... Battery voltage low (less than 10V)
9359 ..........B1359.......... Ignition Run/ACC circuit failure
A143 ..........B2143.......... NVM memory failure
A477 ..........B2477.......... Module configuration failure
D041 ..........U1041.......... Invalid data for vehicle speed
D027 ..........U1027.......... Invalid data for engine RPM
D073 ..........U1073.......... Invalid data for engine coolant
D262 ..........U1262.......... Missing speed, tacho, engine temp, or dometer count
D123 ..........U1123.......... Invalid data for odometer
ERROR DTC SIGNIFICADO
9202 - Circuito del módulo de la bomba de combustible abierto
9204 - Cortocircuito a masa en el módulo de la bomba de combustible
9213 - Anti-Theft Number of Programmed Keys is Below Minimum
9359 - Contacto dado/fallo en el circuito del embrague del compresor del
aire acondicionado
9317 - Tensión alta de la batería ( superior a 16v )
9318 - Tensión baja de la batería ( inferior a 10v )
9342 - PCM defectuoso
9356 - Ignition RUN Circuit Open
9364 - Ignition START Circuit Open
9600 - PATS Ignition Key Transponder Signal Is Not Received /
Damaged Key or Non-PATS Key
9601 - PATS Received Incorrect Key-Code From Ignition Key
Transponder (Unprogrammed Encoded Ignition Key)
9602 - PATS Received Invalid Format Of Key-Code From Ignition Key
Transponder (Partial Key Read)
9681 - PATS Transceiver Signal Is Not Received (Not Connected,
Damaged, or Wiring)
A103 - Antenna Not Connected Ä Defective Transceiver
A139 - PCM ID Does Not Match Between HEC and PCM
A141 - NVM Configuration Failure (No PCM ID Exchange Between
Instrument Cluster and PCM)
A143 - Fallo en la memoria NVM
5284 - Oil Pressure Switch Failure
1197 - SELECT/RESET Switch Circuit Failure
D011 - SCP (J1850) Invalid or Missing Data for Engine Air Intake
D027 - Datos no válidos para la velocidad del motor ( RPM )
D041 - Datos no válidos para la velocidad del vehículo
D073 - Datos no válidos para el refrigerante del motor
D123 - Datos no válidos para el cuentakilómetros
D131 - SCP (J1850) Invalid or Missing Data for Fuel System
D132 - SCP (J1850) Invalid or Missing Data for Odometer
D147 - SCP (J1850) Invalid or Missing Data for Vehicle Security
D148 SCP (J1850) Invalid or Missing Data for Audio Control
D262 - El velocímetro, cuentarrevoluciones, indicador de temperatura o
el cuentakm no funcionan
A477 - Fallo en la configuración de módulo
pesso desculpa aos colegas,por nao responder.tive problema na conexao com internet.
sobre o focus,fis o teste e nao houve falhas tentei providenciar um painel para teste,mas
o cliente acabou deixando de lado,ja que ele utimamente nao esta usando o veiculo
obrigado mais uma ves