Boa noite, já estou sem saida, chegou na monha oficina uma strada 1.6 16v 2001 com a luz de óleo acendendo na lenta, o proprietário me disse que já havia trocado duas bombas de óleo, então parti para procurar pontos no motor por onde pudesse estar fugindo o óleo. Achei um desgaste no eixo virabrequinho no mancal central, retificado o eixo o problema perciste
trocamos novamente a bomba, desta vêz colocamos uma original e mesmo assim o problema continua.
No manômetro o ponteiro fica oscilando muito e quando o motor aquece a pressão oscila entre 0 e 1 bar, esta oscilação faz a lampada de óleo ficar piscando.
Alguém já sofreu com esse problema e pode me dar uma luz.
desde já agradeço e me coloco a disposição dos colegas.
Respostas:
já, já troque as torres e verifiquei o eixo auxuliar.
a pressão realmente está baixa o que elimina a hipotese de ser o pressostato do óleo.
Não sei ao certo, mas me parece que para aplicar essa bomba tem procedimento correto a ser adotado. Mas esta informação você obtém no apoio técnico do fabricante. Fora isso, sistema hidraulico ou tem fuga ou bomba esta com defeito, se bomba é nova ou foi mal aplicada ou realmente tem fuga.
BOA TARDE,
O SISTEMA ESTÁ LIMPO, FORAM TROCADOS OS SELOS DO VIRABREQUIN E JÁ PASSAMOS AR COMPRIMIDO PELOS DUTOS.
O SINTOMA É ESTRANHO, POSSO DEIXAR O CARRO FUNCIONAR NA LENTA POR HORAS NA OFICINA E A LUIZ NÃO ACENDE, PORÉM SE FIZER UM TESTE DE ESTRADA, QUANDO VOLTO PRA OFICINA E O CARRO FICA NA MARCHA LENTA A LUZ VOLTA A PISCAR.
ESTOU RETIRANDO NOVAMENTO O CARTER E VERIFICANDO: FILTRO, SUPORTE DO FILTRO ENGRENAGEM QUE TOCA A BOMBA, CEBOLINHA.
O SINTOMA É: NA LENTA DEPOIS DE AQUECIDO, A PRESSÃO DA BOMBA OSCILA ENTRE 0 E 1 BAR, ESSA OSCILAÇÃO É QUE FAZ A LUZ PISCAR. TESTEI OUTRO PALIO E A PRESSÃO OSCILA BEM BIXO TAMBÉM, PORÉM NÃO CHEGA A ZERO.
OBS, ESTOU USANDO O ÓLEO 15W40, MAS JÁ USEI O 25W60 E O SINTOMA CONTINUOU.
JÁ NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.
MESMO ASSIM AGRADEÇO AO COLEGAS QUE SE DISPUSERAM A ME AJUDAR. SE PRECISAREM DE ALGO NA ÁREA DE ELETRÔNICA EMBARCADA PODEM CONTAR COMIGO
O MEU MSM É. [email protected]
valeu e setiverem mais dicas, ficarei grato.
atenciosamente Clay W Emerick
Clay,
O interruptor de óleo você pode descartar, já que está medindo a pressão com o manômetro e a mesma está baixa.
Eu continuo achando que existe sujeira neste motor. Aconselho que você desmonte tudo e ferifique tudo novamente, folgas, cabeçote, e principalmente quanto à possível sujeira.
Boa sorte.
olá bco.bh
agradeço a colaboração.
desmontei o carter e o suporte do filtro de óleo, verifiquei folgas no eixo auxiliar e nos mancais fixos e de biela não achando nada de errado, remontei os componetes trocando novamente o filtro a cebolinha e o anel oring do suporte, testei novamente e o problema parou - não tenho certeza mas acho que éra a cebolinha - deduzi que a luz piscava muito fraca pois a pressão oscilava rápidamente de 0 a 1 bar, éra a 2ª cebolinha da mesma marca que usei então troquei por uma 3rho. a luz parou de piscar.
agradeço aos colegas que me ajudaram com esse problema e estou disposto a retribuir, assim quando precisarem me enviem email pois não consigo ter um horário especifico para entrar no forum.
www.clicarmecanico.com.br
atenciosamente
Clay W Emerick
Olha acredito muito no manometro, só não cometa o erro de só porque colocou uma cebolinha que não faz acender é que o troço esta bom. De duas uma, ou seu manometro esta ruim ou essa cebolinha não esta boa, se o motor fundir a responsabilidade vai ser só sua.Tome cuidado.
também confio no manômetro, por isso fiquei tranquilo para liberar o carro, havia feito a comparação com outro palio e a diferença éra muito pouca, por isso é que fiquei sem entender o que estava acontecendo.
olá joão batista, deveria ser algo assim, pois depois de desmontar tudo e remontar cuidadosamente o problema foi resolvido. só fiquei na dúvida pois troquei tambem o filtro e a cebolinha.
obrigado